Elektra:
Um chatterbot para o uso em ambiente educacional

 
Funcionalidades Implementadas
   

A Profª. Elektra esta em constante aperfeiçoamento para melhor disponibilizar seu conhecimento aos alunos, sua base de conhecimento é construída sobre a arquitetura do software ALICE onde é escrita em linguagem AIML, que é uma linguagem de fácil aprendizagem e com um conjunto de tags e comandos simples para a implementação da base de conhecimento de um chatterbot, esta serve para analisar as mensagens enviadas pelo usuário e decidir a forma como estas mensagens devem ser respondidas.

O AIML é baseado em padrões de entrada do usuário, conhecidos como categorias. Uma frase escrita por um usuário é comparada aos padrões descritos na linguagem e com base neste processo são selecionadas ou construídas as respostas.

As principais tags do AIML são:
<aiml> incia e termina um bloco programado em AIML
<category> identifica uma “unidade de conhecimento” na base de conhecimento
<pattern> identifica um padrão de mensagem simples freqüentemente utilizado por usuários
<template> contém a resposta para uma mensagem do usuário

A primeira funcionalidade explorada foi à possibilidade do chatterbot escolher uma entre diversas respostas a serem apresentadas para uma mesma pergunta. Isto é feito adicionando mais de uma resposta para uma categoria de conhecimento, que é escolhida aleatoriamente no memento em que o robô é solicitado, oferecendo assim, a oportunidade de que ao ser questionado mais de uma vez sobre o mesmo assunto, o chatterbot possa apresentar uma resposta diferente da primeira. Este recurso parte do pressuposto que se o usuário do ambiente tornou o questionar o robô sobre um mesmo tópico é porque provavelmente a resposta apresentada não satisfez sua necessidade. É importante ressaltar que o robô não necessariamente apresenta uma resposta diferenciada se o assunto for persistido, visto que as respostas são escolhidas de forma aleatória, podendo assim a mesma resposta ser apresentada.

Outra funcionalidade explorada foi à adição e visualização de hiperlinks e imagens nas respostas. Os hiperlinks podem ser colocados em qualquer local dentro do espaço de resposta, fazendo o uso da tag a href da linguagem HTML, e as imagens podem ser exibidas usando outra tag da linguagem HTML chamada img src. Estas duas são muito interessantes pois proporcionam que o tutor virtual indique sites e tutoriais dedicados ao assunto previamente selecionados pelos professores e a equipe envolvida com a pesquisa, a adição de imagens ilustram as respostas tornando muito mais interessante a interação com o chatterbot.

Outros aperfeiçoamentos na base de conhecimentos do chatterbot poderão ser implementados com utilização de recursos mais avançados do AIML e a criação de novas categorias oriundas de novas interações dos alunos com a Profª. Elektra.



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