Tutorial de Powerpoint Educacional
Powerpoint Educacional > Iniciando com o VBA < VOLTAR

Iniciando com VBA
O VBA (Visual Basic for Applications) é uma linguagem de programação presente nas aplicações do Microsoft Office, dentre elas o Powerpoint. Apesar de ser uma linguagem sofisticada, do tipo orientada a objetos, algumas rotinas básicas podem ser facilmente usadas por usuários que não sabem programar, para melhorar as apresentações. Nesse tutorial apresentaremos uma série de rotinas interessantes e úteis no contexto educacional.

Como em qualquer linguagem de programação, devemos ter muito cuidado com a ortografia das palavras, pois um único caracter errado é suficiente para colocar todo um código a perder! O ideal, principalmente para aqueles que estão iniciando com programação, é copiar e colar os exemplos aqui apresentados. Com isso, você evita 'erros bobos'!

Editor do Visual BasicAntes de qualquer coisa, você deve saber como trabalhar com o VBA no Powerpoint:

  1. Exibir > Barras de Ferramentas > Visual Basic
  2. Clique no botão Editor do Visual Basic
  3. Um editor à parte do Powerpoint irá abrir. Nele que você deverá incluir qualquer código VBA.

A seqüência anterior fará com que a barra de ferramentas do Visual Basic fique sempre visível na sua área de trabalho. Além dessa opção, você pode trabalhar indo em Ferramentas > Macro > Editor do Visual Basic.

O Editor de Visual Basic tem um tipo de menu à esquerda, onde você pode visualizar as partes do seu projeto. À direita, há uma janela em branco, onde será digitado o código das rotinas. Se essa janela não estiver aberta, você pode abri-la criando um novo módulo para seu projeto: Inserir > Módulo. Para iniciarmos, teremos somente um módulo. Esse módulo terá declarações e sub-procedimentos.

As declarações são informações que você passa ao editor, avisando-o com que tipo de variáveis você irá trabalhar. Você pode, por exemplo, querer que alguma variável esteja disponível em toda e qualquer parte do seu projeto, por isso a chamará de pública. Por outro lado, se você tem alguma variável que será usada somente em alguma parte do projeto, por alguma rotina específica, você pode declará-la como privada.

Atenção!

Se uma variável é declarada dentro de um sub-procedimento, ela só poderá ser acessada por aquele procedimento. Por exemplo:

Sub Pergunta_Nome // sub-procedimento que pergunta o nome do usuário
Dim Nome As String // A variável Nome é declarada e só pode ser usado dentro dessa rotina
[ ... ]
End Sub // o sub-procedimento acaba aqui

MsgBox Nome; // ERRO! --> a variável nome não existe fora do sub-procedimento Pergunta_Nome

Como você viu no exemplo acima, para se declarar uma variável dentro de um sub-procedimento basta usar Dim [nome_da_variável]. Para se declarar uma variável fora de um sub-procedimento, usamos o espaço do módulo reservado a declarações.

  1. Se você usar Dim na seção de declarações do seu módulo, suas variáveis podem ser acessadas em todo o módulo. Ex. Dim nomeUsuario.
  2. Se você usar Public na seção de declarações do seu módulo, suas variáveis podem ser acessadas em todo o seu projeto. Ex. Public nomeUsuario.
Dica!

As variáveis públicas podem ser mais conveninentes de serem usadas, porque todos os sub-procedimentos podem acessá-las, mas você deve ser cuidadoso.

A maioria dos programadores evita usar muitas variáveis públicas porque se você tem algum problema com elas, você terá que percorrer todo o seu código até achar esse problema!

Por outro lado, se você consegue identificar que o problema está em determinado sub-procedimento, é muito mais fácil e rápido de corrigi-lo.

Na declaração, além do tipo da variável, também podemos definir o tipo de dado que ela armazenará. Esse tipo de dado pode ser uma seqüência de caracteres (String), um número inteiro (Integer), um valor booleano (Boolean), dentro outros. Se nenhum tipo de dado foi definido, assume-se o tipo Variant, que pode receber tanto strings quanto números.

Observe os exemplos:

Dim nomeUsuario
Dim nomeUsuario As String

Public estado_civilUsuario As Boolean
Public idadeUsuario As Integer

Toda a vez que você escreve um código, deve organizá-lo em procedimentos. Cada procedimento informa, passo-a-passo, ao Powerpoint como realizar uma tarefa específica. Há vários tipos de procedimentos, mas num momento inicial vamos utilizar os sub-procedimentos. Eles são estruturados da seguinte forma:

Sub Nome_do_Sub_Procedimento // Deve ser iniciada pela palavra Sub seguida do nome do sub-procedimento
[ ... ]
// Deve conter instruções entre as linhas inicial e final
End Sub
// Deve terminar com a expressão End Sub

O Powerpoint inclui seu código VBA automaticamente em sua apresentação e você pode editá-lo quando quiser!

[ CRÉDITOS ]

 [ Início ] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
2006 ® Todos os direitos reservados.