Uma viagem por dentro do computador I
RESUMO:
Esse filme apresenta de forma lúdica e simples a história da informática, cálculos binários, memórias RAM e ROM de armazenamento, processamento, entrada e saída de dados, desde o primeiro computador, o ENIAC, com explicações e exemplos sobre processamento de dados e funcionamento do computador. Constituições de circuitos e conceitos sobre a eletricidade também são apresentados nesse vídeo, assim como válvulas, circuitos e transistores (condutores elétricos e semi-condutores, silício). Informação digital e cálculos binários. Microprocessadores, bits e bytes, etc. Pixels e resolução. A fotoresistência e o processo de fabricação de micro-processadores. A história das redes de comunicação, Arpanet e Internet, navegação pela rede com gráficos, expansão da Internet, vias de informação, conexões digitais e modens. Isso tudo enfocando a importância da tecnologia no cotidiano das pessoas... Lei de Moore (fundador da Intel). Faz um convite a você para uma viagem por dentro do computador!

Para assistir ao filme completo clique aqui.
A duração deste filme é de 1h11min 14s.

Introdução

Apresenta a abertura do programa até o início do vídeo "Uma viagem por dentro do computador".






A evolução do computador

Nos anos 50, o cinema idealizava a evolução do computador e, enquanto isso, cientistas e engenheiros inventavam estas máquinas. Os computadores modernos foram construídos na segunda metade do século XX, mas os seres humanos já constroem calculadoras a milhares de anos como, por exemplo, o ábaco que não necessita de nenhum tipo de bateria. Posteriormente, a base para os computadores modernos foi criada. Máquinas de cálculo mecânico com quatro partes foram inventadas, essas quatro partes são Entrada (Input), Armazenamento de Dados (Storage), Processador (Processor) e Saída (Output).



Funções

No museu do Centro de História do Computador foram montados alguns dos computadores mais importantes dos últimos 50 anos. Neste museu podemos ver o que todos os computadores e algumas máquinas possuem em comum: as quatro partes básicas – Entrada, Armazenamento, Processador e Saída.
Nos primeiros computadores, a entrada de dados era feita através de chaves e cabos, enquanto que, hoje em dia, basta um clique no mouse. O armazenamento de dados pode ser do tipo apenas de leitura (memória ROM) ou do tipo temporária (memória RAM).
O processador pega os dados brutos, realiza tarefas necessárias solicitadas pelos softwares e se comunica com o resto do computador através de uma placa mãe, ou seja, o processador é o que faz o computador funcionar. A saída é tudo aquilo que pode ser reconhecido por nós como, por exemplo, som, vídeo e etc.


Circuitos e Eletricidade

No mundo em que vivemos há eletricidade por todo lado, basta atritarmos alguns materiais para verificar isso. Os circuitos e as chaves foram as maneiras encontradas pelo homem para aproveitar essa eletricidade. Além disso, alguns materiais, como a prata e o cobre, conduzem a eletricidade mais facilmente, por isso, são chamados Condutores. Por outro lado, os materiais que causam resistência à condução da eletricidade, como a madeira, são chamados Isolantes. Os circuitos são constituídos de quatro partes que são fonte de energia, caminho condutor, carga elétrica e chave.
Além dos materiais condutores e isolantes, existe um terceiro grupo chamado de Semicondutores. Um exemplo de material semicondutor é o Cilício que é utilizado na construção de transistores.

Informação Digital

A informação digital é passada em forma de código. O modo de cálculos binários é o código utilizado para transmitir as informações no computador. Ou seja, toda a informação que circula pelo computador é transmitida apenas por dois dígitos (0 e 1). Após receber a informação no código binário, o computador transforma esta em algo que possamos entender (uma saída).



Microprocessadores

Os microprocessadores podem ser encontrados em toda parte. Você pode encontrá-los em muitos lugares na sua casa, como, por exemplo, em um controle remoto. Contudo, esses processadores foram criados para funções mais simples, ao contrário dos microprocessadores encontrados nos computadores.
Os microprocessadores dos computadores são criados para executar uma grande quantidade de tarefas. Entretanto, por mais moderno e sofisticado que um microprocessador seja, as tarefas apenas serão realizadas corretamente se as instruções para que isto ocorra sejam passadas corretamente.


Criando Chips

Os microprocessadores são tão sensíveis que até uma partícula de pó pode danificá-los. Por isso, os chips são desenvolvidos em locais totalmente limpos.
Além disso, quanto mais transistores um microprocessador contiver, um número maior de tarefas este poderá realizar.




Redes de Comunicação

Os computadores modificaram nossas vidas. Dessa forma, alteramos as maneiras de trabalhar, de nos divertir e de nos comunicarmos. Além disso, os computadores tornam-se muito mais poderosos quando estão conectados a rede. Com isso, a troca de informações foi facilitada e novas maneiras de trabalhar em conjunto foram criadas.
As primeiras redes eram locais (LAN) e, posteriormente surgiram as redes amplas (WAN).
Para uma informação viajar pela rede é preciso que esta seja dividida em várias partes chamadas Pacotes. Quando chegam ao seu destino, estes pacotes reagrupam-se e formam a informação original.

Sociedade e Tecnologia

Você está vivendo uma revolução tecnológica à medida que computadores e processadores vão se desenvolvendo. Tal revolução ocorre pelo acesso a essas tecnologias. Além disso, esta revolução proporcionada pelos computadores altera a maneira como você aprende, trabalha e se diverte.