2.1. Aplicativos funcionais do Linux Educacional 3.0
Os aplicativos funcionais do Linux Educacional 3.0 são aqueles utilizados para tarefas básicas, como acessar a internet, tocar e editar sons, vídeos e imagens. Em outras palavras, são os programas que proporcionam funcionalidade ao computador, auxiliando na realização de diversas tarefas.
A utilização desses aplicativos possibilita trabalhar conteúdos em diferentes mídias, tornando, portanto, as temáticas mais interessantes para os alunos. Dessa maneira, o computador pode se tornar uma extensão dos recursos da sala de aula, com o qual o aluno pode trabalhar com autonomia e buscar informações no formato que mais lhe convier.
InternetMultimídiaGráficos
Curiosidade A maioria dos programas educacionais do Linux Educacional 3.0 começa com a letra K; isso acontece porque o gerenciador da interface entre o usuário e o computador é o ambiente gráfico KDE (K Desktop Environment). Quer conhecer mais sobre este ambiente gráfico que acompanha o Linux Educacional? Acesse o
KDE Brasil.
Você já leu José Manuel Moran?
José Manuel Moran é professor aposentado e diretor do Centro de Educação à Distância da UNIDERP (Universidade Anhanguera). Para Moran, os processos de ensino e aprendizagem estão digitalizados e resultam em novas demandas na educação, a qual passa a ter o aluno como protagonista e cujas relações hierárquicas tornam-se relativizadas.
De acordo com o autor, a sociedade em rede apresenta cada vez mais possibilidades de ensinar e aprender de forma que os alunos possam participar ativamente do processo educativo.
Assim, o uso de tecnologias na escola deve enfocar a produção do aluno, uma vez que, dessa forma, eles têm a oportunidade de operar com as informações de forma significativa para a sua aprendizagem.
Para saber mais:
CASIMIRO, Vitor. Entrevista com José Manuel Moran. Acesso em: 27 maio 2010.
MORAN, José Manuel. Site Oficial - textos do autor. Acesso em: 04 jun. 2010.
Educação Humanista Inovadora [blog oficial]. Acesso em: 30 maio 2010.