2.2. Edubar
O Edubar é uma ferramenta, na forma de uma barra com cinco botões, que visa facilitar o acesso aos aplicativos educacionais do Linux Educacional 3.0. Sua localização, na parte superior da área de trabalho, facilita o acesso às principais ferramentas do sistema.
Na barra Edubar se encontram-se os botões "Domínio Público", "TV Escola", "Programas Educacionais", "Ferramentas de Produtividade" e "Utilitários". Essa barra é um diferencial que proporciona ao professor diversificar o uso do computador, dedicando maior atenção aos alunos durante a realização das atividades.
Domínio PúblicoTV Escola Programas EducacionaisFerramentas de ProdutividadeUtilitários
Curiosidade O Edubar possui uma ferramenta de busca (FBEdu) que gera um serviço mais qualificado de localização de conteúdos educacionais. Essa ferramenta aparece ao clicar nos botões Domínio Público e TV Escola e possibilita pesquisar os materiais por Tipo de Mídia, Categoria, Autor e Título.
Você já leu João Mattar?![Fonte: Educarede, 2010](imgs/voce_Ja_Leu/modulo2/joaomattar.jpg)
João Mattar é pesquisador de EaD e de tecnologias aplicadas à educação, em especial de jogos eletrônicos. Coordenador do famoso blog
"De Mattar", o autor defende que alguns princípios do design de jogos podem e devem ser usados em softwares educacionais, tais como as possibilidades de personalização e de colaboração.
Nessa perspectiva, a maior contribuição da tecnologia digital na educação, por meio de jogos eletrônicos, é possibilitar autonomia ao aluno e ao professor, os quais podem trabalhar em uma relação cooperativa, unindo prazer e aprendizagem.
Para isso, é preciso que os professores se apropriem dos jogos mais utilizados pelos alunos, buscando seus elementos pedagógicos e contextualizando-os com os conteúdos a serem trabalhados na escola.
Para saber mais:
MATTAR, João. De Mattar - antes pato que gato-sapato [blog oficial]. Acesso em: 03 jun. 2010.
Interatividade e Aprendizagem. Acesso em: 01 jun. 2010.
Games e Educação. Acesso em: 04 jun. 2010.