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Agenda : Flog
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Breve histórico

O marco inicial da história dos fotologs/flog e dos Videolog/Vlog se dá com o surgimento das imagens digitais. As primeiras câmeras digitais chegam por volta dos anos 90. As fotografias, que antes somente eram registradas no papel, passaram a ser convertidas nos sinais binários da linguagem dos computadores. Logo em seguida, as câmeras digitais já disponibilizavam a criação de vídeos aos usuários de forma facilitada. Hoje em dia há um número cada vez maior de aparelhos tecnológicos disponíveis no mercado, os quais permitem a captura ou o armazenamento de imagens e vídeos: câmeras digitais, celulares, Ipods, PDAs (computadores de mão), dentre outros.

Segundo Foschini e Taddei (2006) os blogs de fotos e vídeos participam da metamorfose universal da comunicação, pois através destes os indivíduos podem, sem muitos conhecimentos técnicos, utilizar-se da rede interagirem com o mundo da web. Os Fotologs e videologs também são conhecidos de forma abreviada como flogs e vlogs. Ambos têm a temática definida pelos seus próprios usuários.

Os fotologs e videologs têm como objetivo o compartilhamento de imagens e vídeos de maneira interativa. Seus visitantes podem deixar comentários (sugestões ou críticas) a respeito das postagens visitadas. Há uma variação na forma com que os flogs e vlogs são utilizados: para alguns são apenas uma maneira de compartilhar fotos de viagens, família, fatos marcantes, etc. Já outros podem se utilizar destes recursos para produções mais sofisticadas num uso profissional. Da mesma forma, os flogs e vlogs também podem ser utilizados para fins educacionais.

Significado de Fotolog/Flog e Videolog/Vlog

De forma bem simplificada pode-se dizer que são páginas pessoais onde a comunicação ocorre através de imagens e vídeos postados na internet. Estas imagens/vídeos geralmente são postados em ordem cronológica, com legendas que expressam seu significado. Os fotologs e videologs são muito semelhantes aos blogs, porém têm ênfase no uso das imagens e vídeos. Ainda assim eles contam com locais próprios para textos onde quem os visita pode deixar comentários, registrando a sua passagem pelo fotolog ou videolog.

Segundo Silveira (2008) a palavra fotolog surge da união da “foto” mais "log" (que em inglês significa diário). Fotolog/flog deriva do Web Log e consiste em um blog de imagens ou fotografias (um site ou página web). Neste site a pessoa que o confeccionou está autorizada a publicar suas fotos (imagens) de forma fácil e rápida na Internet. É uma derivação de blog, possuindo recursos e definições semelhantes no tocante aos comentários. A pessoa que confeccionou o flog pode torná-lo comunitário, autorizando outras pessoas a postarem na sua página.

O fotolog tornou-se muito atrativo para as pessoas em função das mesmas não necessitarem ter conhecimentos de HTML para elaborá-los (o que seria necessário em um site pessoal). Há ferramentas gratuitas nos servidores que classificam informações técnicas a respeito do flog construído, assim como diversas ferramentas ou códigos prontos onde se podem agregar funcionalidades extras ao flog como: inserir uma música de fundo, colocar um contador de visitantes, um texto animado, menus, recados, barras relógio etc.

 
Como criar um fotolog e um vlog

Para criar um flog ou um vlog basta ter conexão com a internet. A partir daí, o usuário deve apenas procurar um provedor para hospedar o seu flog ou vlog. Muitos portais brasileiros e estrangeiros oferecem o serviço de hospedagem de forma gratuita com algumas limitações e de forma paga com a ampliação de recursos.

No cinema da cidade virtual você tem disponível dois  vídeos em forma da tutorial para a criação de flog e vlog.

Disponibilizamos no Shopping da cidade virtual uma lista de provedores que estão disponíveis na web.

 
Flog e Vlog na Educação

A Utilização com fins educacionais de Flogs e Vlogs ainda é recente. Percebe-se que poucos professores se sentem completamente aptos a utilizá-los. Mas como você pode ter percebido, os flogs e vlogs são de fácil criação e, unidos a um bom planejamento de aula, podem se tornar valiosas ferramentas de cooperação e interação entre os alunos!

