Resolução recomendada: 1024x768 |
||
Agenda : Webquest | ||
Breve histórico No ano de 1995, Barnie Dodge,
professor de Tecnologia Educativa (San Diego State University) divulga na web
um projeto inovador com o nome de WebQuest. Este projeto vem com o intuito de proporcionar a utilização da internet de forma educativa, através da orientação de
atividades que utilizam a web. Hoje em dia, Tom March também tem dado continuidade a esta
valiosa ferramenta de ensino via web, através da reflexão teórica, sua
divulgação e disponibilização de diferentes projetos de atividades. A metodologia de uma WebQuest
favorece a aprendizagem colaborativa e os processos investigativos na
construção do conhecimento. Portanto fundamenta-se em estratégias
construtivistas. As atividades são baseadas numa pesquisa orientada, onde o
professor norteia os caminhos a serem seguidos. Conceito e descrição WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, com valiosos fins educacionais envolvendo a Internet. Ela está fundamentada na
aprendizagem cooperativa e em métodos baseados na construção do saber. Bernie
Dodge, seu criador, a define da seguinte forma: “A WebQuest is an inquiry-oriented lesson format in which most or all
the information that learners work with comes from the web” (Webquest é uma atividade de pesquisa orientada onde a maior parte das informações trabalhadas pelos estudantes são provenientes da web). Ele descreve também que desde a
criação da webquest, milhares de professores têm se utilizado desta metodologia envolvendo
e orientando os alunos para o bom uso da internet. (DODGE, 2008). Segundo Seara (2008) "O objetivo dessa nova
metodologia não é restringir a ida dos alunos a outros sites, mas evitar que se
percam. É uma abordagem singela, mas que gera uma dinâmica muito boa. Coloca o
professor como um facilitador, como um mediador" Desenvolver uma Webquest é uma forma de instigar os alunos à
pesquisa em grupo, à leitura, à interação, à cooperação e à criação. Desta forma, é promovido o letramento digital dos alunos, visando torná-los sujeitos críticos e criativos. Como criar uma Webquest A Webquest é projetada pelo professor para ser
solucionada pelos alunos, que deverão estar reunidos em grupos. O professor pode partir da exploração de Webquests já
existentes, que sirvam de exemplo para a confecção de uma nova ou se utilizar
de alguma webquest pronta, que se encaixe no contexto curricular que necessita. Antes de iniciar a criação propriamente dita da Webquest, é
necessário todo um planejamento por parte do professor, onde ele vai selecionar o
conteúdo a ser utilizado. É um processo de criação que exige reflexão e tempo. Não existe uma fórmula pronta para elaboração de uma
Webquest. Seu criador apenas sugere alguns itens a serem seguidos: Tema: É definido o assunto a ser abordado dentro do
currículo, visando que este desperte o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado. Tempo: Descreve-se a duração, considerando-se a
complexidade e a faixa etária a que a webquest se destina. A Webquest pode ser de curta
duração, quando dura de uma a três aulas e de longa duração, de uma semana a um
mês. Recursos: São pesquisadas fontes na Web que satisfaçam o
desenvolvimento do tema proposto. As fontes que serão utilizadas serão definidas pelo professor. Elas podem abranger todo o conteúdo ou ainda podem necessitar do apoio de algum material externo à internet. Avaliação: Trata sobre a forma com que os alunos serão avaliados
(individualmente ou em grupo). São estabelecidas também especificações sobre o que será avaliado. Terminada esta fase de elaboração, formate e revise sua
Webquest e em seguida publique-a na Internet. No shopping foram disponibilizados
locais de publicação e alguns endereços de templates
que você pode utilizar para facilitar e embelezar sua Webquest. A seguir relacionaremos alguns links de acesso a exemplos
de Webquest. Galeria
de webquest de alunos - http://nbinfoeducacional.googlepages.com/%C2%A0x-galeriadaswebquests Agrupamento
de Escolas de Fajões – Webquest -http://fajoes.org/webquest/procesa_index_todas.php WebQuest:
um desafio aos professores para os alunos - http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/ Clube do
professor - http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/
BARBOSA, Lisbete Madsen e ABAR, Celina A. A. P
WEBQUEST - Um desafio para o professor! São Paulo: Avercamp, 2008. BARROS,
Gílian Cristina. Webquest: metodologia que ultrapassa os limites do
ciberespaço. Disponível: <www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf>.
Acesso em: nov. 2008. BRANDÃO, André Luiz,
MUSA, Daniela Leal; OLIVEIRA, Alessandro Ramos de; FERNANDES, Clovis Torres. WebQuests
em Roteiro de Curso Hipermídia. Anais do XXVIII Congresso da SBC – 2008, p.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim. WebQuest: um desafio aos professores para
os alunos. <http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/>.
Acesso em: nov. 2008.
DODGE,
Bernie. Novo método orienta pesquisa na Internet. Revista EducaRede. Disponível: <
http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/tecnologia4.html.
Acesso em: nov. 2008. FERNANDES, Maria Isabel Macedo;
CARMO, Maria Manuela Bacelar do.; MAIO, Vicência Maria Gancho do. Aventuras em Formação: construção de WebQuests. Disponível:<http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/AventuraemFormacao.htm>. Acesso em:
nov. 2008.
RAMOS, Daniela Karine. Possibilidades e formas de colaboração: um estudo
com alunos do Ensino Fundamental. Renote:
Revista Novas
Tecnologias na Educação.
CINTED-UFRGS, V. 5 Nº 2, Dezembro, 2007. SENAC-SP. Webquest. Disponível: http://webquest.sp.senac.br/textos/como/#delineie-a-tarefa.
Acesso em: nov. 2008. SILVA,
Karine Xavier Soares. WEBQUEST - Uma
metodologia para pesquisa escolar por meio da Internet. São Paulo:
Avercamp, 2008. Webquest Brasil. Disponível: <http://www.webquestbrasil.org/node/4>.
Acesso em: nov. 2008. |