TV Escola

O botão da TV Escola possui em seu acervo todos os vídeos produzidos pelo MEC para a mesma. São documentários, entrevistas, animações e programas sobre os mais diversos assuntos, desde a formação de professores até desenhos animados, contemplando, portanto, diferentes disciplinas. Esses vídeos podem ser usados tanto no laboratório de informática quanto na sala de vídeo da escola, para tanto, basta gravá-los em DVD.

Dentre os vídeos deste aplicativo, encontram-se o equivalente a mais de 100 DVDs sobre temas que podem ser trabalhados na escola ou junto ao grupo de professores como objetos de formação.

Assim como os materiais do botão "Domínio Público", os do TV Escola também precisam ser baixados no Painel EduKativo Veja mais em "Como instalar.

 

1. De onde vem o papel?  

Objetivo:
Oportunizar momentos de pesquisa a partir das curiosidades das crianças sobre determinado tema.

Descrição:
Uma das muitas opções da TV Escola é a série "De onde vem?". Esta série possui diferentes animações sobre temas pelos quais as crianças têm muita curiosidade. Com o vídeo "De onde vem o papel", dessa mesma série, é possível fazer um projeto interdisciplinar, unindo história, ciências (consciência ecológica), entre outras. 
Nesse caso, o vídeo pode ser usado como estratégia desencadeadora do projeto, pois é a partir dele que o professor levantará curiosidades dos alunos sobre o tema e que surgirão as primeiras hipóteses acerca dos dados levantados.  
Após assistirem ao vídeo, faça um levantamento, em sala de aula, sobre o que as crianças aprenderam; o que mais gostariam de descobrir sobre o tema; como elas pensavam que o papel era produzido etc. 
Nas aulas seguintes, podem ser trabalhados temas como: como são as áreas de onde as árvores são arrancadas; quais os impactos na natureza; como se deu a evolução do papel e como este mudou alguns aspectos da sociedade. Também é possível propor atividades de experimentação nas quais os alunos possam, por exemplo, produzir papel reciclado. 

 

2. Matemática em toda a parte - Matemática no Futebol

Objetivo:
Vivenciar situações que envolvam conceitos matemáticos.

Descrição:
A série "Matemática por toda a parte" possui um episódio chamado "Matemática no Futebol", o qual possibilita a discussão acerca de conceitos de geometria e cálculo de área a partir das ações dos sujeitos ao jogar futebol. 
Uma ideia de prática pedagógica com essa temática, e que seja voltada para as séries finais do Ensino Fundamental, pode começar com um trabalho em sala de aula sobre os conceitos de geometria e cálculo de área. O professor pode proporcionar uma explicação inicial e finalizar com uma conversa coletiva, questionando situações do dia a dia nas quais podem ser aplicados esses conceitos. As sugestões dos alunos devem ser registradas. 
Após assistir ao vídeo "Matemática no Futebol", pode ser debatido com os estudantes o que eles compreenderam e como relacionam o que foi estudado com o que foi visto no vídeo. 
O próximo passo é ir para a quadra da escola com trenas ou fitas métricas. O professor pode dividir a turma em grupos e propor desafios envolvendo os conteúdos trabalhados. 
De volta à sala de aula, retome os registros com as sugestões dos alunos e peça que cada grupo escolha uma situação e a analise com base nos conteúdos vistos. 
Ao final, os alunos podem ainda montar um vídeo para apresentar para a turma. O vídeo pode ser editado nas ferramentas apresentadas também nesse módulo.

Essa prática pedagógica propõe o diálogo com os alunos sobre importantes conceitos matemáticos e sugere possibilidades para a tomada de consciência sobre esses conceitos, relacionando-os com as atividades cotidianas dos alunos.
Além disso, é uma prática que pode ser realizada em conjunto com a disciplina de Educação Física, de forma interdisciplinar, trabalhando também as regras do jogo, estratégias em campo e como esses cálculos podem auxiliar as jogadas.

Observação: Para assistir ao episódio, grave-o em um DVD, a fim de utilizá-lo em um aparelho ligado à televisão, ou utilize o projetor multimídia no laboratório de informática, se sua escola possuir um.