Gráficos

No menu Gráficos são encontrados aplicativos para edição de imagens e criação de desenhos no computador. 
Com essas ferramentas o professor pode trabalhar com expressão gráfica e edição de imagens, propondo releituras de obras, desenhos livres e/ou plantas baixas. 
O menu conta ainda com aplicativos funcionais que auxiliam a capturar telas e digitalizar imagens com ajuda de scanner.

Os editores de imagem disponíveis no Linux Educacional 3.0 são o GIMP, o KolourPaint e o Inkscape
GIMP é o editor mais completo. Muito próximo do Adobe Photoshop, possui funções de edição e manipulação de fotos e diversos efeitos, como sombreado, borrar etc. O GIMP permite ainda combinar desenhos utilizando camadas e a conversão de arquivos de imagem para diferentes formatos. 

KolourPaint possui menos funções, mas é mais simples de ser utilizado. A Interface é parecida com a do programa Paint do Windows. Ideal para desenhos simples, ele permite ainda colar e editar telas captadas por meio do Ksnapshot. 

Inkscape é um editor de imagens vetoriais, o qual gera e edita imagens a partir de pontos e suas coordenadas. Esse programa é mais utilizado para desenhos técnicos e artísticos mais complexos.

Editor de PDF (PDF Editor) permite a alteração de documentos em PDF como se fossem imagens. Com ele, é possível grifar partes importantes, deletar partes selecionadas ou mudá-las de lugar, entre outras possibilidades.

Digikam é um gerenciador de fotos, ou seja, esse aplicativo organiza as coleções de fotos do computador e centraliza o acesso. Também funciona como driver para qualquer câmera digital que for conectada no computador por uma porta USB.

Muan é um manipulador de animações que funciona pelo sistema quadro a quadro. Sua interface é simples. Desenvolvido com a finalidade de ser utilizado em atividades educacionais, o Muan permite a visualização de animações ou a capturação de vídeos a partir de câmeras digitais ou webcams conectadas ao computador. Contudo, o Muan não cria imagens, é preciso sempre importá-las para o programa. Essas imagens podem ser desenhos digitalizados através de um scanner, criados em algum editor de imagem ou fotos digitais.

Ksnapshot é um programa de captura de telas do computador, substituindo o botão de PrintScreen do teclado, o qual não funciona no sistema operacional Linux. Para capturar telas do computador, basta abrir o aplicativo e clicar em "Novo snapshot". Após, aparecerá uma miniatura da tela que foi capturada. Você pode escolher entre "salvar como"; "copiar para área de transferência", para colar em algum editor de imagem; ou ainda a opção "imprimir". Também há a possibilidade de escolher o modo de captura e o tempo que você deseja que o programa espere para capturar a tela desejada.

Kooka é um aplicativo que permite o uso de scanners conectados ao computador para digitalizar imagens, sem a necessidade de instalação de driver específico.

Gwenview é um visualizador de imagens. A vantagem é que o usuário pode visualizar pequenas amostras das fotos de uma pasta. Sem  possibilidade de edição, o Gwenview permite apenas que sejam inseridos comentários sobre cada foto.


Para encontrar as ferramentas de Multimídia, clique no menu "Iniciar" e, em seguida em Multimídia, como na figura abaixo:

 

Gráficos

 

1. Releitura de uma obra de arte brasileira

Objetivo:
Oportunizar aos alunos o contato com obras de arte produzidas por artistas brasileiros.

Descrição:
Para contextualizar o trabalho, inicie a ação pedagógica conversando com os alunos sobre artistas brasileiros, se conhecem alguma obra de arte, se gostam de alguma em especial. 
Como tarefa para casa, você pode pedir para que eles pesquisem sobre alguns artistas brasileiros importantes, como Iberê Camargo, Tarsila do Amaral, Portinari, Anita Malfatti, entre outros. Procure dar alguns caminhos iniciais para a pesquisa, para que eles não se percam na grande quantidade de informações disponíveis na internet. Solicite, por exemplo, que escolham uma imagem de uma obra que tenham gostado e, em sala de aula, falem porque a escolheram ou que sentimentos a obra desperta neles. 
Escolha um dos artistas que mais apareceram nas falas dos alunos e faça um painel sobre uma obra do artista. 
Na aula seguinte, comente sobre a vida desse artista, leve fotos dele e de outras obras e fale, em especial, sobre a escolhida para o painel. Questione os alunos sobre o que está representado naquela imagem e o que o artista podia estar pensando no momento de criação. 
Após essa conversa, leve os alunos para o laboratório de informática. Deixe o painel com a obra em um local visível e solicite aos alunos que a redesenhem. Adotando seus próprios estilos, eles devem fazer uma criação a partir da obra do painel. Nesse momento, são eles os artistas!
O desenho pode ser realizado no KolourPaint e depois impresso para uma exposição sobre as releituras.  Os alunos também podem socializar os seus trabalhos e falar sobre suas criações em sala de aula. 

2. Criando um desenho animado 

Objetivo:
Refletir sobre determinado conteúdo estudado, reelaborando-o em um novo contexto.

Descrição:
Os alunos gostam muito de desenhos animados! Já imaginou se eles puderem criar um sobre o conteúdo que está sendo trabalhando em sala de aula? O aplicativo Muan permite que os alunos criem animações em stop-motion. As histórias podem ser criadas a partir de fotos ou de desenhos, tanto feitos no computador ou à mão-livre, digitalizados com auxílio do Kooka . 

Em geografia, os alunos podem fazer uma animação sobre algum fato político atual. Em história, podem ser representados fatos históricos que já tenham sido trabalhados em sala de aula. Em ciências, podem ser abordadas questões de preservação ambiental, animais, lixo, higiene etc. Na disciplina de língua portuguesa, o foco pode estar no roteiro e na fala dos personagens. Em matemática, há sempre a possibilidade de criar uma situação cotidiana na qual sejam empregados conceitos matemáticos. 
Para realizar a animação, é importante que os alunos elaborem um roteiro da ação, com falas dos personagens, descrição das cenas, etc. A partir do roteiro, são feitos os desenhos e montadas as cenas. Explique que cada quadro de uma cena pode ser uma foto ou um desenho e que é através da união de todos os quadros que se forma a animação. E não esqueça que também é possível adicionar áudio. 
Algumas animações feitas no Muan podem ser visualizadas pelos alunos.  
Ao final do projeto, as produções podem ser publicadas no YouTube.