Resolução recomendada: 1024x768

Agenda : Webquest
Voltar à escola Voltar à cidade

Breve histórico

No ano de 1995, Barnie Dodge, professor de Tecnologia Educativa (San Diego State University) divulga na web um projeto inovador com o nome de WebQuest. Este projeto vem com o intuito de proporcionar a utilização da internet de forma educativa, através da orientação de atividades que utilizam a web. Hoje em dia, Tom March também tem dado continuidade a esta valiosa ferramenta de ensino via web, através da reflexão teórica, sua divulgação e disponibilização de diferentes projetos de atividades.

A metodologia de uma WebQuest favorece a aprendizagem colaborativa e os processos investigativos na construção do conhecimento. Portanto fundamenta-se em estratégias construtivistas. As atividades são baseadas numa pesquisa orientada, onde o professor norteia os caminhos a serem seguidos.

Conceito e descrição

WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada, com valiosos fins educacionais envolvendo a Internet. Ela está fundamentada na aprendizagem cooperativa e em métodos baseados na construção do saber.

Bernie Dodge, seu criador, a define da seguinte forma: “A WebQuest is an inquiry-oriented lesson format in which most or all the information that learners work with comes from the web” (Webquest é uma atividade de pesquisa orientada onde a maior parte das informações trabalhadas pelos estudantes são provenientes da web). Ele descreve também que desde a criação da webquest, milhares de professores têm se utilizado desta metodologia envolvendo e orientando os alunos para o bom uso da internet. (DODGE, 2008).

Segundo Seara (2008) "O objetivo dessa nova metodologia não é restringir a ida dos alunos a outros sites, mas evitar que se percam. É uma abordagem singela, mas que gera uma dinâmica muito boa. Coloca o professor como um facilitador, como um mediador"

Desenvolver uma Webquest é uma forma de instigar os alunos à pesquisa em grupo, à leitura, à interação, à cooperação e à criação. Desta forma, é promovido o letramento digital dos alunos, visando torná-los sujeitos críticos e criativos.

Como criar uma Webquest

A Webquest é projetada pelo professor para ser solucionada pelos alunos, que deverão estar reunidos em grupos.

O professor pode partir da exploração de Webquests já existentes, que sirvam de exemplo para a confecção de uma nova ou se utilizar de alguma webquest pronta, que se encaixe no contexto curricular que necessita.

Antes de iniciar a criação propriamente dita da Webquest, é necessário todo um planejamento por parte do professor, onde ele vai selecionar o conteúdo a ser utilizado. É um processo de criação que exige reflexão e tempo.

Não existe uma fórmula pronta para elaboração de uma Webquest. Seu criador apenas sugere alguns itens a serem seguidos:

Tema: É definido o assunto a ser abordado dentro do currículo, visando que este desperte o interesse dos alunos pelo conteúdo estudado.

Tempo: Descreve-se a duração, considerando-se a complexidade e a faixa etária a que a webquest se destina. A Webquest pode ser de curta duração, quando dura de uma a três aulas e de longa duração, de uma semana a um mês.

Recursos: São pesquisadas fontes na Web que satisfaçam o desenvolvimento do tema proposto. As fontes que serão utilizadas serão definidas pelo professor. Elas podem abranger todo o conteúdo ou ainda podem necessitar do apoio de algum material externo à internet.

Tarefa: Deve ser explicado detalhadamente ao grupo como a tarefa será realizada, quais fontes devem ser utilizadas em cada etapa e o que cada componente terá que fazer.

Avaliação: Trata sobre a forma com que os alunos serão avaliados (individualmente ou em grupo). São estabelecidas também especificações sobre o que será avaliado.

Introdução: O texto que compõe esta etapa deve ser objetivo, claro e, ao mesmo tempo inspirador, motivador, capaz de induzir os alunos ao desafio da realização.

Conclusão: Esta deve ser breve, simples e compreensível. Deve levar à reflexão sobre o que foi realizado, assim como instigar a curiosidade de investigações aprofundadas sobre o tema.

Terminada esta fase de elaboração, formate e revise sua Webquest e em seguida publique-a na Internet. No shopping foram disponibilizados locais de publicação e alguns endereços de templates que você pode utilizar para facilitar e embelezar sua Webquest.

 Exemplos de Webquest

A seguir relacionaremos alguns links de acesso a exemplos de Webquest.

Galeria de webquest de alunos - http://nbinfoeducacional.googlepages.com/%C2%A0x-galeriadaswebquests

Agrupamento de Escolas de Fajões – Webquest -http://fajoes.org/webquest/procesa_index_todas.php

WebQuest: um desafio aos professores para os alunos - http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/

Clube do professor - http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/

 
Referências Bibliográficas

BARBOSA, Lisbete Madsen e ABAR, Celina A. A. P WEBQUEST - Um desafio para o professor! São Paulo: Avercamp, 2008.

BARROS, Gílian Cristina. Webquest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço. Disponível: <www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf>. Acesso em: nov. 2008.

BRANDÃO, André Luiz, MUSA, Daniela Leal; OLIVEIRA, Alessandro Ramos de; FERNANDES, Clovis Torres. WebQuests em Roteiro de Curso Hipermídia. Anais do XXVIII Congresso da SBC – 2008, p. 458 a 461.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim. WebQuest: um desafio aos professores para os alunos. <http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/>. Acesso em: nov. 2008.

DODGE, Bernie. Novo método orienta pesquisa na Internet. Revista EducaRede. Disponível: < http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/tecnologia4.html. Acesso em: nov. 2008.

FERNANDES, Maria Isabel Macedo; CARMO, Maria Manuela Bacelar do.; MAIO, Vicência Maria Gancho do. Aventuras em Formação: construção de WebQuests. Disponível:<http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/AventuraemFormacao.htm>. Acesso em: nov. 2008.

RAMOS, Daniela Karine. Possibilidades e formas de colaboração: um estudo com alunos do Ensino Fundamental. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS, V. 5 Nº 2, Dezembro, 2007.

SENAC-SP. Webquest. Disponível: http://webquest.sp.senac.br/textos/como/#delineie-a-tarefa. Acesso em: nov. 2008.

SILVA, Karine Xavier Soares. WEBQUEST - Uma metodologia para pesquisa escolar por meio da Internet. São Paulo: Avercamp, 2008.

Webquest Brasil. Disponível: <http://www.webquestbrasil.org/node/4>. Acesso em: nov. 2008.