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Código: | ESPIE-00009 | ||
Responsável: | Profª Drª Gilse Falkenbach | ||
Carga Horária: | 30 horas | ||
Semestre: | 2º Semestre | ||
Objetivo(s): | Mostrar que os recursos
tecnológicos (compreendendo: hardware, software, courseware)
possibilitam uma melhoria no ensino e a reestruturação do
ambiente de aprendizagem. Para tanto se faz necessário definir primeiro
qual deve ser a finalidade do uso destes recursos para que sua incorporação
seja construtiva, formativa e integradora promovendo a reflexão
do aluno num processo dinâmico e ativo, onde ele é o construtor
de seus conhecimentos e não um mero espectador de um processo didático
sem valor, passivo e baseado unicamente na recepção.
Mostrar os recursos oferecidos por um Sistema de Autoria que permitem desenvolver aplicações multimídia que se constituem em ambientes de aprendizagem interativos, que podem converter-se numa alternativa de solução para os problemas educacionais considerando os novos paradigmas da educação. Mostrar que todos estes recursos reservam ao professor a oportunidade de revitalizar seu papel e trazer novas dimensões para o trabalho docente. |
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Ementa/Sumário: | Inovações
tecnológicas e as novas formas de ensinar
Teorias educacionais que embasam as aplicações hipermídias Courseware: fundamentos Multimídia e Hipermídia: conceitos básicos Sistema de Autoria: Toolbook (Conceito, Objetos, Eventos, Scripts, Openscript, Produto gerado: livro, Recursos necessários para a instalação) Modos de Operação do Toolbook: Autor e Leitor Objetos Básicos do Toolbook (Fields: de texto - de registros, Button, Graphics: draw object - paint object – picture) Tratamento dos Objetos Básicos Tratamento de Páginas Hotword (Definição, Roteiro para criar uma hotword) Trabalhando com scripts (Forma Geral, Help on line, Sintaxe dos principais comandos, Auto-script, Script compartilhado, Removendo script) Recursos Multimídia (Importando Imagens, Criando Animações, Adicionando Sons, Inserindo Vídeos) Gerenciador de Recursos: bitmap - cursor - ícones, etc... Projeto e Desenvolvimento de uma Aplicação (Design de interface: elementos, Roteiro para criar uma aplicação, Roteiro para criar o módulo de instalação: runtime) |
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Bibliografia: | LITTO,
Fredric M. Repensando a educação em função
de mudanças sociais e tecnológicas e o advento de novas formas
de comunicação. In: III Congresso Iberoamericano de Informática
Educativa. Barranquilla, Colombia, jul., 1996.
CAMPOS, Fernanda et alii. Dez etapas para o desenvolvimento de software educacional do tipo hipermídia. In: III Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Barranquilla, Colombia, jul., 1996. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 210p. CORTÊS, Pedro L. Conhecendo e trabalhando com o Toolbook II – Instructor 6.0. São Paulo:Editora Érica, 1998. |