Multimídia

Os aplicativos de multimídia do Linux Educacional 3.0 permitem a utilização de áudios e vídeos em atividades educacionais. Com o auxílio dessas ferramentas, o professor pode propor atividades de autoria em que os próprios alunos criam os vídeos e áudios, podendo ainda compartilhar o material na Internet. Também é por meio desses aplicativos que os arquivos de áudio e vídeo são reproduzidos, bastando, para isso, ter o plug-in necessário.

Dentre os aplicativos de áudio, o principal editor é o Audacity. Com ele os alunos podem criar músicas, programas de webrádio e podcasts  para publicar na internet.
Kmix é uma ferramenta para configurar as caixas de som do computador, oferecendo a possibilidade de jogar com os elementos de diferentes sons.
Amarok é um reprodutor de áudio, ou seja, esse é o programa que você utilizará para abrir arquivos de áudio no Linux Educacional 3.0.  Nessa mesma linha, há também o Kaffeine e o VLC Media Player que, além de áudio, também podem ser utilizados para abrir arquivos de vídeo.

Dentre os editores de vídeo, o Avidemux e o Kino são os que já vêm instalados no Linux Educacional 3.0. Com esses aplicativos você pode montar vídeos a partir de imagens, editar filmes, vídeos gravados em câmeras digitais, entre outras possibilidades. O Kino possui uma interface mais simples e intuitiva, muito parecida com editores de vídeo como o Windows Movie Maker, do sistema operacional Windows, da Microsoft. Suas principais funções estão organizadas em botões visíveis para o usuário com imagens e texto.

O aplicativo Multimedia Converter é um conversor de formatos multimídia. Por exemplo, com essa ferramenta você pode converter um vídeo em Flash (FLV) para AVI, o formato mais usado e compatível com os demais reprodutores multimídia. Também é possível converter formatos de áudio, como mp3 ou WAV. 

AcidRip DVD Ripper é um aplicativo que permite salvar o conteúdo de vídeo de DVDs em seu computador. Você pode salvar todo conteúdo ou apenas as partes desejadas. Muito simples de usar, esse programa reconhece qualquer formato de arquivo e basta escolher o que quiser copiar e em que formato deseja salvar o novo arquivo gerado.

O aplicativo Webcam XAW TV reconhece qualquer tipo de webcam conectada ao computador, sem a necessidade de instalação de driver específico.


Para encontrar as ferramentas de Multimídia, clique no menu "Iniciar" e em seguida em Multimídia, como na figura abaixo:

 

Imagem Multimidia

 

1. Criando um programa de rádio para o recreio da Escola 

Objetivo: 
Envolver os alunos em novas soluções para o contexto de sua comunidade escolar.

Descrição:
Nessa proposta de prática pedagógica, a ideia é que os alunos criem um programa de rádio para ser transmitido na escola. Essa transmissão pode ocorrer de maneira bastante simples, bastando, para isso, gravar o conteúdo produzido pelos alunos em um CD e reproduzi-lo na rádio da escola.  
Para iniciar essa ação, proponha aos alunos que façam uma pesquisa no bairro, com vizinhos, pais, comerciantes, entre outros, perguntando quais os principais problemas do bairro, quais as propostas de solução, se há algum responsável para levar essas questões às autoridades ou resolvê-las junto à comunidade (como a associação do bairro). 
Após, em grupos, os alunos discutirão os principais problemas que apareceram em suas entrevistas e cada grupo escolherá um dos problemas relatados como seu tema para o programa de rádio. 
Para desenvolver os programas, os grupos poderão gravar entrevistas com o presidente da associação do bairro ou com outros moradores, ou, ainda, pesquisar sobre o tema e montar um programa com estilo de jornal televisivo, atentando para as consequências e soluções dos problemas apontados. 
As gravações podem ser feitas e editadas com o auxílio do programa Audacity, no laboratório de informática da escola, com supervisão e ajuda, se necessária, do professor. 
Após essa etapa, é só gravar os programas em um CD e reproduzi-los na rádio da escola, ou ainda ligar o som diretamente do computador.  Os programas também podem ser disponibilizados em um blog ou site da escola.

Observações: É importante que cada programa tenha seu tempo de duração limitado ao tempo autorizado para a transmissão pela escola. E não esqueça: para a realização dessa prática pedagógica, a escola deve ter suporte de som para o pátio, como um rádio ligado a alto-falantes.


2. Minha história


Objetivo:
Trabalhar as noções de identidade e sua própria história de vida.

Descrição:
A realização do trabalho com a própria história é importante para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental para que a criança possa se situar historicamente. Também contribui para a construção de sua identidade como sujeito no mundo. Nessa prática pedagógica propõe-se o uso do aplicativo Kino, por ser de fácil manuseio e possibilitar a construção de vídeos a partir de imagens e músicas ou vídeos gravados a partir de qualquer câmera. A proposta é que as crianças tragam fotos e entrevistas com os pais sobre a escolha do nome, como foi planejada, esperada, etc. Também é possível fazer filmagens com os familiares falando sobre isso. Após essa etapa, os alunos poderão editar esses materiais no Kino montando a sua história em forma de vídeo. Caso seja somente com imagens, sem vídeos, a criança também pode escolher uma música favorita e conjugar com as imagens.