O processo do conhecimento/aprendizado e as novas tecnologias Índice da DisciplinasDisciplina AnteriorPróxima Disciplina
Código: ESPIE-00005
Responsável: Prof. Dr. Sérgio Franco
Carga Horária: 30 horas
Objetivo(s): Capacitar o aluno a reconhecer o enfoque teórico subjacente as propostas educacionais com suporte em novas tecnologias
Semestre: 1º Semestre
Ementa/Sumário: Será feito um apanhado das principais concepções da Psicologia acerca do processo de conhecer/aprender, desde as clássicas, pré-científicas, até as mais atuais, passando pelo behaviorismo, gestalt, chegando às contribuições de Piaget, Vygotski e dos cognitivistas norte-americanos.
Este apanhado é feito buscando compreender as várias compreensões que subjazem as propostas de aplicação e utilização das tecnologias da informação e comunicação no trabalho educativo.
Bibliografia: BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
BECKER, Fernando & FRANCO, Sérgio Roberto K. (orgs.). Revisitando Piaget. Porto Alegre, Mediação, 1998. 
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
BIGGE, Morris L. Teorias da aprendizagem para professores. São Paulo: EPU, 1977.
EYSENCK, Michael W. & KEANE, Mark T. Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. O construtivismo e a educação. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 1997. 
PIAGET, Jean. (1970) Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: ícone/EDUSP, 1988.