Internet

O navegador web padrão do Linux Educacional é o "Mozilla Firefox 3.0". Esse navegador foi desenvolvido pela fundação Mozilla Corporation e tem sido o navegador mais usado após o Internet Explorer. Dentre os seus recursos estão a acessibilidade, a segurança, a personalização e o suporte a diferentes padrões da web, o que facilita a navegação. 

O uso do navegador web permite o acesso à internet e a utilização de diferentes ferramentas disponibilizadas na rede. Por meio dele o professor pode propor pesquisas,  trabalhar em ambientes virtuais de aprendizagem, utilizar Objetos de Aprendizagem e, ainda, contribuir com os seus alunos para o desenvolvimento da prática da autoria, da autonomia e da criticidade, além, é claro, de enriquecer a sua prática pedagógica. 

Ao utilizar a internet na educação, é preciso que o professor atue como um orientador ou mediador das atividades no computador ou no meio virtual. Apesar de muitas crianças dominarem a utilização das ferramentas, elas precisam de ajuda para explorá-las de forma que as auxiliem na aprendizagem.

Para localizar as ferramentas da internet no Linux Educacional 3.0, basta clicar no menu "Iniciar" e em seguida em "Internet", como mostra a figura a seguir:

 

iniciar navegador

 

1. Aprendendo a pesquisar 

Objetivo:
Trabalhar a busca por informações relevantes por meio de pesquisas na internet que complementem os conteúdos trabalhados em aula.

Descrição:

Sistemas de busca como o Google são muito utilizados para pesquisas, mas, para que elas complementem os conteúdos utilizados em aula e contribuam para desenvolver a prática da autoria nos alunos, é preciso realizar o planejamento dessas atividades.

O professor pode, como exemplo de prática com pesquisas, propor um projeto. Primeiramente, para envolver os alunos com a temática, leve reportagens de jornal ou retiradas da internet. Em grupos, peça para que eles leiam, discutam a notícia e, no final, formulem três perguntas sobre o assunto.

Após, faça um levantamento do que os alunos já sabem ou o que pensam sobre o tema. Com esses dados você pode montar um painel sobre o projeto com três colunas: “O que já sabemos?” (hipóteses levantadas), “O que queremos descobrir?” (perguntas dos grupos) e “Nossas descobertas” (em branco).

No laboratório de informática, os grupos voltam a se reunir e, com as perguntas formuladas, passam a pesquisar na internet o que querem descobrir sobre o tema. Depois elaboram uma apresentação de slides com o BrOffice Impress ou um vídeo no aplicativo Kino. Ao final do projeto, os alunos apresentam suas descobertas para a turma e completam a última coluna do painel. Lembre de enfatizar sobre a importância de citar as fontes pesquisadas.

 

2. Descobrindo novos caminhos 

Objetivo:
Possibilitar a compreensão da representação cartográfica da cidade ou bairro, fazendo relação entre os percursos da escola, de casa, do centro da cidade e de outros pontos de referência.

Descrição:
Peça aos alunos que tragam anotados seus endereços completos e os nomes de algumas ruas de referência próximas de suas casas.
Apresente a eles o site GoogleMaps, escolha a opção "Satélite"
Solicite que escrevam seus endereços no espaço correspondente (sem esquecer de colocar a cidade, o estado e o bairro) e cliquem em "pesquisar no mapa" (em algumas cidades, nem todas as ruas estão cadastradas no Google Maps, mas, pelas ruas vizinhas, é possível encontrar a localização desejada). Nos símbolos + e -  é possível aumentar o mapa, o que facilita encontrar a busca pelos pontos. 
Depois de encontrarem suas casas, incentive os alunos a tentar percorrer com o mouse o caminho que fazem de casa até a escola, os pontos de referência que existem no caminho, etc. Você também pode escrever no quadro os endereços da escola, da prefeitura, da praça principal da cidade, entre outros lugares que as crianças conhecem, para que elas procurem no mapa.