Fundamentos e técnicas de groupware Índice da DisciplinasDisciplina AnteriorPróxima Disciplina
Código: ESPIE-00011
Responsável: Prof. Msc: Adriana de Castro Rodrigues Krum, Claudia Brandelero Rizzi, Cleuza Maria Maximino Carvalho Alonso, Janete Sander Costa, Louise Jeanty de Seixas, Marco Antonio Sandini Trentini, Marine Terezinha da Silva Bello Flores
Carga Horária: 45 horas
Semestre: 1º Semestre
Objetivo(s): Estudos recentes têm demonstrado que a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino trazem enorme contribuição na prática escolar, principalmente se forem acompanhadas de teorias educacionais da linha dos teóricos construtivistas. É preciso ressaltar que o uso destas novas tecnologias por si só não irão garantir a aprendizagem, mas servirão como instrumentos de ensino na construção e apropriação do conhecimento. 
Surge então a necessidade de instrumentalizar o professor-aluno deste curso para o uso adequado das ferramentas e metodologias de comunicação, negociação, coordenação, compartilhamento, habilitando-o a apoiar grupos de alunos na tarefa de aprendizagem através de colaboração mútua (groupware), a partir de seu próprio processo de aprendizagem, desenvolvidos ao longo da disciplina.
Ementa/Sumário: Fundamentação teórica: conceitos e teorias subsiadoras (courseware, learningware, CSCW, CSLE)
Técnicas de grupos e seu uso em contexto educacional
Ferramentas disponíveis para apoiar a colaboração via Internet
Papel do professor - papel do professor enquanto mediador em atividade de groupware, em uma linha interacionista
Bibliografia: ARAÚJO, 1995 - Disponível em: www.cos.ufrj.br/~renata/cscw/conceito.htm
BORGES, 1995 - Disponível em: www.nce.ufrj.br/~mborges/tesi/modulo03.htm
Campus Global, Biblioteca digital de Trabalho Colaborativo- Disponível em: terra.cglobal.pucrs.br/~coop/
CHAFFEY, 1998 - Chaffey, Dave. Groupware, workflow and intranets: reengineering the enterprise with collaborative software, Editora Digital Press, Boston, 1998. 
CSCW, Groupware & Internet:  www.cos.ufrj.br/~renata/cscw/sumario.htm
ELLIS, 1991 - Ellis, C.A., Gibbs, S.J. & Rein, G.L. “Groupware: Some issues and experiences”, Communications of the ACM (34) 1, Jan 1991, pp. 38-58. 
Enetec Inf, 1998 - Disponível em: www.enetec.com.br/ajuda/help_itr.htm
HILLS, 1997 - Hills, Mellanie. Intranet as groupware. Editora J. Wiley. New York, 1997. 
KENSKI, Vani M. , Avaliação da Aprendizagem in Repensando a Didática. Ilma Passos de Alencastro Veiga (org.).São Paulo, Papirus, 1988 
KENSKI, Vani Moreira. O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias in Didática: O ensino e suas relações. Ilma P. Alencastro Veiga (org.). Campinas SP. Papirus, 1997. 
KHOSHAFIAN, 1995 - Khoshafian, Setrag; Buckiewicz, Marek.Introduction to groupware, workflow and workgroup computing. Editora J. Wiley, New York, 1995. 
NICOLAO, 1996 - Nicolao, Mariano. Oliveira José P. M. de. Caracterizando Sistemas de Workflow. In: Revista REAd, n.3., Porto Alegre, Out, 1996. 
PEREIRA, 1997 - Disponível em www.marco.eng.br/historia.htm#oque 
SAVIANI, Nereide. Saber Escolar, Currículo e Didática. Campinas. Autores Associados,1994. 
Tecmedia int & des, 1997. - Disponível em: www.tecmedia.com/intranet.htm
WFMC 96 - Workflow Management Coalition. Terminology e Glossary. Bruxelas, Jun, 1996.