Dispositivos de Entrada - Mouse
Apresentação Conteúdos Créditos  

Mouse

Esse dispositivo auxilia, em conjunto com o teclado, na entrada de dados no computador, especialmente em programas com interface gráfica. O nome “Mouse” (Rato em inglês) foi escolhido devido a sua semelhança, segundo os criadores, com um ratinho.

O mouse funciona como um apontador na tela, e com ele é possível executar diversas funcionalidades no ambiente gráfico do sistema. Normalmente, são disponibilizadas as seguintes operações com o mouse: movimento, clique, duplo clique e arrastar-soltar.

Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está sendo utilizado. Outra variação nos modelos dos mouses está no modo de detecção de movimento: os mouses tradicionais utilizam artefatos mecânicos, em que uma esfera de borracha gira livremente e aciona dispositivos, indicando a movimentação do mouse em relação à sua posição inicial de repouso. Já os mouses mais modernos, utilizam meios ópticos para detectar uma movimentação (mouse óptico).

Figura: Exemplo de Mouse Óptico.

Voltar