Entendendo o que é Taxa de Clock
Apresentação Conteúdos Créditos

 

 

A taxa de clock refere-se ao tempo que o processador leva para efetuar as operações que lhe foram solicitadas. Cada hertz equivale a um "ciclo/segundo", ou seja, uma  "instrução/segundo". Logo, 100 Hz são 100 instruções/segundo. Como os processadores para Computadores pessoais trabalham com o prefixo mega (MHz), na realidade trata-se de um milhão de hertz. Sendo assim, 100 MHz são 100 milhões de instruções por segundo e, conseqüentemente, mil megahertz (1000 MHz) equivalem a um gigahertz (1 GHz) que, por sua vez, significa um bilhão de instruções por segundo.

Em princípio, quanto maior a velocidade do processador, mais rápido ele desempenhará as ações solicitadas pelo usuário, por um software e assim por diante. Porém, o que tiver maior taxa de clock não será necessariamente o melhor. É preciso analisar também a qualidade do desempenho de suas funções.

Convém lembrar que, dependendo do tipo de uso que se dará ao micro, ele não necessitará de um processador tão potente, podendo-se adquirir um modelo mais modesto e, portanto, de menor custo.

Voltar Voltar à cidade