Como nos blogs, os flogs e vlogs permitem que sejam realizadas constantes atualizações nos mesmos, favorecendo o trabalho em projetos de pesquisa tanto pessoais, como acadêmicos.

Alunos e professores podem se utilizar de imagens e vídeos para a realização de projetos de pesquisa. Através de câmeras digitais ou celulares, eles podem criar filmes de curta duração. Também podem se utilizar de softwares de edição de vídeo, tais como o Windows Movie Maker para adicionarem efeitos aos seus vídeos, cortá-los em partes ou até mesmo uni-los a outros vídeos. Edições na parte sonora podem ser realizadas com softwares de edição de áudio tais como o Audacity.

Um professor pode solicitar, por exemplo, que o aluno poste uma imagem referente ao projeto que a turma está desenvolvendo e que faça comentários nas postagens de seus colegas de turma. Esta imagem não precisa também ser necessariamente uma fotografia. Pode ser elaborada pelo próprio aluno num editor de apresentações, salvando-se o slide como imagem.

O professor pode criar um fotolog para a turma e publicar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Divulgando aos pais e comunidade escolar o endereço para que conheçam e deixem seu comentário. Participando assim escola, pais e comunidade do desenvolvimento escolar da turma.

Uma escola aberta ao uso das tecnologias cresce em conjunto com seus alunos, proporcionando-lhes a divulgação de suas criações através da web. Deste modo outras escolas também são incentivadas ao uso de novas propostas pedagógicas envolvendo as tecnologias, no momento em que têm a oportunidade de apreciar trabalhos de outras instituições divulgados na web.

Neste caminho o professor tem papel de mediador e incentivador no crescimento de seus alunos. Levando-os a serem críticos, avaliativos e sugestivos através de suas postagens e comentários.

Foram citados apenas alguns caminhos onde fotologs e videologs podem servir de valiosas ferramentas educacionais. Cabe a cada professor e alunos usarem a sua criatividade. A seguir serão disponibilizados alguns links de exemplos de fotologs e videologs na educação.

 
Música na Educação Infantil - http://videolog.uol.com.br/video.php?id=336716 

Educação Infantil Colégio Sepam - http://videolog.uol.com.br/video.php?id=305021 

Volta às aulas Colégio SEPAM - http://videolog.uol.com.br/video?302568  

Apresentação da 3ª Série! Colégio Ouro Preto -  http://videolog.uol.com.br/video.php?id=118245 

Netkids – Educação com tecnologia - http://netkids.nafoto.net/ 

Centro Educacional Integrado - http://centroeducacionalintegrado.nafoto.net/ 

Cordel na escola - http://fotolog.terra.com.br/cordelnaescola:54
 

Referências Bibliográficas

FOSCHINI , Ana Carmen; TADDEI’, Roberto Romano. Conquiste a Rede – Flog & Vlog. Livro Virtual disponível: <www.overmundo.com.br/banco/conquiste-a-rede-blog>. Acesso em: nov. 2008.

MONTARDO, Sandra Portella; GOEDTEL, Elias Ferreira; SCHERER, Maite Etchegaray. Redes temáticas em fotologs: proposições iniciais para o estudo de caso sobre Síndrome de Down (SD). Renote- Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, V. 6 Nº 1, Julho, 2008  

MOREIRA, Tânia Maria. Blog e Flog como recursos de aprendizagem. In: SALTO PARA O FUTURO / TV ESCOLA. Disponível : <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/nfa/tetxt3.htm>. Acesso em: nov. 2008.

RECUERO, Raquel da Cunha. Comunidades em redes sociais na internet: Proposta de tipologia baseada no fotolog.com. Tese de Doutorado – programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação – UFRGS, Porto Alegre, 2006.

RECUERO, Raquel da Cunha.Tipologia de Redes Sociais Brasileiras no Fotolog.com.  Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.

SILVEIRA, Jorge F. de S. BLOG e FOTOLOG. Disponível: <http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/jorge_BLOG_FOTOLOG.pdf>. Acesso em: nov. 2008.