Resolução recomendada: 1024x768 |
||
Agenda : Blog | ||
Em 1994 o norte-americano Justin Hall cria os primeiros
sites em formato de blog. “Entre 2002 e 2006, um novo blog foi criado a cada
segundo, nos mais diferentes idiomas. Você piscou e já existe um novo blog,
literalmente” (Foschini e Taddei 2006, p. 11). Inicialmente o blog foi utilizado apenas como um diário pessoal,
mas logo essa dimensão foi extrapolada. Hoje ele é utilizado nas mais diversas áreas,
tanto para uso pessoal, profissional, como educacional. Existem até mesmo
blogs para divulgar outros blogs por assunto (Blogopédia, BlogList). Os blogs possuem sistemas de aplicativos e serviços gratuitos ou de
baixo custo e não exigem do usuário grandes conhecimentos em html, favorecendo o
letramento digital. O nome weblog, que hoje em dia é conhecido pela forma simplificada blog, é uma contração de
web (página da internet) acrescida de log (diário de bordo). Os blogs podem ser compostos de textos, imagens, áudios, vídeos,
gráficos e quaisquer arquivos multimídia. Para criar um Blog você só precisa escolher um site que
ofereça o serviço. Normalmente o próprio provedor já tem tutoriais sobre como
criar blogs, bem como editá-los. Existem ferramentas extras na internet que lhe ajudam a
incrementar o seu blog, como por exemplo inserir um contador de visitas, um
relógio, menus etc. Daremos algumas dicas de sites a seguir. Nestes sites, você encontrará boas dicas para incrementar o seu
blog, personalizando-o e tornando-o mais atraente. www.templatesbymarina.blogger.com.br http://dicasparablogs.blogspot.com/ A blogosfera significa o conjunto de blogs na Internet. Ela possibilitou uma profunda alteração na comunicação, pois transformou pessoas comuns em produtores de informações. Os blogs permitem a interação e a cooperação constante entre emissor e receptor onde quer que estejam. Enfoque educacional • O
blog, quando usado como ferramenta pedagógica, incentiva a leitura e escrita,
assim como a reflexão dos alunos, pois eles passam a colaborar e cooperar uns com os outros. • O seu uso favorece a interdisciplinaridade através do
diálogo com outras formas do saber, construindo-se
redes sociais e de saberes. • Os blogs abrem novos canais de comunicação entre alunos
e professores, alunos e comunidade e alunos e o mundo favorecendo sua
aprendizagem tanto curricular quanto tecnológica. •
Alunos
e professores aprendem em conjunto de forma participativa e dinâmica. • O professor passa a mediar o processo de ensino-aprendizagem, instigando
o aluno ao aprimoramento de sua autonomia para aquisição da aprendizagem. • Inseridos em projetos, os alunos passam a exercitar a sua expressão criadora crítica, artística e hipertextual. Exemplos de Atividades educacionais com o uso de blogs •
Postagem
de projetos, inserindo-se as atividades dos alunos. • Alunos
se organizando em equipes, pesquisando sobre assunto trabalhados em aula ou
sugeridos pelo professor, elaborando textos ilustrados e publicando no blog do
grupo. •
Criação
de um Blog da escola com links para blogs de cada turma onde toda comunidade
escolar possa trabalhar em conjunto. Mostra e promove os acontecimentos tanto
da escola como dos projetos desenvolvidos pelas turmas. •
Postagem
da Resenha de livro, com comentários de opiniões dos colegas. • Professores
podem laçar problemas de raciocínio lógico, para que colaborativamente a turma
chegue a uma solução. •
Há
tantos temas que podem ser tratados, dependendo da criatividades e a faixa
etária dos alunos. Links de exemplos de Blog com enfoque na educação Palavra Aberta - http://palavraaberta.blogspot.com/ Galeria de blogs educativos - http://nbinfoeducacional.googlepages.com/xi-galeriadosblogs
Blog universidade -
http://jpn.icicom.up.pt/2005/02/01/o_ensino_superior_na_blogosfera.html Biblioteca Cahmpagnat - http://bibliotecachampagnat.blogspot.com/ Escola estadual Prof. José da Costa -
http://josedacosta2005.zip.net/ BITENCOURT, Jossiane Boyen. Artigo
elaborado para a oficina de Blogs Pedagógicos. UFRGS – Programa de Pós-graduaçào em Informática na
Educação. Disponível: <homer.nuted.edu.ufrgs.br/ObjetosPEAD2006/obj_blog/blogs_conceitos.pdf>.>.
Acesso em: nov. 2008. FOSCHINI , Ana Carmen; TADDEI’, Roberto
Romano. Conquiste a Rede – Blog.
Livro Virtual disponível: <www.overmundo.com.br/banco/conquiste-a-rede-blog>.
Acesso em: nov. 2008. FRANCO,
Maria de Fátima. Blog
Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2005.
GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e
educação: contribuição para a construção de uma teoria.
Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, V.
3 Nº 1, Maio, 2005 MONTARDO, Sandra
Portella; PASSERINO, Liliana Maria. Estudo dos Blogs a partir da
netnografia: possibilidades e limitações. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, V.
4 Nº 2, Dezembro, 2006 MOREIRA, Tânia Maria. Blog e Flog como recursos de aprendizagem. In: SALTO
PARA O FUTURO / TV ESCOLA. Disponível : <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/nfa/tetxt3.htm>.
Acesso em: nov. 2008. MORESCO, Silvia Ferreto
da Silva; BEHAR, Patricia Alejandra. Blogs como apoio a
aprendizagem de física e química. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação.
CINTED-UFRGS, Nº 1, Julho, 2006. SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e
escrita íntima na internet. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2004. SILVEIRA, Jorge F. de
S. BLOG e FOTOLOG. Disponível: <http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/jorge_BLOG_FOTOLOG.pdf>.
Acesso em: nov. 2008.
|