|
|||
Código: | ESPIE-00005 | ||
Responsável: | Prof. Dr. Sérgio Franco | ||
Carga Horária: | 30 horas | ||
Objetivo(s): | Capacitar o aluno a reconhecer o enfoque teórico subjacente as propostas educacionais com suporte em novas tecnologias | ||
Semestre: | 1º Semestre | ||
Ementa/Sumário: | Será
feito um apanhado das principais concepções da Psicologia
acerca do processo de conhecer/aprender, desde as clássicas, pré-científicas,
até as mais atuais, passando pelo behaviorismo, gestalt, chegando
às contribuições de Piaget, Vygotski e dos cognitivistas
norte-americanos.
Este apanhado é feito buscando compreender as várias compreensões que subjazem as propostas de aplicação e utilização das tecnologias da informação e comunicação no trabalho educativo. |
||
Bibliografia: | BAQUERO,
Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Médicas,
1998.
BECKER, Fernando & FRANCO, Sérgio Roberto K. (orgs.). Revisitando Piaget. Porto Alegre, Mediação, 1998. BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. BIGGE, Morris L. Teorias da aprendizagem para professores. São Paulo: EPU, 1977. EYSENCK, Michael W. & KEANE, Mark T. Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. O construtivismo e a educação. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 1997. PIAGET, Jean. (1970) Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978. VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: ícone/EDUSP, 1988. |