Componentes avançados e administração
Dados todos esses problemas potenciais, o que podemos fazer sobre eles? É melhor não fazer nenhuma suposição sobre a disponibilidade de sua rede para videoconferência. Você deve discutir seus planos de videoconferência com sua equipe de rede logo no início de seu processo de decisões e perguntar a eles se sua rede irá suportar videoconferência nas localizações que você tem em mente, incluindo locações fora do campus. (Se eles não estão familiarizados com os requerimentos de rede para videoconferência, sugira que eles leiam esse livro).
Nos dias de hoje, as áreas de trabalho (desktop) da maioria dos campus ou corporações possuem interface Ethernet de 10/100/1000Mbps para LAN, portanto a videoconferência não causa nenhum impacto. Entretanto, a sua LAN necessita suportar mais “troca” do que “compartilhamento”, para garantir que sua videoconferência influêncie outras. Uma LAN “compartilhada” reparte a largura de banda entre todos, então, na média, você ganha muito menos do que 10/100/1000Mbps, e você ainda aumenta o risco de perda de pacotes e tremulação.
Há atributos adicionais oferecidos por troca de Ethernet que talvez provem o seu valor. Um deles é o suporte para multicast (veja a seção de multicast) e outra é a priorização de tráfico 802.1Q. Isso permite que você dê a alguns dispositivos maior preferência para o tráfico de rede do que para outros – isso é descrito algumas vezes como “layer 2 quality of service”.
Em seu campos e na ampla área de rede (WAN) é onde ocorrem mais paradas na rede. Pontes para o WAN tendem a ser caras e geralmente mais estreitas do que você gostaria. É possível para sua equipe de rede fornecer uma variedade de esquemas de priorização de tráfico na camada IP nos roteadores (mas você precisa ter cuidado para outros usuários não tirarem vantagem disso). Essa priorização somente funcionará a margem de sua rede. Além disso, depende em quem você se conecta. Um transportador comercial geralmente irá tratar todos os tráficos como iguais, mas eles tendem a fornecer largura de banda de mais. Uma rede de pesquisa (como Abilene, GrangeNet, CA*Net, GEANT e similares) geralmente terão um projeto de pesquisa sobre qualidade de serviço, que pode lidar com prioridade de tráfico através da ampla área. Em todos os casos, sua equipe de rede deve estar habilitada a guiá-lo.
O caminho exato junto a rede, entre os terminais de vídeo ou dos terminais de MCU, também afetarão a performance da sua conferência. Os pacotes de rede não necessariamente pegam o caminho mais curto de um local para o outro, os roteadores é que determinam qual o caminho a ser pego. Um roteador deve examinar o endereço de destino do pacote e, então, calcular para onde enviá-lo. Cada passada pelo roteador é chamada “salto”. Por um cálculo estar envolvido, cada “salto” adiciona um pouco de atraso ao tempo total requerido para transmitir todo o caminho., aumentando a latência e a tremulação, e também promovendo paradas (os roteadores tem apenas muita memória e capacidade de CPU), aumentando o risco de perda de pacotes. Quanto menos “saltos” você tiver ao longo do caminho, mais longe você estará.
Você pode achar o caminho envolvido usando uma ferramenta chamada “traceroute” (no Unixon, e “tracert” no Windows). O Traceroute vai revelar todos os saltos de IP envolvidos e também fornecerá algumas informações sobre a quantidade de atraso, em milésimos de segundos, em cada salto. O utilitário do Traceroute somente checa o caminho QUE VEM do seu computador PARA o destino que você especificou, mas não a direção inversa. O encaminhamento não é simétrico: O caminho de A para B não será necessariamente idêntico do caminho de B para A. Então, é importante começar um traceroute de cada locação. Como resultado, uma videoconferência pode rodar maravilhosamente em uma direção e ruim na direção oposta (na verdade, esses sintomas indicam um encaminhamento assimétrico). Na maioria dos casos, você quer que o caminho seja simétrico, mas em algumas raras situações você não tenha alternativa (por exemplo, usando uma transmissão via satélite de mão-única com um retorno terrestre). Também, esteja consciente que essa treceroute não identifica as trocas de Ethernet ao longo do caminho, que pode ser o lugar onde o problema de largura de banda acontece. (Note que alguns locais bloqueiam o uso de ferramentas de rede tais como o traceroute, e, talvez, você esteja impossibilitado de seguir algumas rotas).
No geral, é bastante recomendável
conversar com a equipe de rede dos dois terminais da videoconferência
pretendida. Eles podem aconselhá-lo sobre possíveis problemas,
monitorar a rede procurando por problemas e desenvolver uma melhor configuração
para você. Há muitas listas de e-mails e páginas boas
que fornecem contatos com outros engenheiros de rede que podem ajudar. Muitas
dessas listas e sites são fornecidas no apêndice.