Requisitos b├ísicos para uma videoconferência bem sucedida


As dicas para selecionar e ajustar o seu PC

Uma vez que você entenda os componentes básicos usados em uma videoconferência, selecionar e melhorar sua estação de trabalho ou laptop se torna o próximo passo importante. Para uma videoconferência, isso depende dos seguintes fatores:

Sua escolha do terminal de videoconferência dependerá de para qual plataforma de sistema operacional a aplicação é desenvolvida e com qual sistema operacional você está familiarizado e sente-se confortável ao usar. Considere também o uso pretendido para esta máquina —você planeja fazer uma conferência de pessoa para pessoa? Será necessário que a tela do seu monitor suporte uma exibição para usuários múltiplos? Existem muitas soluções disponíveis para usuários de PC e agora existem várias para usuários Apple OS X, mas o mercado é ainda pequeno em soluções Unix.

Tipos de solução para conferência desktop:

Aplicação de vídeo (conectada por USB)

Solução baseada em PCI (codec de hardware interno)

Software (câmera genérica, microfone e placa de som)

Seja cauteloso ao sobrecarregar seu processador com outras aplicações que não sejam as aplicações de videoconferência. A necessidade de fazer compartilhamento de dados e as aplicações que são exigidas para suportar os dados compartilhados devem ser consideradas ao selecionar um sistema de terminal. Conhecer o impacto de uma solução pessoal de videoconferência em seu desktop exige uma análise cuidadosa da especificação de produto, inclusive interações de aplicação e questões relacionadas à interoperabilidade.

Familiarize-se com os sites de fornecedores enquanto você compara preços. Ache as descrições do produto e páginas de apoio. Elas normalmente conterão informações (freqüentemente em arquivo pdf) e/ou seções de requisitos para o sistema. Se você tiver perguntas sobre quaisquer especificações dos requisitos ou clientes, você também pode mandar uma mensagem via correio eletrônico direto daquele site. Os representantes dos fornecedores têm muito prazer em ajudá-lo.

Enquanto isso, nós introduziremos uma idéia geral sobre o que esperar.

Exemplos de requisitos de sistema PC para suportar aplicações de videoconferência

Aplicação de vídeo

Suposições para este tipo de solução:

  1. A aplicação manipulará toda compressão e descompressão.
  2. A aplicação é conectada via USB.
  3. A aplicação pode ou não ter microfone embutido com cancelamento de eco.
  4. PC já está preparado para suportar os requisitos da plataforma do sistema operacional.

Requerimentos do sistema:

Solução baseada em PCI

Suposições para este tipo de solução:

  1. Placa codec ou placa PCI manipulará toda compressão e descompressão.
  2. A placa é usada junto com o software fornecido pelo fornecedor.
  3. O sistema utiliza um processador único rodando um processador kernel (parte do sistema operacional que trata do hardware básico) único.

Requerimentos do sistema:

Solução de software (câmera genérica, microfone e placa de som)

Requerimentos do sistema:

Considerações adicionais

 

Pergunte a você mesmo (ou ao seu administrador de sistema):

A configuração de sistema do meu PC realmente importa?

Os componentes da videoconferência são alojados dentro ou junto ao computador de mesa, laptop ou estação de trabalho. Se o sistema do computador não é poderoso o suficiente para suportar o hardware e software da videoconferência, o terminal da videoconferência terá um desempenho pobre. Uma vez que você tenha selecionado um produto particular de videoconferência, não deixe de analisar as especificações do fornecedor. Lembre-se que o fornecedor especificará os requisitos MÍNIMOS (normalmente sistema operacional, velocidade do processador, quantidade de memória de acesso randômica, placa de exibição do vídeo e memória do vídeo). Em resumo: Overbuild.

Não posso operar com a configuração mínima de sistema?

Os requisitos MÍNIMOS devem ser interpretados no sentido de que não existirá nenhum outro programa ativo no PC enquanto o software da videoconferência estiver sendo executado. Se você souber de antemão que o PC da videoconferência executará um programa de e-mail, terá um browser aberto e estará tocando uma música no CD player enquanto você está na videoconferência, você deve escolher um PC que exceda os requisitos mínimos. A escolha da memória de acesso randômico e da placa de vídeo/memória do vídeo possue um impacto maior no desempenho da videoconferência. A placa de vídeo é importante porque o hardware da videoconferência exibe a imagem da câmera na tela do computador usando a placa de vídeo do computador. Se o codec é muito rápido mas a placa de vídeo do computador é lenta, ela degradará o desempenho geral.

Um grupo de pessoas da minha organização precisa estar freqüentemente na mesma videoconferência ao mesmo tempo. Eu sugeri a todos que "nós nos apertassem" ao redor do meu desktop mas todo mundo resmungou. Você não acha que daria certo? Quem está certo - eles ou eu?

