|
|||
Código: | ESPIE-00004 | ||
Responsável: | Profª Drª Liane Tarouco | ||
Carga Horária: | 30 horas | ||
Semestre: | 1º Semestre | ||
Objetivo(s): | A disciplina visa capacitar os participantes a:
Identificar as características relevantes no ambiente (tecnologia de informação e comunicações) e do material didático para apoiar a educação assistida por tecnologia com ênfase no uso da Internet. Analisar ambientes de aprendizagem interativos destacando as características positivas e desfavoráveis, incluindo o uso de CBT, jogos educacionais e da Internet. Usar meios de apoio para auto-aprendizagem de tecnologias informáticas aplicadas na educação e gestão escolar Utilizar editores de texto, planilhas eletrônicas e bancos de dados em aplicações de cadastro escolar, controle de estoque e em outras atividades de gestão escolar Instalar e configurar software para a estação de trabalho do estudante bem como diagnosticar e corrigir problemas operacionais (defeitos e inseguranças). |
||
Ementa/Sumário: | Características operacionais da Internet e seus componentes (hardware e software) e
seus principais serviços usados em atividades educacionais: telnet, FTP, email, news, gopher, www
Ferramentas para recuperação e organização de informações Software de suporte para apoiar interatividade via Internet Comunidades dinâmicas de aprendizado: regras de etiqueta Aspectos de segurança no uso da Internet: privacidade, ataques, controle de acesso a informação não classificada |
||
Bibliografia: | Collis,
Betty. Tele-learning in a Digital World. Thomson Computer Press. 1996
Lucena, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet. Brasport livros e multimídia Ltda. 1997. Williams. Bard. Inernet for Teachers. IDG Books. 1996 Hills, Mellanie. Intranet as Groupware. John Wiley & Sons. 1997 Belloni. Maria. Educação a distância. Editora Autores Associados. 1999 |