|
|||
Código: | ESPIE-00008 | ||
Responsável: | Profª Drª Maria Beatriz Luce | ||
Carga Horária: | 30 horas | ||
Semestre: | 2º Semestre | ||
Objetivo(s): | A disciplina visa
precipuamente proporcionar aos alunos uma introdução situacional
ampla aos campos de estudo da Política e Administração
Universitária, bem como à análise do Planejamento
de sua Universidade, com o objetivo de prepará-los para o exercício
de funções de planejamento e gestão de projetos inovadores
de EAD.
Assim sendo, serão oferecidos guias de fontes de informação sobre o tema para consultas e leituras e serão estimuladas entrevistas, observações e análises de documentos e experiências da instituição de origem do aluno ou de outras a que tiver acesso. Espera-se a participação ativa de todos os alunos, realizando as atividades diretamente propostas e trazendo indagações e contribuições de suas leituras e experiências. Recomenda-se que cada aluno organize o material distribuído e indicado para estudo de forma a poder contar com subsídios para sua prática profissional posterior e para prosseguir com sua educação continuada nesta área. |
||
Ementa/Sumário: | Tendências
da Educação Superior em perspectiva internacional, ibero-americana
e nacionais: expansão quantitativa, diversificação
de estruturas e formas, restrições do financiamento e recursos
e internacionalização. (2 horas)
Principais desafios à Educação Superior: democratização, regionalização, polarização, marginalização, fragmentação e o desenvolvimento humano sustentável. (3 horas) Planejamento Estratégico na Universidade: fundamentos e análise de casos. (5 horas) Questões contemporâneas de Administração e a gestão de projetos inovadores: diálogos entre a teoria e a prática. (10 horas) |
||
Bibliografia: | UNESCO:
Documento de política para a mudança e o desenvolvimento na educação Superior. Caracas, 1995. http://www.education.unesco.org:80/educprog/wche World statistical outlook on higher education: 1995-1998 La educación superior en el siglo XXI: visión y acción (jun, 1998) Hacia una agenda 21 para la educación superior (jul, 1998) Marco para la acción prioritaria para el cambio y el desarollo de la educación superior (ago 21, 1998) Declaración mundial sobre la educación superior para el siglo XXI: visión y acción (ago 21, 1998) La educacion superior en el siglo XXI: vision y accion – documento de trabajo (ago 29, 1998) DIVERSOS: LUCE, Maria Beatriz. Management structure and capacity of the higher education system : Brasil. Porto Alegre : 1997. 74 p. Projeto ALFA-BRACARA. ___. Diversity and differentiation in Brazilian higher education: an exploratory view. : Brasil. Porto Alegre : 1998. 35p. Projeto ALFA-BRACARA. ___. Provocações para uma redefinição de estratégias. In : ORGANIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA INTERAMERICANA. A gestão da universidade brasileira : a visão dos reitores. Piracicaba : UNIMEP, 1995. p. 25-34. LUCE, Maria Beatriz Moreira. Em busca de uma ampliação na agenda de pesquisa sobre a organizações universitárias. Revista Brasileira de Administração da Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 57-58, jul./dez. 1984. ___. Sobre a educação no debate da integração latino-americana : alguns pontos para reflexão. Caderno do CEDES, Campinas, n. 31, p. 17-32, 1993. ___. La educación en la integración latinoamericana. Estudios regionales : serie educación, Posadas, n. 5, p. 19-34, 1993. TRINDADE, Hélgio ; LUCE, Maria Beatriz. (Orgs.) Mudança e desenvolvimento da universidade pública na América Latina. Brasília : ANDIFES, 1996. 160p. Anais do Seminário Internacional Mudança e Desenvolvimento da Universidade Pública na América Latina, 1995, Brasília. ___. Participative planing : reality and utopia in search of a viable socio-political practice in Education. In : INTERNATIONAL WORKSHOP ON EDUCATIONAL PLANNING : The Development of Educational Planning Models For Small Countries, 1984 , Kingston. Educational planning for small countries. Caracas : CINTERPLAN, 1986. p. 82-99. ___. Las universidades y el MERCOSUR : notas sobre algunas de las principales cuestiones, experiencias y propuestas en el marco de la integración latinoamericana. In : SEMINARIO-TALLER CENTROAMERICANO - EL EJERCICIO DE PROFESIONES UNIVERSTARIAS Y RECONOCIMIENTO DE ESTUDIOS UNIVERSITARIOS EN CENTROAMERICA, 1994, San José. Ejercicio de profesiones universitarios y reconocimiento de estudios universtarios en centroamérica. San Jose : 1995. p. 71-78. ___. Planejamento, gestão e avaliação : um princípio de trabalho no governo e na escola. In : SEMINÁRIO DE APOIO ÀS SECRETARIAS E CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, 1997, Porto Alegre. Subsídios para a instituição do sistema municipal de ensino no Rio Grande do Sul. Porto Alegre : FAMURS, 1997. p. 95-97. TRINDADE, Hélgio ; LUCE, Maria Beatriz. Introdução. In : _. ; ___. (Orgs) Mudança e desenvolvimento da universidade pública na América Latina. Brasília : ANDIFES, 1996. p. 7-9. |