Este módulo tem por objetivo abordar questões sobre a classificação, utilização e avaliação de softwares, sites e portais educacionais.
Algumas das questões em debate hoje é a forma como estão sendo desenvolvidos os materiais digitais para área educacional. Em geral, as empresas desenvolvem softwares e sites de qualidade técnica muito boa, mas deixam a desejar no que se refere à qualidade pedagógica. Ou seja, as empresas não investem na estruturação de uma equipe interdisciplinar que trabalhe em conjunto para o projeto e desenvolvimento deste material educacional.
O resultado deste trabalho, muitas vezes, nada mais é do que uma interface chamativa, atraente, com som, animação, vídeo, entre outros, porém deixando muito a desejar quanto a parte pedagógica do mesmo. Assim, o resultado deste tipo de trabalho são softwares, sites e portais do tipo fechado, sem nenhum tipo de interação com o aluno, que nada mais fazem do que reproduzir fielmente a transmissão que já fazem em sala de aula convencional.
Sendo este o material encontrado para o âmbito educacional, o desafio está em encontrar a melhor forma de selecioná-lo e utilizá-lo. É por isso que este módulo reúne elementos que tratam da Usabilidade e de Critérios de Avaliação do material digital disponível para área educacional. A relação entre estas duas áreas do conhecimento é complementar, uma vez que a primeira trata do nível de facilidade de utilização para o usuário frente ao material disponível e a segunda fornece elementos para uma análise criteriosa desta utilização mas sobre termos técnicos e pedagógicos.
Os três assuntos principais abordados neste módulo estão totalmente vinculados e integrados, a saber:
Usabilidade - conceito e critérios
Como classificar e avaliar softwares, sites e portais?
Possibilidades de utilização em âmbito educacional
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