Resumo:
Com a utilização do computador em sala de aula, desenvolveu-se uma nova cultura educacional. Tal fato sugere mudanças nos projetos políticos pedagógicos e na atuação dos professores.
A informática na educação valoriza a cooperação, a autonomia, a criatividade, a comunicação e a interdisciplinaridade. A partir disto, o programa Um Salto Para o Futuro propõe uma discussão sobre informática e projetos. Para exemplificar, é apresentado o projeto Teia da Vida, desenvolvido na escola José Mariano Beck, em Porto Alegre. Este projeto propõe o estudo de um determinado tema com o auxílio do computador e da Internet através de e-mails, Chats, páginas na web e etc.
É importante ressaltar que os projetos de aprendizagem não devem ser algo que amarre o professor e os alunos, mas também é preciso que o professor saiba impor um limite para não se tornar algo muito vago.
Além disso, para informática ser integrante do projeto político pedagógico, é preciso que se tenham professores capacitados para o correto desenvolvimento do trabalho. Tal capacitação passa por uma compreensão do professor de contribuir para o projeto de aprendizagem e não de transmitir conhecimento.
Outro exemplo de projeto apresentado é o projeto Xadrez, desenvolvido na escola Senador João de Medeiros Calmon, no Espírito Santo. Tal projeto interdisciplinar utiliza o jogo de xadrez como ferramenta didática para desenvolver a concentração, o raciocínio lógico e a memória.
Portanto, conclui-se que o ponto mais importante com relação aos projetos de aprendizagem desenvolvidos é a colaboração proporcionada por estes.
Para assistir ao filme completo:
velocidade 56 kbps
clique
aqui
velocidade 150 kbps clique aqui
A duração deste filme é de 55min 19s
|