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Agenda : Flog | ||
Breve histórico O marco inicial da história dos
fotologs/flog e dos Videolog/Vlog se dá com o surgimento das imagens digitais.
As primeiras câmeras digitais chegam por volta dos anos 90. As fotografias, que
antes somente eram registradas no papel, passaram a ser convertidas nos sinais
binários da linguagem dos computadores. Logo em seguida, as câmeras digitais já
disponibilizavam a criação de vídeos aos usuários de forma facilitada. Hoje em dia há um número cada vez maior de aparelhos tecnológicos disponíveis no mercado, os quais permitem a captura ou o armazenamento de imagens e vídeos: câmeras
digitais, celulares, Ipods, PDAs (computadores de mão), dentre outros. Segundo Foschini e Taddei (2006) os blogs de fotos
e vídeos participam da metamorfose universal da comunicação, pois através
destes os indivíduos podem, sem muitos conhecimentos técnicos, utilizar-se da rede interagirem com o
mundo da web. Os Fotologs e videologs também são conhecidos de forma abreviada como
flogs e vlogs. Ambos têm a temática definida pelos seus próprios usuários. Os fotologs e videologs têm como objetivo o compartilhamento de imagens e vídeos de maneira interativa. Seus visitantes podem deixar comentários (sugestões ou críticas) a respeito das postagens visitadas. Há uma variação na forma com que os flogs e vlogs são utilizados: para alguns são apenas uma maneira de compartilhar fotos de viagens, família, fatos marcantes, etc. Já outros podem se utilizar destes recursos para produções mais sofisticadas num uso profissional. Da mesma forma, os flogs e vlogs também podem ser utilizados para fins educacionais. Significado de Fotolog/Flog e Videolog/Vlog De forma bem simplificada pode-se dizer que são
páginas pessoais onde a comunicação ocorre através de imagens e vídeos postados
na internet. Estas imagens/vídeos geralmente são postados em ordem cronológica,
com legendas que expressam seu significado. Os fotologs e videologs são muito semelhantes aos blogs, porém têm
ênfase no uso das imagens e vídeos. Ainda assim eles contam com locais próprios para textos onde quem
os visita pode deixar comentários, registrando a sua passagem pelo fotolog ou videolog. O fotolog tornou-se muito atrativo para
as pessoas em função das mesmas não necessitarem ter conhecimentos de HTML para
elaborá-los (o que seria necessário em um site pessoal). Há ferramentas gratuitas nos
servidores que classificam informações técnicas a respeito do flog construído,
assim como diversas ferramentas ou códigos prontos onde se podem agregar
funcionalidades extras ao flog como: inserir uma música de fundo, colocar um
contador de visitantes, um texto animado, menus, recados, barras relógio etc.
Para criar um flog ou um vlog
basta ter conexão com a internet. A partir daí, o usuário deve apenas procurar um provedor para hospedar o seu flog ou vlog. Muitos portais brasileiros e estrangeiros oferecem o serviço de hospedagem de forma
gratuita com algumas limitações e de forma paga com a ampliação de recursos. No cinema da cidade virtual
você tem disponível dois vídeos em forma
da tutorial para a criação de flog e vlog. Disponibilizamos no Shopping da
cidade virtual uma lista de provedores que estão disponíveis na web.
A Utilização com fins
educacionais de Flogs e Vlogs ainda é recente. Percebe-se que poucos professores se sentem completamente aptos a utilizá-los. Mas como você pode ter percebido, os flogs e vlogs são de fácil criação e, unidos a um bom planejamento de aula, podem se tornar valiosas ferramentas
de cooperação e interação entre os alunos! O professor pode criar um
fotolog para a turma e publicar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
Divulgando aos pais e comunidade escolar o endereço para que conheçam e deixem
seu comentário. Participando assim escola, pais e comunidade do desenvolvimento
escolar da turma. Uma escola aberta ao uso das
tecnologias cresce em conjunto com seus alunos, proporcionando-lhes a divulgação de suas criações através da web. Deste modo outras escolas também são incentivadas ao uso de novas propostas pedagógicas envolvendo as tecnologias, no momento em que têm a oportunidade de apreciar trabalhos de outras instituições divulgados na web. Neste caminho o professor tem
papel de mediador e incentivador no crescimento de seus alunos. Levando-os a
serem críticos, avaliativos e sugestivos através de suas postagens e
comentários.
Educação Infantil Colégio Sepam - http://videolog.uol.com.br/video.php?id=305021 Volta às aulas Colégio SEPAM - http://videolog.uol.com.br/video?302568 Apresentação da 3ª Série! Colégio Ouro Preto - http://videolog.uol.com.br/video.php?id=118245 Netkids – Educação com tecnologia - http://netkids.nafoto.net/ Centro
Educacional Integrado - http://centroeducacionalintegrado.nafoto.net/ Cordel na escola - http://fotolog.terra.com.br/cordelnaescola:54 Referências Bibliográficas MONTARDO, Sandra Portella; GOEDTEL, Elias Ferreira; SCHERER, Maite Etchegaray. Redes temáticas em fotologs: proposições iniciais para o estudo de caso sobre Síndrome de Down (SD). Renote- Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, V. 6 Nº 1, Julho, 2008 RECUERO,
Raquel da Cunha. Comunidades
em redes sociais na internet: Proposta de tipologia baseada no fotolog.com. Tese
de Doutorado – programa de Pós-graduação em
Comunicação e Informação – UFRGS,
Porto Alegre, 2006. SILVEIRA, Jorge F. de S. BLOG e FOTOLOG. Disponível:
<http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/jorge_BLOG_FOTOLOG.pdf>.
Acesso em: nov. 2008. |