Salto para o Futuro .: Informática na Educação - Software e Educação:.

RESUMO: Todo software aplicado à educação trás de forma implícita em sua concepção os conceitos de ensino, aprendizagem e conhecimentos de quem os criou. Hoje em dia, a eficácia de um software, quando aplicado à educação, depende do projeto e do modelo pedagógico do professor.
Neste vídeo você encontrará muitas informações sobre o que vem a ser um software educacional e como avaliar a qualidade de um software utilizado na educação. Além disso, conhecerá os pontos considerados importantes para a construção de um software educacional, como, por exemplo, o levantamento de requisitos, os objetivos que devem ser atingidos e a elaboração dos conteúdos que serão abordados no software. Esta mídia ainda lhe informará quais os requisitos necessários no momento da escolha para a compra de determinados softwares educacionais.

Para assistir ao filme completo, clique aqui.
Duração deste filme: 53min42s

 

Introdução
 
Apresentação do programa Salto Para O Futuro e da temática a ser debatida. Todo software aplicado à educação trás de forma implícita em sua concepção os conceitos de ensino, aprendizagem e conhecimentos de quem os criou. Baseando-se nisso, como selecionar um software educacional?
 
 
 
 
Simulação e Instrução programada

A eficácia de um software educacional depende muito mais do professor do que um software ou algum tipo de instrução para utilização de softwares. Por isso, existe espaço para trabalhar a instrução programa e a simulação separadamente ou até mesmo as duas juntas em busca de uma melhor eficácia no trabalho realizado.
 
 
 
 
 
 
Como analisar software educacional?

Para analisar um software educacional, primeiramente, é importante considerar o que deseja ser feito. É preciso saber os objetivos desejados para aquele software que terá uma utilização educacional e os conhecimentos prévios do professor que o utilizará. Além disso, é necessário saber o tipo de equipamento em que o software será instalado, ou seja, informações sobre o processador e a memória.
 
 
 
 


 
O que e por que selecionar?



A motivação principal para utilização de softwares educacionais é oferecer ao aluno uma maneira mais agradável de trabalhar determinados conteúdos. Além disso, o estudante adquire conhecimentos sobre uma nova ferramenta para o seu aprendizado. Com relação ao tipo de software que deve ser selecionado, depende dos objetivos desejados pelo professor. 
 
 

Qualidade de software educacional

Os softwares considerados qualificados possibilitam a interação com o usuário e o trabalho com diferentes conceitos de diferentes áreas do conhecimento, possuem uma interface de fácil compreensão, entre outras características. Além disso, é importante que o usuário saiba para quais objetivos o software foi adquirido, dessa forma, a utilidade do programa será muito maior.

 
 

Sobre informática educativa na Universidade

A professora da Universidade do Espírito Santo fala sobre a utilização da informática em cursos de Pedagogia e Matemática Licenciatura. Segundo a professora, o trabalho realizado propõe uma discussão sobre a utilização de softwares na escola, para que esse novos professores possuam uma visão crítica sobre o assunto e ter um melhor aproveitamento para essa tecnologia. Dessa forma, o trabalho desenvolvido na Universidade do Espírito Santo busca a preparação do professor para apropriação dos softwares nas praticas pedagógicas. 
 
 


Softwares abertos e softwares fechados

A rigor, todo software é fechado, pois mesmo uma linguagem de programa é definida para que se tenham alguns limites do que é possível e do que não é possível. Portanto, os termos “abertos” e “fechados” não são os mais apropriados. Dessa forma, a melhor linguagem para distinguir softwares de códigos de programação abertos de softwares de códigos de programação fechados é considerar estes softwares como mais flexíveis ou como menos flexíveis.  

 
 
A postura do professor

Apresenta comentários e orientações a respeito da postura que o professor deve ter quando utilizar um determinado software em sala de aula. O trabalho a ser realizado necessita da participação do aluno, caso contrário, o computador apenas reproduzirá as aulas tradicionais e sua utilização perde o sentido. Não podemos assumir a idéia que o computador ensina melhor e o aluno aprende mais, pois se temos um ensino ruim, a utilização do computador apenas potencializará nossos erros. O que garantirá o melhor aproveitamento desta tecnologia é a postura do professor.

 

 

Informática e o papel do professor

O professor deve ter os alunos como parceiros na apropriação e utilização da informática em sala de aula. Afinal, o aluno domina essa nova tecnologia e muitas vezes possui maior facilidade no manuseio dessa ferramenta, por isso, o professor deve explorar isto para um melhor aproveitamento educacional do computador. Além disso, o computador provoca fascínio nos alunos e, portanto, pode ser uma ferramenta poderosa para o professor.
 
 
 
 
A era da Informática

Esta parte do vídeo traz discussões em torno da temática do uso da tecnologia em sala de aula e no cotidiano das pessoas.
Vivemos em uma era de expansão diária da informática e as novas tecnologias têm participado de, praticamente, todas as ações do nosso dia-a-dia. Dessa forma, como qualquer tecnologia, as pessoas se apropriam conforme a necessidade e o desejo. Portanto, para a utilização do computador na escola é importante que, caso opte por esta inovação, o professor tenha os conhecimentos necessários para o melhor aproveitamento educacional.