Conhecimento e esquemas mentais Índice da DisciplinasDisciplina AnteriorPróxima Disciplina
Código: ESPIE-00010
Responsável: Profª Drª Maria Suzana Marc Amoretti 
Carga Horária: 30 horas
Semestre: 2º Semestre
Objetivo(s): Identificar o caráter antecipador da esquematização na construção do conhecimento a partir de modelos situacionais que permitem guiar as escolhas do sujeito e, ao mesmo tempo, reduzir a complexidade nas situações de resolução de problemas. 
Distinguir os diversos tipos de esquemas, identificá-los no quotidiano do aluno e criar situações  que evoquem estes sistemas de espera sensíveis ao contexto.
Identificar e criar situações em que a informação seja apresentada através de estratégias ascendentes, descendentes ou combinadas. 
Analisar diferentes situações levando em consideração o ponto de vista do sujeito e o ponto de vista do observador.
Ementa/Sumário: Tipos de conhecimento: declarativo e procedimental
Estratégias cognitivas: ascendente, descendente, combinada
Noção de frame como relação entre objetos e classes de objetos
Noção de "esquema" como codificação do conhecimento geral que pode ser aplicado a várias situações específicas, como urn sistema de antecipação
Conceito de roteiro ("script", "scénario") como seqüência estereotipada de eventos em urn contexto particular; MOP’s (memory organization packets)
Conceito de situação como interação sujeito-tarefa 
Bibliografia: ANDLER, Daniel. Introduction aux sciences cognitives. Paris: Gallimard, 1904. Traduzido para o português por Maria Suzana Marc Amoretti: Introdução às ciências cognitivas. São Leopoldo: UNISINOS, 1998.
HOC, Jean-Michel. Psychologie cognitive de la planification. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 1987.
SHANK, R.C., ABELSON, R. — Scripts, plans, goals, and understanding. Hillsdale, N. J*, Erlbaum, 1977.
RASTIER, François. Sémantique et recherches cognitives. Paris: PUF, 1991.
RICH, Elaine e KNIGHT, Kevin. Inteligência artificial. São Paulo: Makron. 1994.