Linux - Instalando o Kurumin no HD
Apresentação Conteúdos Créditos  

Instalando o Kurumin no HD

O Kurumin utiliza uma versão modificada do knx-hdinstall, escrito pelo Christian Perle para a instalação no HD. Além de estar adaptado para o Kurumin e traduzido para o Português, ele faz menos perguntas e corrige os problemas de instalação do Knoppix, onde o sistema instalado no HD fica bem diferente de quando roda através do CD-ROM. No Kurumin fica tudo praticamente igual.

A forma que o Kurumin é instalado difere um pouco de outras versões do Linux. No Mandrake e no Slackware, por exemplo, os CDs contém pacotes individuais de instalação dos programas junto com um programa de instalação. Durante a instalação você pode escolher quais pacotes deseja instalar e o instalador se encarrega de "montar" o sistema, instalando individualmente os pacotes marcados, como neste screenshot do instalador do Mandrake:

Esta abordagem permite um controle maior sobre o que será instalado, mas possui também três desvantagens:

  • Torna a instalação mais complexa e confunde os usuários iniciantes (e muitas vezes também os avançados), já que pouca gente conhece a função de cada pacote e não sabe bem quais instalar.
  • Aumenta muito o trabalho dos desenvolvedores, que precisam se preocupar em checar as dependências, etc. para manter a instalação consistente independentemente do que o usuário escolher.
  • Neste sistema a instalação não ocorre de modo automático como no Kurumin.

No Kurumin temos um sistema padrão de instalação automática a partir do CD. O instalador apenas limita-se a copiar esse sistema para o HD e a realizar as alterações necessárias.

A instalação no HD mantém todas as configurações feitas durante o boot, por isso é recomendável a certificação de que o vídeo esteja corretamente configurado, as placas de som e rede estejam funcionando, assim como demais verificações importantes que devem ser relizadas antes de ser dado início à instalação.

Se estiver tudo ok, basta clicar no "Instalar Kurumin no HD, mantendo as configurações atuais" disponível no Iniciar > Configuração do Sistema ou no Painel de Controle. O programa, desenvolvido em bash e Xdialog, embora tenha um visual simples, funciona bem :-) A vantagem é que por ser na verdade um script você pode estudá-lo e alterá-lo quando necessário, bastanto para isso utilizar qualquer editor de texto. Você pode encontrá-o na pasta /usr/local/bin/.

Voltar