Ferramentas para suporte à Comunicação em Educação à Distância Índice da DisciplinasDisciplina AnteriorPróxima Disciplina
Código: ESPIE-00002
Responsável: Profª  Msc Mara Carneiro 
Carga Horária: 30 horas
Semestre: 1º Semestre
Objetivo(s): Na educação a distância, deve-se proporcionar recursos para facilitar a comunicação entre pessoas distribuídas geograficamente. A videoconferência é um dos recursos tecnológicos mais utilizados atualmente para facilitar este processo. A disciplina visa o estudo destes recursos, considerando o seu uso como ferramenta de suporte à interação e comunicação.
Ementa/Sumário: Definição. Aspectos favoráveis. Formas de videoconferência.
Aspectos Tecnológicos: largura de banda, compressão de vídeo, formas de transmissão e padrões. Suporte à videoconferência: por software e por hardware.
Aspectos psicológicos: a construção do conhecimento, visão construtivista e visão sócio-histórica.
Aspectos pedagógicos: postura do professor, postura e envolvimento dos alunos, recomendações. Formas de aprendizagem: tradicional, a distância, aberta. Usos da videoconferência. Estruturação do ambiente de aprendizagem: concepção, construção e diálogo. Aprendizagem e Tecnologia: a tecnologia cria barreiras à aprendizagem?
Fatores críticos para o sucesso na utilização de videoconferência: postura do professor, estruturação do ambiente, organização, custos.
Vídeo sob demanda: conceitos básicos (transmissões unicast, multicast e broadcast; servidor, encoder,codec). Principais softwares disponíveis no mercado.
Suporte à educação a distância: acesso a repositórios multimídia, transmissão ao vivo e videoconferência.
Formas de utilização e reflexos no processo educacional.
Bibliografia: COVENTRY, Lynne. Video Conferencing in Higher Education. SIMA Video Conferencing Outline. Institue for Computer Based Learning. Heriot Watt University, Edinburgh.
RETTINGER, Leigh Anne. Desktop Videoconferencing: Technology and use for Remote Seminar Delivery. Tese de Mestrado em Computer Engineering. Raleigh, North Carolina, July 1995
SANTOS, Neri dos. Educação à distância e as novas tecnologias de Informação e Aprendizagem. Disponível na Internet: www.engenheiro2001.org.br/programas/980201a2.htm. Consultado em 04.05.98
TOUCHSTONE, Allison J.L. & ANDERSON, Erik. Interactive Videoconferencing in Distance Education. University of Idaho, USA. Disponível na Internet: www.uidaho.edu/evo/dist11.html. Consultado