Bem, certamente é possível apertar-se na frente do desktop, por isso é difícil dizer quem está certo. Eu imagino que depende da sua definição de "funcionaria"! A menos que sua câmera desktop tenha uma lente de grande abertura angular, você não poderá ajustar todo mundo na frente dela e o local distante não poderá ver todos vocês. Além disso, dependendo do tamanho do seu monitor, as pessoas do seu terminal provavelmente terão que se esticar para compartilhar a visão ou os participantes distantes. O som poderia funcionar bem para um grupo pequeno. Os microfones e as caixas de som freqüentemente possuem “alcance" melhor do que os periféricos de vídeo. Ainda assim, é provavelmente melhor admitir uma derrota aqui. Uma vez que você tenha mais de duas pessoas que querem participar da conferência conjuntamente, cada um precisa 1) trazer todos para uma conferência multiponto, cada um usando seu desktop via um MCU ou 2)ajustar uma área para conferência em grupo onde todos possam juntar-se e utilizar um sistema para grupos. Lembre, fazer nem sempre faz sentido ;-)!

Eu ouvi falar que eu poderia gastar um pouco mais de dinheiro nos componentes de áudio/vídeo para meu PC e adaptá-lo a um sistema de conferência para grupos. Se isto é verdade, por que sistemas para conferência em grupo custam bem mais caro?

Imagine que você tem um Fusca, mas você gostaria que de levar vários passageiros e seus equipamentos para acampar e dirigir em um terreno áspero como numa Ford Explorer. Você tem uma chance de fazer isso funcionar se você a) entender as limitações do design do Fusca, b) entender as metas do design da van, c) tiver pelo menos algum dinheiro e tempo para gastar e d) for habilidoso com ferramentas e improvisação. É o mesmo conceito. Se você mesmo pode construí-lo, você pode ser capaz de economizar algum dinheiro. Entretanto, se você não for o tipo que possa fabricar/montar algo e, então, sustentar o que você criou, compre um sistema de grupo "pronto para uso"!

Às vezes meu PC parece tão lento quando estou fazendo qualquer outra coisa durante uma videoconferência. Onde o processamento é normalmente feito em um sistema de VC?

O local de processamento do vídeo depende do cliente que você está usando. Alguns clientes vêm com uma placa adicional que descarrega parte ou todo o trabalho do vídeo. Alguns clientes, geralmente os mais baratos, contarão com seu processador principal para manipular o vídeo. Por essa razão, PCs mais lentos podem ter um desempenho pior enquanto outras aplicações (i.e. planilhas eletrônicas, processadores de texto, editores gráficos, etc.) estão rodando. O ponto aqui é, se você quiser um cliente de videoconferência mais barato, instale-o em um PC mais rápido.

E se eu não usar um PC?

Você está certamente em um situação de perda! Existe uma lacuna notável no mercado de H.323 em termos de terminais de vídeo Unix e Macintosh. Isto se deve ao grande mercado consumidor para sistemas Windows. Mas o projeto do OpenH323 construiu ferramentas para Linux e a Wave3 Software construiu clientes SIP para a Apple e para produtos de PC. As ferramentas de multicast estão disponíveis para Unix.

Eu tenho um PC realmente bom e rápido. Ele também tem dois processadores. Por que eu não posso usar este sistema com um cliente de videoconferência para placa assistida?

Placas que participam na videoconferência devem entrar em determinados slots de PCI. Parece que os fornecedores programaram seus softwares para abranger um alcance particular de números de IRQ. O segundo processador normalmente ajusta-se em um slot superior e, então, livra-se dos números de IRQ para a placa de videoconferência. Se você instalar a placa assistente de videoconferência em um PC com processador dual, terá resultados caóticos desde recusa de operar até congelamentos regulares e constantes.

Justamente quando eu pensei que eu estava manipulando as informações de como agir muito bem, aconteceu que eu fiquei atrapalhado. Isso tudo começou quando meu cliente de videoconferência "tocou" ao mesmo tempo em que meu e-mail buzinou, meu telefone tocou e alguém parou do lado de fora da porta do meu escritório. Cada interface pareceu exigir ser a primeira a ser atendida. Deixei o telefone cair na caixa de mensagens, deixei o e-mail para mais tarde, peguei a chamada de vídeo e pedi para aguardar enquanto eu falava pessoalmente com a pessoa que estava na porta. Mas esta crise súbita de comunicação me deixou muito confuso. Pelo resto do dia, eu fiquei tentando fazer coisas estranhas - Arrastar um número de telefone da agenda de endereços do meu PC para o meu telefone. Comer uma baguete que estava na mesa de conferência de um local distante com o qual eu estava tendo uma videoconferência. Girar o handset do meu telefone ao redor da sala para “mostrar" ao visitante minha nova arrumação do escritório. Eu até me convenci a certa altura (e fiquei bastante frustrado depois disso!) que eu podia cortar e colar uma boa piada na cabeça de um colega. Estou ficando louco?

Você não está louco, apenas atormentado e também talvez um pouco à frente de seu tempo (quero dizer, cortando e colando nas cabeças das pessoas??!) Algum dia isso tudo acontecerá. Por enquanto, vá lá fora e sente-se calma e agradavelmente. Não leve o celular, o pager, o PDA, o laptop, sua pilha de leitura, seu relógio de Dick Tracy ou seu telefone de agente 96. Só pare. Olhe. Escute. Aprenda a ficar parado.

Eu encomendei um cliente de videoconferência USB novo. Ele tem algumas características realmente agradáveis, mas eu estou tendo alguma dificuldade com o áudio. Você tem algum conselho para me dar?

Algumas peculiaridades são notadas de vez em quando. Algumas coisas a observar incluem: