Exemplos práticos de videoconferência


Colaboração de Dados e Compartilhamento de Aplicações

Durante qualquer reunião, conferência ou aula, é comum compartilhar informações além de imagem pessoal e voz. A informação pode ser simplesmente a agenda de reuniões ou uma apresentação Power Point. A informação é que é importante para a discussão em progresso ou material vital para o entendimento dos estudantes. O resultado de uma reunião pode ser uma proposta escrita conjuntamente ou orçamento, enquanto o resultado de uma aula poderia ser o artigo de final de semestre escrito conjuntamente. O objetivo dessa seção é mostrar vários exemplos de como compartilhar informações durante a videoconferência.

Existe apenas um padrão para compartilhamento colaborativo. Chamado de especificação padrão T.120, essa série fornece instruções para os fornecedores colaborativos de como compartilhar arquivos, whiteboards, imagens paradas e aplicações genéricas. Enquanto a especificação prioriza esse fluxo de dados, muito pouca largura de banda foi dedicada a ela. Enquanto funciona bem para aplicações cujo conteúdo é estático ou muda devagar, ela não funciona bem (de nenhuma maneira) para aplicações envolvendo gráficos complexos, imagem ou animação.

A web tem visto um tremendo crescimento tanto em conteúdo como na habilidade de gerar esse conteúdo. Ferramentas complexas e criativas e métodos forneceram funções incríveis e serviços em um ambiente relativamente seguro. Essas capacidades da web formaram comitês de padrões, para que esses parassem e considerassem se é ou não prático e útil continuar com qualquer desenvolvimento futuro do padrão T.120. Enquanto o número de ferramentas de compartilhamento na web vem crescendo rapidamente, a maioria foi desenvolvida com arquiteturas basicamente proprietárias e, possivelmente, componentes. Isso iniciou uma preocupação para aqueles que investiam uma grande quantia de dinheiro em amplo desenvolvimento ou aqueles que tinham que colaborar por organizações independentes que fizeram escolhas diferentes em ferramentas de colaboração.

Todavia, muitos ainda usam o T.120 como seu componente de colaboração de aplicações. Na realidade, o Microsoft NetMeeting é uma base para muitas dessas soluções colaborativas da web. Nesta seção, nós déramos um exemplo de compartilhamento de Visio e Power Point via NetMeeting. Nós também mostraremos exemplos de uso do AppShare e MediaShare no Wave3's Session. O AppShare do Session é baseado em uma versão do VNC da AT&T que pode compartilhar tanto aplicações como desktops inteiros. O MediaShare do Session compartilha multimídia tal como whiteboard, áudio, textos, gráficos e vídeo.

   Aplicação Wave3 Session e Compartilhamento de Multimídia

   Microsoft NetMeeting