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Código: | ESPIE-00010 | ||
Responsável: | Profª Drª Maria Suzana Marc Amoretti | ||
Carga Horária: | 30 horas | ||
Semestre: | 2º Semestre | ||
Objetivo(s): | Identificar o caráter
antecipador da esquematização na construção
do conhecimento a partir de modelos situacionais que permitem guiar as
escolhas do sujeito e, ao mesmo tempo, reduzir a complexidade nas situações
de resolução de problemas.
Distinguir os diversos tipos de esquemas, identificá-los no quotidiano do aluno e criar situações que evoquem estes sistemas de espera sensíveis ao contexto. Identificar e criar situações em que a informação seja apresentada através de estratégias ascendentes, descendentes ou combinadas. Analisar diferentes situações levando em consideração o ponto de vista do sujeito e o ponto de vista do observador. |
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Ementa/Sumário: | Tipos
de conhecimento: declarativo e procedimental
Estratégias cognitivas: ascendente, descendente, combinada Noção de frame como relação entre objetos e classes de objetos Noção de "esquema" como codificação do conhecimento geral que pode ser aplicado a várias situações específicas, como urn sistema de antecipação Conceito de roteiro ("script", "scénario") como seqüência estereotipada de eventos em urn contexto particular; MOP’s (memory organization packets) Conceito de situação como interação sujeito-tarefa |
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Bibliografia: | ANDLER,
Daniel. Introduction aux sciences cognitives. Paris: Gallimard, 1904. Traduzido
para o português por Maria Suzana Marc Amoretti: Introdução
às ciências cognitivas. São Leopoldo: UNISINOS, 1998.
HOC, Jean-Michel. Psychologie cognitive de la planification. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 1987. SHANK, R.C., ABELSON, R. — Scripts, plans, goals, and understanding. Hillsdale, N. J*, Erlbaum, 1977. RASTIER, François. Sémantique et recherches cognitives. Paris: PUF, 1991. RICH, Elaine e KNIGHT, Kevin. Inteligência artificial. São Paulo: Makron. 1994. |