Passo 3: Elaboração das páginas Web.

Ol passo final consiste na criação das páginas Web a partir de seus dados. Tudo o que tens que fazer é clicar sobr a opção "Export to Web" do menú File, e a seguir fornecer um nome de arquivo para sua página. Utilize o nome de arquivo "test.htm".

 O programa lhe informará que foram criados três arquivos. É importante saber reconhecer estes arquivos, e qual a função de cada um deles. No nosso exemplo, os arquivos gerados são: 

  1. test.htm: é o documento principal com a definição dos quadros (frames) da página. Este é o arquivo raíz; se você deseja fazer um vínculo (link) em outra página que leve a seu exercício, então este será o arquivo que deverá vincular. Este arquivo gera diferentes quadros (frames) nos quais estarão contidas as outras duas páginas Web.
  2. testw.htm: a letra "w" no nome do arquivo indica que é o arquivo de boas-vindas (do inglês "welcome"), e é o arquivo que aparecerá no quadro superior do exercício quando este for aberto no navegador. Somente contém a mensagem de boas-vindas e as instruções para realizar ol exercício.
  3. testc.htm: a letra "c" indica que é o código (do inglês "code"), e este arquivo é a parte principal do exercício, contendo as perguntas e todo o código necessário para que o exercício funcione. 
Os três arquivos deverão estar na mesma pasta ou diretório, e o arquivo raíz será o que se deve ser carregado no navegador para a realização do exercício. 

Todas as aplicações do Hot Potatoes geran vários arquivos como os descritos aquí, com a única diferença de que as páginas Web DHTML geralmente são formadas por um único arquivo.

 


©UVic Humanities Computing and Media Centre Hot Potatoes
Tradução de Ademir Martins©