Courseware  Índice da DisciplinasDisciplina AnteriorPróxima Disciplina
Código: ESPIE-00009
Responsável: Profª  Drª Gilse Falkenbach 
Carga Horária: 30 horas
Semestre: 2º Semestre
Objetivo(s): Mostrar que os recursos tecnológicos (compreendendo: hardware, software, courseware) possibilitam uma melhoria no ensino e a reestruturação do ambiente de aprendizagem. Para tanto se faz necessário definir primeiro qual deve ser a finalidade do uso destes recursos para que sua incorporação seja construtiva, formativa e integradora promovendo a reflexão do aluno num processo dinâmico e ativo, onde ele é o construtor de seus conhecimentos e não um mero espectador de um processo didático sem valor, passivo e baseado unicamente na recepção. 
Mostrar os recursos oferecidos por um Sistema de Autoria que permitem desenvolver aplicações multimídia que se constituem em ambientes de aprendizagem interativos, que podem converter-se numa alternativa de solução para os problemas educacionais considerando os novos paradigmas da educação. 
Mostrar que todos estes recursos reservam ao professor a oportunidade de revitalizar seu papel e trazer novas dimensões para o trabalho docente.
Ementa/Sumário: Inovações tecnológicas e  as novas formas de ensinar 
Teorias educacionais que  embasam as aplicações hipermídias 
Courseware: fundamentos
Multimídia e Hipermídia: conceitos básicos
Sistema de Autoria: Toolbook (Conceito, Objetos, Eventos, Scripts, Openscript, Produto gerado: livro, Recursos necessários para a instalação)
Modos de Operação do Toolbook: Autor e Leitor
Objetos Básicos do Toolbook (Fields: de texto - de registros, Button, Graphics: draw object - paint object – picture)
Tratamento dos Objetos Básicos
Tratamento de Páginas
Hotword (Definição, Roteiro para criar uma hotword)
Trabalhando com scripts (Forma Geral, Help on line, Sintaxe dos principais comandos, Auto-script, Script compartilhado,  Removendo script)
Recursos Multimídia (Importando Imagens, Criando Animações, Adicionando Sons, Inserindo Vídeos)
Gerenciador de Recursos: bitmap - cursor - ícones, etc...
Projeto e Desenvolvimento de uma Aplicação (Design de interface: elementos, Roteiro para criar uma aplicação, Roteiro para criar o módulo de instalação: runtime)
Bibliografia: LITTO, Fredric M. Repensando a educação em função de mudanças sociais e tecnológicas e o advento de novas formas de comunicação. In: III Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Barranquilla, Colombia, jul., 1996.
CAMPOS, Fernanda et alii. Dez etapas para o desenvolvimento de software educacional do tipo hipermídia. In: III Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Barranquilla, Colombia, jul., 1996.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 210p.
CORTÊS, Pedro L. Conhecendo e trabalhando com o Toolbook II – Instructor 6.0. São Paulo:Editora Érica, 1998.