Componentes avançados e administração


Gatekeepers (servidores de chamadas)

Enquanto o padrão de H.323 permite que os terminais conectem e controlem suas próprias chamadas via endereço de IP, construir uma rede robusta de videoconferência sem um gatekeeper seria quase impossível.

O gatekeeper de H.323 controla um conjunto particular de recursos para videoconferência (terminais, gateways, MCU) e fornece serviços avançados similares a um operador para painel de comando de videoconferência ou guardião do tráfego. Nesta função, o gatekeeper possibilita mais conferências H.323 em escala, confiáveis e seguras. O gatekeeper - mais os terminais, gateways e a MCU estão sob seu controle - são coletivamente conhecidos como a “zona” local. É importante notar que a zona local não é uma construção geográfica; melhor dizendo, é simplesmente uma descrição dos recursos registrados para um gatekeeper único (por exemplo um terminal em Tóquio pode ser parte de uma zona cujo gatekeeper fica em Toronto).

A fim de usufruir de todas as vantagens do padrão de H.323, todos terminais complacentes com o H.323 devem se registrar com um gatekeeper. Este processo permite ao gatekeeper identificá-los para outros e controlar suas atividades dentro da zona para fornecer acesso a um sistema integrado e organizado de usuários e serviços. Alguns dos serviços mais importantes do gatekeeper incluem:

Os gatekeepers hoje estão disponíveis como aplicações de software completas apresentadas em standalone (um computador independente que não está conectado a uma rede; um dispositivo que não requer outros dispositivos para funcionar; um programa que é executado sem depender de um sistema operacional) e também com ajuste de funcionalidades "embutidas" incluídas dentro de terminais de H.323, gateways e MCUs. O grau de identificação de recurso de vídeo e o controle fornecido pelos gatekeeper atuais variam bastante e a interoperabilidade entre o gatekeeper de um fornecedor e os recursos de outro podem ser desiguais. As questões que envolvem tais implementações podem ser numerosas e é seguro dizer que discussões sobre desenvolvimento de padrões e implementação de gatekeeper de H.323 produzem freqüentemente mais perguntas do que respostas. Porém, todos concordam que o gatekeeper é um componente e conceito fundamental para habilitar videoconferências baseadas em Internet ajustáveis.. A maioria das organizações está abordando o desenvolvimento de gatekeeper tendo em mente que os gatekeeper devem ser desenvolvidos, mesmo da forma "como estão agora", enquanto os desenvolvedores e a comunidade trabalham para fazer o que podem e o que deveriam ser.