Dispositivos de Armazenamento - Memórias: RAM e ROM
Apresentação Conteúdos Créditos  

Memórias

RAM

Memória RAMA RAM (Memória de Acesso Randômico) é uma memória utilizada pelo processador como um meio rápido e temporário para a contenção de informações (dados e programas) durante a execução em um determinado momento. O acesso a memória RAM é mais rápido que aos dispositivos como HDs, CDs ou DVDs. Assim, os dados e os programas armazenados nesses dispositivos, que serão utilizados pelo processador, são carregados primeiramente na RAM antes do processamento. Desse modo, evita-se que o processador realize, em todo instante, a leitura ou escrita em dispositivos de acessos mais lentos.

A retenção das informações na memória RAM é feita de modo volátil utilizando-se de energia para reter os dados. Assim, ao desligar o computador, as informações contidas nessa memória são apagadas. Desse modo, para preservamos alguma informação, é necessário salvarmos dados no HD, os quais são mantidos de uma maneira não-volátil.


Figura 1: Exemplo de Memória RAM.

Atenção: Geralmente, o termo “memória” é utilizado para referenciar apenas a memória RAM. Entretanto, existem diversos dispositivos de armazenamento de dados, tais como o HD (Disco rígido), as memórias ROM (Memória Somente de Leitura), o disquete, entre outros.

ROM

Diferentemente da memória RAM, as memórias ROM (Read Only Memory – Memória Somente de Leitura) não são voláteis, mantendo os dados gravados após o desligamento do computador. Como o nome sugere, as primeiras ROM não permitiam a regravação de seu conteúdo. Atualmente, existem variações que possibilitam a regravação dos dados por meio de equipamentos especiais.

Essas memórias são utilizadas para o armazenamento do BIOS - Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). Esse Memória ROMsistema é o primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado. Sua função primária é preparar a máquina para que o sistema operacional possa ser executado.

Na maioria dos BIOS é possível especificar em qual ordem os dispositivos de armazenamento devem ser carregados. Desta forma, é possível, por exemplo, carregar uma distribuição do sistema operacional Linux que funciona diretamente do CD antes do sistema operacional instalado no HD (especificando que o CD deve ser verificado antes do HD).

Figura 2: Exemplo de BIOS.

Voltar