Aspectos relativos Ă  rede


Porta de Encaminhamento

O que é isso tudo sobre portas?

Uma parte da informação contida no cabeçalho do pacote é chamado algumas vezes de número da porta. A fonte e destino do número da porta, combinado com a fonte e destino do endereço, identificam a conexão de forma única. O número da porta geralmente se refere a aplicações ou serviços. Alguns números de portas normalmente vistos, particularmente com respeito a vídeo digital, incluem:

Aplicação/Serviço
Número da Porta (Variação)

ftp

20-21

Telnet

23

Pop Mail

110

Lightweight Directory Access Protocol (LDAP)

389

T.120 (Compartilhamento de dados)

1503

Gatekeeper Discovery

1718

Gatekeeper RAS

1719

Configuração da Chamada H.323

1720

Controle do Áudio da Chamada

1731

H.263 Video Streaming

2979

H.245 (Parâmetros da Chamada)

1024-65535

RTP (Streams de Dados de Vídeo)

1024-65535

RTP (Streams de Dados de Áudio)

1024-65535

RTCP (Informações de Controle)

1024-65535

(Uma longa lista de protocolos e números de portas podem ser achados nas páginas Internet Assigned Number Authority (IANA) Protocol Numbers and Assignment Services, IANA port number e RFC 1700)

Esse método de identificação de conexão deve, obviamente, mudar de alguma forma aonde o NAT é usado. Tanto quanto o gateway ou o roteador remapeie endereços de IP privados não-registrados para endereços de IP públicos registrados, ele também remapeia os números das portas. Isso é feito usando uma mesa de mapeamento de portas para lembrar como as portas foram renumeradas para os pacotes de saída. O roteador também pode fazer o reverso desse processo para que os pacotes que retornam alcancem o destino de chegada correto.

Firewalls e roteadores modernos podem ser configurados para passar contatos por certos locais e certas portas. Por exemplo, se nós quisermos fornecer um serviço para o mundo exterior, vamos dizer um serviço de FTP anônimo, nós podemos instruir nosso firewall para permitir pacotes através da porta 20/21 se ele contiver nosso provedor de acesso como endereço de destino. No caso de uma videoconferência através de uma rede privada, nós simplesmente informamos ao roteador para qual número de porta encaminhar (basicamente, quais pacotes de aplicações permitir que entrem). O ViaVideo da Polycon e o VCON Vigo são exemplos de sistemas de videoconferência que podem lidar com porta de encaminhamento e NAT.