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Código: | ESPIE-00006 | ||
Responsável: | Profª Drª Cleci Maraschin | ||
Carga Horária: | 30 horas | ||
Semestre: | 2º Semestre | ||
Objetivo(s): | Situar o estudo da
cognição dentro de uma perspectiva social;
Analisar teoricamente e empiricamente como é possível pensar o acoplamento entre tecnologias e esquemas mentais. |
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Ementa/Sumário: | Estudo
da cognição dentro dos novos territórios e paisagens
psico-tecno-sociais com o advento dos processos de informatização
social.
Análise das dimensões técnicas e coletivas da cognição e seu impacto nos modos de construção e de operação do conhecimento. |
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Bibliografia: | BATESON,
Gregory. Pasos hacia una ecología de la mente. Buenos Aires: Editorial
Planeta, 1991.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995. GOODY, Jack. Entre l'oralité et l'écriture. Paris: Press Universitaires de France, 1993. GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1993. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. MARASCHIN, Cleci. O escrever na escola: da alfabetização ao letramento. Tese de Doutorado. PPGEDU/FACED/UFRGS, 1995. MINSKY, Marvin. A sociedade da mente. Rio de Janeiro: Franscisco Alves, 1989. MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-América, s/d. PAPERT, Seymour. Logo, computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985. ---. A máquina das crianças. Repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. PIAGET, Jean (Org.) Lógica e conhecimento científico. Porto: Livraria Civilização, 1981. PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio: Zahar, 1982. VIRILIO, Paul. Velocidade e política. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. |