Domínio Público

O botão Domínio Público contém textos e obras sobre os mais diversos assuntos. Também estão disponíveis diversos livros infantis, os quais podem ser utilizados para montar sessões de "hora do conto" ou para trabalhar em momentos de leitura em sala de aula. 
Com os alunos maiores, é possível trabalhar clássicos da literatura brasileira ou estrangeira por meio de saraus ou teatros. Uma proposta é o "Sarau de Poesias". A turma é dividida em grupos e cada grupo fica responsável por apresentar uma determinada poesia. Essa apresentação pode ser uma leitura interpretada, em forma de música, dança, teatro ou outra manifestação artística. Ao final do projeto, os alunos organizam uma apresentação para o restante da escola.

Ao todo, as obras contidas nesse aplicativo concentram mais de 85 autores, como Machado de Assis, William Shakespeare, Affonso Arinos, Charles Darwin, Cristovão Colombo, Euclides da Cunha, Luis Vaz de Camões, Olavo Bilac, Pe. Antônio Vieira, Lewis Carrol, Irmãos Grimm, entre outros.

Para acessar o material do Domínio Público, é preciso, primeiro, instalá-lo por meio do "Painel EduKativo". Em  Como instalar, ainda, nesse módulo, você descobre como instalar novos aplicativos e materiais no Linux Educacional 3.0.

 

1. Ensinando línguas com a Alice 

Objetivo:
Ampliar o vocabulário de inglês ou espanhol

Descrição:
O botão Domínio Público possui duas versões da obra de Lewis Carrol, "Alice no País das Maravilhas", uma em inglês e outra em espanhol. Assim, é possível trabalhar com essa obra nas disciplinas de línguas estrangeiras. 
Escolha uma das versões da obra, de acordo com a sua disciplina, e solicite que os alunos leiam. 
Após a leitura, faça um levantamento com a turma das partes do livro que eles mais gostaram, as passagens mais marcantes etc. A partir desse levantamento, eleja os melhores momentos e divida a turma em grupos. 
Cada grupo deverá montar uma passagem do livro como uma peça de teatro. Envolva os alunos com a criação dos roteiros e o processo dos ensaios. Na primeira apresentação, para a própria turma, abra espaço para sugestões e comentários sobre cada montagem. Após, proponha uma grande apresentação para toda a escola. Os alunos sentirão sua produção valorizada e poderão receber o retorno de toda a escola sobre o seu trabalho.


2. Contos de Machado de Assis: conhecendo um pouco do Brasil do século XIX  

Objetivo:
Relacionar algumas obras literárias de Machado de Assis ao contexto histórico e político no qual o autor estava inserido.

Descrição:
Este trabalho pode ser realizado, em conjunto, pelas disciplinas de Português e História. 
Faça o download das obras de Machado de Assis no Painel Edukativo
Escolha alguns contos interessantes do autor e divida a turma em grupos. Proponha a leitura dos contos por grupo. 
Nas aulas seguintes, converse com os alunos sobre quais passagens dos contos que eles acharam mais interessantes, que dúvidas tiveram, o que será que o autor estava pensando no momento da criação etc.
A partir dessa conversa, proponha o trabalho sobre o contexto histórico em que cada conto foi escrito. 
Cada grupo ficará responsável por um tema relacionado ao contexto histórico. Instigue-os a pesquisar sobre o ano em que a obra foi escrita, quais os valores que estavam em discussão na época, como foi a educação de Machado de Assis, em que momento político o Brasil se encontrava e como esses aspectos se relacionam-se com a história do conto. 
Essa pesquisa pode ser realizada no Laboratório de Informática. Ao final, cada grupo pode elaborar uma apresentação de slides no BrOffice Impress e apresentar para os colegas as suas descobertas e como acham que o autor se posicionava frente às situações vividas.