Prefácio


Por que os padrões, a abertura e a interoperabilidade são importantes?


O H.323 é um padrão da União de Telecomunicações Internacionais (ITU) para videoconferências via IP. É um padrão abrangente que especifica requisitos obrigatórios e opcionais em várias áreas para possibilitar uma seqüência de telefonema ou comunicação completa. O padrão também define vários componentes importantes que podem ser parte do telefonema - terminais e clientes, portais, gatekeepers e registros, unidades de controle multiponto e agora serviços de diretório seguro. A razão para o padrão é possibilitar a interoperabilidade entre as diferentes implementações dos fornecedores destes componentes. Assim como é o caso em todos os padrões, há um perigo de uma especificação superior ou inferior. Se o padrão está acima do especificado, pode ser difícil de implementá-lo na forma de um produto de custo efetivo. Se o padrão está abaixo do especificado, pode haver espaço para interpretações diferentes que levam a implementações complacentes com o padrão mas não interoperacionais. A versão 1.0 da especificação de H.323 deixou uma excessiva liberdade significativa para interpretação do vendedor. Esta liberdade possibilitou uma grande diferenciação no mercado, mas levou a uma baixa interoperabilidade entre os primeiros produtos. As versões subseqüentes do padrão trataram este assunto tornando-se mais específicas em áreas-chave e a interoperabilidade entre as implementações dos fornecedores de H.323 parecem funcionar bem. Mas com a movimentação em direção a mais nova recomendação do projeto de protocolo SIP, nos encontramos novamente na situação de pouca ou nenhuma interoperabilidade entre as ofertas dos fornecedores.

Felizmente, as forças do mercado resultaram em várias parcerias estratégicas entre fornecedores de equipamento para videoconferência, o que provavelmente aumentará a interoperabilidade nesta área. Em alguns casos, os fornecedores procuraram adquirir produtos complementares, a fim de oferecer soluções completas. Em outros, parcerias foram formadas para assegurar a interoperabilidade dentro de uma linha mais ampla de produtos.
A maior parte deste livro de receitas é dedicada a padrões baseados em videoconferência, principalmente o H.323 com movimentação em direção ao SIP. Outras soluções patenteadas foram mencionadas, algumas das quais podem interoperar com tecnologias baseadas em padrões. Todavia, a ViDe continua a enfocar e propor soluções baseadas em padrões.