Grupo de Pesquisa

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação onde assumiu em 2017 a função de Coordenadora e onde atua como docente e desenvolvendo pesquisa em mundos virtuais imersivos e mobile learning. Desenvolve atividade de pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores.

Lattes:  Clique para acessar o currículo Lattes completo.
fran Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) também pela UFSC. Na graduação, participou do projeto de extensão para criação do Totem digital para o museu histórico de Araranguá, realizado pelo Laboratório de Mídia e Conhecimento da Universidade. É voluntária nos projetos CodeClub e Meninas Digitais para ensino de programação a alunos do ensino médio. Áreas de interesse: Inteligência Artificial, Jogos Digitais, Interface Humano-Computador, Engenharia de Software,programação e teorias computacionais.

Lattes:  Clique para acessar o currículo Lattes completo.
patricia Possui graduação em Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente participa como membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Informática na Educação (SBC), desenvolve atividades de pós-doutorado atuando como professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desempenha atividades no Projeto AVATAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto) e também no Projeto AVAECIM (Ambiente Virtual de Aprendizagem Experimental em Ciências e Matemática) onde pesquisa sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática.

Lattes:  Clique para acessar o currículo Lattes completo.
anita Doutoranda em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS. Mestre em Informática na Educação, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Informática na Educação (ESPIE2005) e em Mídias na Educação (MA3-2014), ambas realizadas no CINTED/UFRGS. Graduada em Pedagogia Magistério para Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Fiz parte da Equipe Multidisciplinar do Curso de Especialização em Mídias na Educação 4ª, 2ª e 1ª eds. no CINTED/UFRGS. Professora na Sala I: Introdução ao Ambiente Moodle e ao Curso do curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar 2ª ed. no CINTED/UFRGS. Bolsista de Iniciação Científica Cnpq-PiBic

Lattes:  Clique para acessar o currículo Lattes completo.