Tutorial de Powerpoint Educacional
Powerpoint Educacional > Coletando informações < VOLTAR

Coletando informações
Num exemplo anterior, vimos que podemos usar variáveis nas caixas de mensagens. Mas para que isso seja realmente interessante, é necessário que seja possível coletar informações do usuário em variáveis. Isso será feito com as caixas de entrada, de acordo com o seguinte código:

Sub Pergunta_Nome()
     Dim nomeUsuario
     nomeUsuario = InputBox(prompt:="Qual o seu nome ?", Title:="Conhecendo o usuário...")
     MsgBox ("Olá, " & nomeUsuario & Chr(10) & "Seja bem-vindo(a) à minha apresentação")
End Sub

[ DOWNLOAD ]

Como você vê no exemplo acima, a caixa de entrada de dados tem dois parâmetros: prompt, que é a pergunta a ser mostrada ao usuário; e Title, que é o título da caixa de entrada. O dado recolhido por essa caixa de entrada é gravado na variável nomeUsuario, por isso que essa variável está associada à caixa de entrada.

Atenção!

No exemplo acima, a variável nomeUsuario foi declarada dentro do sub-procedimento Pergunta_Nome, por isso só poderá ser usada dentro dessa rotina. E é isso que vemos no exemplo, pois o dado informado pelo usuário já é usado ali mesmo, mostrado com uma mensagem de saudação, mostrada na MsgBox.

Porém, se você quiser que o nome do usuário seja mostrado em outro sub-procedimento desse módulo, é necessário que a variável nomeUsuario seja declarada fora do sub-procedimento (Ex. Dim nomeUsuario, porém fora de Sub). Ainda, se você quiser que o nome do usuário seja usado em outro módulo, então a variável tem que ser declarada como pública (Ex. Public nomeUsuario).

As caixas de mensagens, que vimos anteriormente, também podem coletar informações. Elas podem ser configuradas de maneira que apresentem mais de um botão de resposta. Assim, dependendo de qual botão o usuário clicar, uma resposta para uma questão estará sendo coletada.

A sintaxe completa das caixas de mensagem é: MsgBox(prompt[, buttons] [, title] [, helpfile, context]), onde prompt é a mensagem, buttons é o tipo de botões, title é o título da caixa, helpfile é o endereço de um arquivo de ajuda e context é o contexto em que a ajuda será oferecida. Como nesse caso a caixa de mensagem está coletando informações, ela deve ser associada a uma variável, que irá gravar o dado coletado. Observe o código abaixo:

Caixa de mensagem coletando informaçõesSub Deseja_Continuar()
     Dim Resposta
     Resposta = MsgBox("Você deseja continuar?", VbYesNo, "A L E R T A")
End Sub

[ DOWNLOAD ]

Nesse exemplo, a resposta da pergunta pode ser "Sim" ou "Não" e será gravada na variável Resposta. Assim, dependendo da resposta do seu usuário, você pode dar um feedback ainda mais elaborado. As opções possíveis de botões (buttons) são:

  • VbOKOnly. Exibe somente o botão OK.
  • VbOKCancel. Exibe os botões OK e Cancelar.
  • VbAbortRetryIgnore. Exibe os botões Abortar, Repetir e Ignorar.
  • VbYesNoCancel. Exibe os botões Sim, Não e Cancelar.
  • VbYesNo. Exibe os botões Sim e Não.
  • VbRetryCancel. Exibe os botões Repetir e Cancelar.

Além de botões de resposta, também é possível personalizarmos a caixa de mensagem, transformando-a em uma caixa de alerta, por exemplo. Observe outros possíveis valores para o parâmetro buttons da caixa de mensagem pode receber:

  • vbCritical. Exibe um ícone de mensagem crítica.
  • vbQuestion. Exibe um ícone de consulta de aviso.
  • vbExclamation. Exibe um ícone de mensagem de aviso.
  • vbInformation. Exibe um ícone de mensagem de informação.

Um exemplo de caixa de mensagem personalizada seria:

Sub Mensagem_Critica()
     Resposta = MsgBox("Você deseja continuar?", vbAbortRetryIgnore + vbCritical, "Mensagem Crítica")
End Sub

[ DOWNLOAD ]

[ CRÉDITOS ]

 [ Início ]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
2006 ® Todos os direitos reservados.