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Textos de referência

O que é aprendizagem invertida e por que usá-la?  Capa livro Talbert

Talbert, Robert. Guia para Utilização da Aprendizagem Invertida no Ensino Superior (Desafios da Educação)  Penso. Edição do Kindle.

Durante séculos no ensino superior, a forma mais eficiente de ensinar os estudantes era reuni-los em um local e horário determinados, disseminar informações pertinentes e então fazê-los trabalhar com elas em atividades envolvendo processos cognitivos mais complexos do que simplesmente anotar as informações dadas. Esse ainda é o modo predominante de instrução nas universidades atualmente e deve ser familiar para quase todos. Os alunos chegam à sala de aula com seus colegas, têm o primeiro contato com o novo conteúdo por meio de uma aula expositiva (a qual pode incluir elementos de atividade, como trabalho em grupo ou interações com perguntas/respostas) e então vão para casa trabalhar com esse material novo por meio de um dever de casa, laboratórios, redações, projetos e similares. Esse ciclo de encontros, seguidos por trabalho de alta complexidade, seguido por encontros, continua, pontuado por avaliações somativas ocasionais.

O modelo tradicional cria uma relação inversa entre a dificuldade cognitiva do trabalho do aluno e o acesso do aluno a suporte. Isso significa que, no modelo tradicional, os alunos estão fazendo o trabalho mais simples quando seus canais de apoio estão mais prontamente acessíveis e o trabalho mais difícil quando o apoio está menos disponível. Quando o professor está fisicamente presente, representando o ponto máximo de acessibilidade ao auxílio, a função do aluno em geral é apenas fazer anotações. Ao contrário, os alunos estão fazendo o trabalho mais complexo quando os canais de trabalho estão menos acessíveis (seu trabalho em tarefas cognitivas de mais alta complexidade, como aquelas de aplicação e síntese, ocorre depois que o professor saiu do local).

O modelo tradicional não promove comportamentos de aprendizagem autorregulados. Aprendizagem autorregulada é um conceito psicológico complexo, com toda uma literatura de pesquisa própria, e livros inteiros podem e têm sido escritos sobre o assunto.

Aprendizagem autorregulada refere-se à aprendizagem que “abrange plena atenção e concentração, autoconsciência e introspecção, autoavaliação honesta, abertura à mudança, autodisciplina genuína e aceitação da responsabilidade pela própria aprendizagem.

O modelo tradicional cria dependências intelectuais indesejadas dos alunos em relação aos professores.

Na aprendizagem invertida, a relação entre dificuldade cognitiva e acesso ao auxílio é agora direta, e não inversa. Os alunos estão usando as aulas para trabalhar em tarefas cognitivamente avançadas, onde eles têm os colegas e um professor ao seu lado para auxiliar auxiliar enquanto trabalham.

Na aprendizagem invertida, a aula é inteiramente aberta para que o professor planeje atividades ativas, criativas e criteriosas que melhor atendam às necessidades dos alunos.

A aprendizagem invertida promove a autorregulação, porque, para entender o conteúdo, é necessário apresentar diariamente comportamentos de aprendizagem autorregulada.

Definição

A aprendizagem invertida é uma abordagem pedagógica na qual a instrução direta se desloca do espaço de aprendizagem grupal para o espaço de aprendizagem individual, e o espaço grupal resultante é transformado em um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico em que o educador guia os alunos enquanto eles aplicam os conceitos e se engajam criativamente no assunto.

A aprendizagem invertida é uma abordagem pedagógica na qual o primeiro contato com conceitos novos se desloca do espaço de aprendizagem grupal para o individual, na forma de atividade estruturada, e o espaço grupal resultante é transformado em um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, no qual o educador guia os alunos enquanto eles aplicam os conceitos e se engajam criativamente no assunto.

Esta definição apresenta os quatro pilares da aprendizagem invertida,  organizados como o acrônimo FLIP (em inglês, inverter).

FLIP

  • Ambiente flexível (em inglês, flexible environment). A aprendizagem invertida está baseada na permissão que os alunos têm para aprender de formas e em ritmos diferentes e para escolher como demonstrar evidências de que dominaram o conteúdo da disciplina.
  • Cultura de aprendizagem (em inglês, learning culture). Um ambiente de aprendizagem invertida é uma comunidade que valoriza o processo de aprendizagem em todas as suas formas, incluindo todas as dificuldades, com os aprendizes no centro, não o professor.
  • Conteúdo intencional (em inglês, intentional content). Os materiais usados na aprendizagem invertida são desenvolvidos estrategicamente, com conexões explícitas com metas de aprendizagem que são claramente expressas; conteúdo em texto, vídeo e on-line que é construído com alta qualidade educacional 
  • Educador profissional (em inglês, professional educator). Um professor em um ambiente de aprendizagem invertida desenvolve inúmeras tarefas difíceis. Ele tem de preparar o conteúdo e organizar o ambiente de aprendizagem e deve observar os alunos enquanto trabalham e saber quando intervir e quando deixá-los se esforçarem.

Outras referências

Atividade de leitura

Assitir os vídeos sobre Saa de Aula Invertida e ler o material abaixo indicado

Flip Your Classroom: Reach Every Student in Every Class Every Day 

Relacionar os principais aspectos relevantes a serem considerados na implantação de Sala de Aula Invertida

Registrar suas notas usando algum aplicativo que conheça para este fim  ou que tenha recomendação para usar em seu celular.