Salto para o Futuro .: Software e Educação:.

RESUMO: Essa mídia traz um episódio do programa Salto Para o Futuro, onde são debatidos com especialistas tópicos como a questão do software educacional e a postura pedagógica do professor frente à apropriação das tecnologias em sua prática docente. Apenas com os conhecimentos das novas tecnologias os professores conseguirão escolher quais materiais mais se adaptam as suas práticas pedagógicas.
Além disso, o vídeo apresenta um projeto de uma escola de Novo Hamburgo-RS sobre a Língua Portuguesa, que utiliza a Internet e ferramentas da informática para o desenvolvimento de materiais construídos pelos próprios alunos com a mediação do professor. Tal projeto possui o objetivo principal de realizar um intercâmbio com alunos de outras escolas, pois o objeto de estudo do trabalho é estudar como a língua portuguesa é falada nas diferentes regiões do país. Além disso, é estabelecida a diferença entre software e software educativo.

Para assistir ao filme completo, clique aqui.
Duração deste filme: 54min 57s

Introdução

Apresentação do programa e introdução do tema a ser debatido. A presença de computadores no ambiente escolar faz com que seja necessária uma maior capacitação dos professores para utilização desta nova tecnologia. Apenas desta forma os professores conseguirão escolher quais materiais mais se adaptam as suas práticas pedagógicas.



Reportagem na escola

Reportagem que mostra um projeto de informática na educação de uma escola de Novo Hamburgo-RS. Apresenta os recursos utilizados e a metodologia do projeto para trabalhar a Língua Portuguesa. O objetivo principal do projeto é realizar intercâmbios e chats com alunos de outras escolas e estados, pois o objeto de estudo do trabalho é como a língua portuguesa é falada no Brasil, considerando os diversos sotaques e a origem da mesma.


O que é um software educacional?

São programas para computador voltados para a educação ou que podem ser utilizados para educação, mesmo sem ter sidos criados para esta função. Contudo, para definir um software educacional, é preciso desvendar a filosofia educacional por trás da construção deste programa de computador. Além disso, essa nova categoria de software coloca o aluno em uma nova posição no processo de aprendizagem.



 

Como avaliar um software?

Para avaliar um software, primeiro é preciso analisar qual é a concepção de aprendizagem da escola, qual a concepção do trabalho executado e quais são os papeis do professor e dos alunos. Dessa forma, será possível realizar uma avaliação mais consistente sobre os softwares desejados. Ou seja, para efetuar uma avaliação sobre um software educacional, é precisa considerar fatores como concepção de trabalho e participação de alunos e professor. Para isto, é necessário explorar o software escolhido para analisar as possibilidades de utilização.

Categorias de softwares

As categorias de softwares disponíveis para a utilização na educação descritas pelos participantes do debate são as seguintes: tutorial, simulação, programação e aplicativos. O aproveitamento na educação de cada categoria de softwares depende da necessidade de cada professor, pois é este que deve avaliar qual poderá ser mais proveitoso. Ou seja, o que irá direcionar a utilização dos softwares é a concepção de aprendizagem de cada professor.

 

Capacitação de professores

A capacitação do professor é necessária para que os softwares educacionais não se tornem mais um meio de consolidar práticas educativas que não consideram o pensamento do aluno. Para capacitar os professores, é preciso discutir com os mesmos os critérios de avaliação dos softwares. Dessa forma, o professor terá condições de escolher o software adequado para aula desejada em sua escola.




 
Desenvolvendo projetos com a informática

Paulo, os alunos desenvolvem um projeto de poesia e a professora conta como se deu o desenvolvimento deste trabalho. A princípio, o único software necessário é um editor de textos. Após leituras realizadas em sala de aula e na Internet, os alunos registram suas observações. Em seguida, softwares mais sofisticados começaram a ser utilizados. Por exemplo, um programa para descobri as palavras em um texto, dessa forma, eram trabalhados conteúdos como adjetivos, substantivos e etc.


 
 

Como aproveitar os recursos disponíveis na escola?

É possível utilizar os softwares que já estão disponíveis nas máquinas ou realizar o download de softwares gratuitos. Contudo, o fundamental é que os projetos desenvolvidos devem basear-se na pesquisa, de forma a congregar o material encontrado para utilização em diferentes aplicativos. Ainda existem algumas ferramentas que estão disponíveis para download por tem limitado e podem ser aproveitadas durante este período.