2.3. Como instalar
Os aplicativos do Linux Educacional podem ser ferramentas apropriadas para trabalhar diversos conteúdos escolares. Contudo, muitas vezes, os aplicativos pré-instalados no sistema não são suficientes ou não correspondem aos conteúdos trabalhados pelo professor. Por essa razão, o Linux Educacional possui duas ferramentas que facilitam a instalação de novos aplicativos e que não requererem um conhecimento aprofundado do usuário sobre o sistema Linux.
Para selecionar novas ferramentas com o fim de instalar no computador é importante que os objetivos pedagógicos estejam bem delineados, contextualizando o uso dos aplicativos aos projetos que serão realizados em aula.
Os programas de instalação disponíveis no Linux Educacional 3.0 são:
Adicionar e remover programas (Adept Installer)
A ferramenta "Adicionar e remover programas (Adept)", disponível no menu "Iniciar", pode ser utilizada para instalar qualquer tipo de aplicativo Linux. Para utilizá-la, basta buscar o nome do aplicativo que deseja instalar e solicitar a instalação, clicando com o botão direito do mouse sobre o nome do aplicativo. Caso não encontre o programa que está procurando, atualize os repositórios no menu "Editar", clicando em "Gerenciar repositórios"
"Instalação de conteúdos educacionais (Painel EduKativo)"
Para a instalação de conteúdos educacionais e projetos educativos do MEC, o Linux Educacional 3.0 possui o "Instalação de conteúdos educacionais (Painel Edukativo)".
Ferramenta criada por Rafael Nink que compreende obras como os hinos nacionais, livros do Domínio Público e vídeos da TV Escola. Nessa ferramenta os conteúdos estão organizados por tipo, facilitando a busca de materiais.
Basta clicar no botão correspondente ao que deseja instalar e, depois, no conteúdo escolhido. O programa fará a instalação sozinho e você poderá acessar o conteúdo no menu correspondente. Por exemplo, se instalar conteúdos da TV Escola, eles aparecerão automaticamente no botão correspondente no Edubar.