Práticas Pedagógicas com ferramentas de texto, áudio, imagem e vídeo.

buzzwordPrática Texto (Buzzword)   

Título: Glossário online
Objetivo: Ampliar o vocabulário por meio de leitura e pesquisa.

Descrição: 
Através de leituras, os alunos aprendem literatura e ainda podem ampliar seu vocabulário.  A ideia aqui é que os alunos façam uso do dicionário para construir um glossário online com a ferramenta Buzzword
Primeiramente, é preciso inserir, na ferramenta, os trechos de obras ou de textos que se deseja trabalhar. 
Solicita-se então que os alunos destaquem as palavras ou significado de termos que não conheçam. A partir da pesquisa em dicionários, devem atribuir comentários às palavras destacadas. Tais comentários devem incluir os significados, sinônimos, antônimos e as fontes de onde retiraram as informações. 
Os comentários aparecem ao lado do texto, transformando-o em fonte de novas consultas e diferentes possibilidades de aplicações. 


ThinkfreePrática Texto (Thinkfree)    
Título: Tabela periódica 

Objetivo: Compreender e identificar elementos da tabela periódica por meio da construção colaborativa.

 

Descrição:  
É necessário dedicação e estudo para conhecer e compreender a tabela periódica. Esse estudo pode se tornar mais agradável se feito de modo colaborativo. A proposta é que os alunos façam uma tabela periódica no editor de texto coletivo do Thinkfree. Para tanto, o professor deve, primeiramente, criar um documento no editor e compartilhá-lo com todos os alunos. Depois, é necessário elaborar, no próprio documento criado, uma tabela que contenha todos os elementos da tabela periódica. A primeira coluna será formada pelos elementos (cada elemento ocupa uma linha). Ao lado dessa coluna, crie outras com títulos como: número atômico, massa, família a que pertence, exemplos e o que mais for trabalhado com os estudantes. Agora é a vez de a turma agir: os alunos devem preencher a tabela com as infomações que faltam. No final, todos terão uma rica fonte de pesquisa!


KaffeinePrática Áudio (Kaffeine)  
Título: Retrato Falado
Objetivo: Promover a compreensão do conceito de narrativa.

Descrição: 
Uma sugestão de prática pedagógica com áudio é o trabalho com narrativas. 
Procure por audio-books (link para Glossário) na internet. Encontre exemplos no Blog A Casa do E-book (http://acasadoebook.blogspot.com/search/label/audiobook)  
Faça uma seleção dos audio-books mais adequados ao perfil da sua turma e mostre aos seus alunos. Solicite que eles observem como é a linguagem, quais os sons que aparecem, o tempo de duração e a relação das músicas de fundo (trilha sonora) com cada momento da história. Converse com eles sobre narrativa e ilustre sua exposição com trechos dos e-books. 
Peça então que eles também escrevam uma narrativa e que pensem nas músicas que poderiam servir de trilha sonora. No laboratório de informática, apresente o programa Kaffeine (http://kaffeine.kde.org) para os estudantes. Por meio desse programa, eles poderão gravar suas histórias e incluir diferentes trilhas sonoras. Além de ser uma forma lúdica de aprender sobre narrativas, pode ser uma lembrança para toda a vida!


Sonic VisualizerPrática Áudio (Sonic Visualizer)  
Título: Letras de ontem com música de hoje
Objetivo: Compreender a cultura de uma sociedade por meio da expressão musical.

Descrição: Uma das formas de manifestação cultural que expressa comportamentos e modos de agir e pensar de uma determinada cultura é a música. Que tal utilizá-la em sala de aula? Na disciplina de Artes Visuais, ao estudar as manifestações artísticas do início do século passado, solicite aos alunos que procurem músicas daquela época e, em pequenos grupos, escolham uma cuja letra lhes agrade. Também devem pensar em transpor aquela letra para uma melodia mais atual (pode ser rock, samba, bossa nova etc). As melodias podem ser encontradas por meio do Sonic Visualizer, o qual possibilita também fazer edições para criar a nova versão da música escolhida. Depois, é hora de apresentar para a turma, debatendo o que as pessoas da época pensariam acerca das versões criadas pelos grupos.

Mr. Picasso HeadPrática Imagem (Mr. Picasso Head)  
Título: Seja um artista do século XX
Objetivo: Estudar Pablo Picasso, compreendendo e identificando seu estilo artístico.

Descrição: Ao estudar artistas plásticos do século XX, um dos grandes nomes que não podem ser esquecidos é o de Pablo Picasso. Após trabalhar com os alunos a vida e obras desse pintor, visitem o Mr. Picasso Head. Nesse site, os alunos podem criar suas próprias obras de arte, baseadas no estilo do artista. Já que os desenhos criados podem ser salvos como imagens, é possível ainda fazer uma exposição virtual. 


Loona PixPrática Imagem (Loona Pix)  
Título: Contador e Ilustrador de histórias
Objetivo: Incentivar a criatividade a partir de uma foto-montagem.

Descrição: Que tal partir de uma imagem para criar uma história? Solicite aos alunos que tragam uma foto em que eles apareçam. Caso os alunos não possam trazê-las digitalizadas, elas poderão ser escaneadas no laboratório de informática da escola.
Depois de já ter todas as fotos digitalizadas, solicite aos alunos que acessem o Loona Pic, onde eles poderão escolher um cenário, uma moldura ou inserir efeitos em suas fotos. Deixe que a imaginação deles aflore! 
A partir da fotografia trabalhada, peça que eles criem um documento no Processador de Texto (Writer) e escrevam histórias a partir dessas fotos.  Depois de tudo pronto, é hora de socializar as produções.


AvidemuxPrática Vídeo (Avidemux)  
Título: Videoclipe

Objetivo: Compreender, interpretar e ilustrar, através de imagem-movimento, letras de músicas de língua inglesa.

Descrição: Quando estamos aprendendo uma nova língua, um dos recursos que auxiliam na aprendizagem é trabalhar com imagens. Independente de as imagens serem estáticas (fotografia) ou em movimento (filme), elas sempre ilustram uma situação, uma palavra. Que tal propor a construção de um videoclipe? Solicite aos alunos que, em grupos, selecionem uma música (da língua estrangeira em questão). Após, ajude-os com a tradução e façam uma interpretação da letra. A próxima etapa é criar o videoclipe de maneira que seja o mais fiel possível à letra da música. Com o vídeo pronto, utilizem o Avidemux para editar o videoclipe e  adicionar a trilha sonora. Videoclipe pronto é hora de socializar para a turma!


WinkPrática Vídeo/Animação (Wink)
   

Título: Apresentando experiências
Objetivo: Demonstrar procedimentos de experimentos.

Descrição: Em geral, toda escola promove a Feira de Ciências. Que tal, este ano, contribuir para que seus alunos levem mais interatividade à feira? Proporcione a realização de experimentos que possam ser expostos. Depois de os alunos demonstrarem os experimentos em aula, solicite que façam um roteiro, que pode ser por itens, sobre como ocorreu o processo - do início ao fim da experiência, e encontrem imagens relacionadas a cada item. Leve os alunos para o laboratório de informática e instrua-os a realizar um passo a passo da produção do experimento, com o auxílio da ferramenta Wink. Esse recurso permite capturar ações obtidas com uso o mouse e outras que aparecem na tela do computador e acrescentar informações a essas imagens capturadas. Com o material pronto, é hora de expor na Feira de Ciências! Ao lado dos experimentos dos alunos, deixe um computador à disposição do público para que possa ter acesso aos winks e, consequentemente, ao processo de desenvolvimento da experiência!