Ecologia cognitiva e novas tecnologias Índice da DisciplinasDisciplina AnteriorPróxima Disciplina
Código: ESPIE-00006
Responsável: Profª Drª Cleci Maraschin 
Carga Horária: 30 horas
Semestre: 2º Semestre
Objetivo(s): Situar o estudo da cognição dentro de uma perspectiva social; 
Analisar teoricamente e empiricamente como é possível pensar o acoplamento entre  tecnologias e esquemas mentais.
Ementa/Sumário: Estudo da cognição dentro dos novos territórios e paisagens psico-tecno-sociais com o advento dos processos de informatização social.
Análise das dimensões técnicas e coletivas da cognição e seu impacto nos modos de construção e de operação do conhecimento.
Bibliografia: BATESON, Gregory. Pasos hacia una ecología de la mente. Buenos Aires: Editorial Planeta, 1991.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.
GOODY, Jack. Entre l'oralité et l'écriture. Paris: Press Universitaires de France, 1993.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1993.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MARASCHIN, Cleci. O escrever na escola: da alfabetização ao letramento. Tese de Doutorado. PPGEDU/FACED/UFRGS, 1995.
MINSKY, Marvin. A sociedade da mente. Rio de Janeiro: Franscisco Alves, 1989.
MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa-América, s/d.
PAPERT, Seymour. Logo, computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.
---. A máquina das crianças. Repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIAGET, Jean (Org.) Lógica e conhecimento científico. Porto: Livraria Civilização, 1981.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio: Zahar, 1982.
VIRILIO, Paul. Velocidade e política. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.