USABILIDADE E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARE 
 
     
Curso de Pedagogia à Distância - Usabilidade e Critérios de Avaliação de Softwares
     
 

SUGESTÃO DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE GERAL DE SOFTWARE 

Aspectos Técnicos:

1. Adequação ao equipamento disponível nos respectivos ambientes de ensino.
2. Facilidade de instalação e desinstalação.
3. Interativo em relação a diferentes opções de manuseio.
4. Oferecimento de recursos multimídia.
5. Fornecimento do manual de utilização.
6. Compatibilidade e integração com outros software e hardware.

7. Necessidade de fazer download.

8. Necessidade de velocidade de conexão para utilização do site ou portal.


* Conceitos baseados nos estudos da rede municipal de Goiânia.

Questões que permeiam a análise de softwares:

Qualidade pedagógica:

1. Este material é adequado ao objetivo que tenho em mente?
2. Apresenta diversos caminhos para a solução de um problema?
3. Existe algum tipo de reforço quando é estabelecido o acerto ou o erro?
4. Há como refletir sobre o erro? É fornecida a resposta correta?
5. Disponibiliza estímulos motivadores aos usuários?
6. O programa estimula a autonomia dos usuários?
7. Existe coerência entre os objetivos do programa e as atividades que nele são apresentadas? 
8. O material é adequado com a realidade sócio-econômica dos alunos, ou seja, traz exemplos do cotidiano destes educandos? 
9. Transmite conceitos condizentes com as experiências dos alunos? 
10. Qual o seu custo? É possível implementá-lo no trabalho de sala de aula? 

Qualidade técnica - Hardware

1. O programa é ágil no processamento das informações? 
2. O programa permite que o aluno utilize diferentes caminhos para encontrar a mesma resposta? 
3. É necessário o uso de placa de som? 
4. O programa exige placa gráfica?
5. O material oferece a opção de reversibilidade das ações realizadas?

Qualidade técnica - Programa

1. As imagens são bem organizadas na tela? 
2. Existem implicadores que distraem a atenção do aluno para o objetivo final,como cores, personagens,...? 
3. O tempo de aula é suficiente para a aplicação do material? 
4. O tempo de duração de cada etapa é apropriado?
5. É verificado algum tipo de ajuda ao longo da tarefa determinada, sendo classificada com um bom suporte?
6. Os comandos são explicados no início da atividade com uma linguagem adequada, assim como os objetivos de cada módulo?
7. As instruções são fornecidas de forma clara e objetiva? Há ambiguidades?

 
VOLTAR   AVANÇAR