Usos de Videoconferência


Supervisão e Segurança do Campus

Nós normalmente pensamos sobre videoconferência como sendo de duas vias e interativa, com ambas as partes participando igualmente na troca. Porém, a videoconferência também pode ser usada como uma tecnologia de monitoração de uma só via simplesmente colocando o áudio no silencioso e/ou o vídeo em um dos lados. Este aspecto da conferência H.323 não é freqüente, se alguma vez foi, foi no âmbito dos produtos atuais dos fornecedores, mas alguns dos produtos de H.323 de hoje poderiam ser adaptados para usos especiais, e desenvolvimentos futuros junto a estas linhas são certamente plausíveis.

Para imaginar cenários onde as conferências H.323 poderiam ser adaptadas como ferramentas de supervisão/segurança, você só precisa examinar as situações onde o vídeo já está sendo desdobrado para estes propósitos. Considere em particular aquelas aplicações onde conectando o dispositivo de vídeo a uma LAN se poderia aumentar a funcionalidade e flexibilidade ou reduzir custos. Por exemplo, muitos campus e ambientes corporativos têm infra-estruturas de LAN/WAN extensivas que incluem conectividades Internet e Intranet e, em paralelo, fornecem um sistema de segurança com circuito fechado de TV. Uma solução de vigilância de H.323 permitiria que dispositivos de monitoração fossem posicionados em qualquer lugar onde existisse uma conexão de LAN e permitiria que vídeos destas fontes fossem vistos, registrados e facilmente integrados com outros sistemas de dados organizacionais. Muitos sistemas de H.323 fornecem câmeras de controle remoto com capacidades pan-tilt-zoom, que podem ser controladas através de algumas das extensões de protocolo H.323. Algumas câmeras possuem características inteligentes como auto-localização, auto-sinalização quando elas percebem movimento e algumas são até programáveis através de portas seriais e conexões com PCs. Um exemplo é a série Sony EVI-D30/31 e suas portas VISCA; outros fornecedores têm produtos semelhantes.

Este tipo de "supervisão" pode se estender além do apoio para aplicações de segurança. A monitoração distante não-perturbada de situações que não podem ser prontamente observadas (como vida selvagem em seu hábitat natural ou astronautas trabalhando no ônibus espacial) pode ser usada para educação, treinamento e até mesmo entretenimento. A proximidade preparada para outras aplicações de dados disponíveis via LAN/WAN permitiriam uma integração fácil do vídeo capturado em documentação, apresentações, materiais educacionais e até eventos broadcasting. Os terminais de videoconferência H.323 podem ser também colocados em áreas selecionadas para fornecer "assistentes distantes", por exemplo, uma "vídeo recepcionista", um " supervisor de teste de vídeo " ou "suporte para o vídeo do laboratório"'. A outra extremidade do terminal iria, então, ficar no desktop da pessoa real que está executando a função, permitindo-lhe monitorar o que está acontecendo na sala e também se comunicar prontamente quando é necessária ajuda ou mediação.

Em qualquer dos cenários acima, um MCU (unidade de conferência multiponto) ou rede multicast, poderia ser usado para possibilitar a monitoração de várias áreas de uma vez a partir de uma única posição estratégica.

Acreditamos os que terminais de H.323 verdadeiramente capazes de substituir os sistemas de segurança e de supervisão especializados de hoje precisam evoluir em várias áreas como robustez, resistência às condições do tempo (para aplicações ao ar livre), tamanho/formato, etc. Porém, hoje a maioria dos terminais topo de linha suportam câmeras externas com uma combinação ou entrada S-Video/S-VHS, separando a câmera do codificador. Com o uso de um sistema de transmissão barato de vídeo de telegrafia sem fios, a câmera pode ser completamente independente do terminal ou a combinação câmera-terminal pode ser conectada a sua rede em lugares onde os cabos de rede não alcançam.