Tecnologia educativa: planificação, organização e administração Índice da DisciplinasDisciplina AnteriorPróxima Disciplina
Código: ESPIE-00008
Responsável: Profª Drª Maria Beatriz Luce
Carga Horária: 30 horas
Semestre: 2º Semestre
Objetivo(s): A disciplina visa precipuamente proporcionar aos alunos uma introdução situacional ampla aos campos de estudo da Política e Administração Universitária, bem como à análise do Planejamento de sua Universidade, com o objetivo de prepará-los para o exercício de funções de planejamento e gestão de projetos inovadores de EAD.
Assim sendo, serão oferecidos guias de fontes de informação sobre o tema para consultas e leituras e serão estimuladas entrevistas, observações e análises de documentos e experiências da instituição de origem do aluno ou de outras a que tiver acesso.
Espera-se a participação ativa de todos os alunos, realizando as atividades diretamente propostas e trazendo indagações e contribuições de suas leituras e experiências.
Recomenda-se que cada aluno organize o material distribuído e indicado para estudo de forma a poder contar com subsídios para sua prática profissional posterior e para prosseguir com sua educação continuada nesta área.
Ementa/Sumário: Tendências da Educação Superior em perspectiva internacional, ibero-americana e nacionais: expansão quantitativa, diversificação de estruturas e formas, restrições do financiamento e recursos e internacionalização. (2 horas)
Principais desafios à Educação Superior: democratização, regionalização, polarização, marginalização, fragmentação e o desenvolvimento humano sustentável. (3 horas)
Planejamento Estratégico na Universidade: fundamentos e análise de casos. (5 horas)
Questões contemporâneas de Administração e a gestão de projetos inovadores: diálogos entre a teoria e a prática. (10 horas)
Bibliografia: UNESCO:
Documento de política para a mudança e o desenvolvimento na educação Superior. Caracas, 1995.
http://www.education.unesco.org:80/educprog/wche
World statistical outlook on higher education: 1995-1998
La educación superior en el siglo XXI: visión y acción (jun, 1998)
Hacia una agenda 21 para la educación superior (jul, 1998)
Marco para la acción prioritaria para el cambio y el desarollo de la educación superior (ago 21, 1998)
Declaración mundial sobre la educación superior para el siglo XXI: visión y acción (ago 21, 1998)
La educacion superior en el siglo XXI: vision y accion – documento de trabajo (ago 29, 1998)
DIVERSOS:
LUCE, Maria Beatriz.  Management structure and capacity of the higher education system : Brasil.  Porto Alegre : 1997.  74 p.  Projeto ALFA-BRACARA.
___.  Diversity and differentiation in Brazilian higher education: an exploratory view. : Brasil.  Porto Alegre : 1998.  35p. Projeto ALFA-BRACARA.
___.  Provocações para uma redefinição de estratégias.  In : ORGANIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA INTERAMERICANA. A gestão da universidade brasileira : a visão dos reitores.  Piracicaba : UNIMEP, 1995.  p. 25-34.
LUCE, Maria Beatriz Moreira.  Em busca de uma ampliação na agenda de pesquisa sobre a organizações universitárias.  Revista Brasileira de Administração da Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 57-58, jul./dez. 1984.
___.  Sobre a educação no debate da integração latino-americana : alguns pontos para reflexão.  Caderno do CEDES, Campinas, n. 31, p. 17-32, 1993.
___.  La educación en la integración latinoamericana.  Estudios regionales : serie educación, Posadas, n. 5, p. 19-34, 1993.
TRINDADE, Hélgio ; LUCE, Maria Beatriz. (Orgs.)  Mudança e desenvolvimento da universidade pública na América Latina.  Brasília : ANDIFES, 1996.  160p.  Anais do Seminário Internacional Mudança e Desenvolvimento da Universidade Pública na América Latina, 1995, Brasília.
___.  Participative planing : reality and utopia in search of a viable socio-political practice in Education.  In : INTERNATIONAL WORKSHOP ON EDUCATIONAL PLANNING : The Development of Educational Planning Models For Small Countries, 1984 , Kingston.  Educational planning for small countries.  Caracas : CINTERPLAN, 1986.  p. 82-99.
___.  Las universidades y el MERCOSUR : notas sobre algunas de las principales cuestiones, experiencias y propuestas en el marco de la integración latinoamericana.  In : SEMINARIO-TALLER CENTROAMERICANO - EL EJERCICIO DE PROFESIONES UNIVERSTARIAS Y RECONOCIMIENTO DE ESTUDIOS UNIVERSITARIOS EN CENTROAMERICA, 1994, San José.  Ejercicio de profesiones universitarios y reconocimiento de estudios universtarios en centroamérica.  San Jose : 1995.  p. 71-78.
___.  Planejamento, gestão e avaliação : um princípio de trabalho no governo e na escola.  In : SEMINÁRIO DE APOIO ÀS SECRETARIAS E CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, 1997, Porto Alegre. Subsídios para a instituição do sistema municipal de ensino no Rio Grande do Sul.  Porto Alegre : FAMURS, 1997.  p. 95-97.
TRINDADE, Hélgio ; LUCE, Maria Beatriz. Introdução. In : _. ; ___. (Orgs) Mudança e desenvolvimento da universidade pública na América Latina. Brasília : ANDIFES, 1996.  p. 7-9.