Design Instrucional
Design e usabilidade de materiais educacionais digitais:
- Fundamentos do design e usabilidade para materiais educacionais
- Cognição Visual
- Estrutura da interface
- Imagens, ícones e textos
- Design e Método
Objetos de aprendizagem
- Princípios básicos do
comportamentalismo e construtivismo e suas formas de
aplicação em objetos de aprendizagem
- Estilos de aprendizagem, Aprendizagem significativa, Carga cognitiva
- Agentes Inteligentes
- Objetos inteligentes de aprendizagem
Construindo materiais interativos
- Conceito de interatividade
- Ferramentas para o desenvolvimento de materiais interativos
- Construção e utilização prática de materiais interativos
Jogos educativos
- Tipos e características de jogos educativos
- Estratégias e ferramentas de autoria para jogos
- Modelagem e desenvolvimento de jogos educativos
Objetivos da Disciplina
A disciplina visa capacitar os participantes a:
- Avaliar a ergonomia de interface de materiais
educacionais a partir do reconhecimento de características
básicas para sua utilização em atividades de
aprendizagem;
- Fazer a seleção de objetos de
aprendizagem e utilizá-los em consonância com as
abordagens pedagógicas adotadas
- Projetar atividades que explorem a interação como principal mecanismo de aprendizagem
- Construir objetos de aprendizagem interativos
- Avaliar jogos educacionais do ponto de vista pedagógico e utilizá-los em atividades de aprendizagem
Metodologia de Ensino
As atividades de aprendizagem serão organizadas em uma
seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao
longo da disciplina:
Fase a:
sensibilização sobre o tema usando técnicas de
brainstorming, via ferramenta de videoconferência e/ou
transmissão de vídeo streaming com retorno pelos alunos
via chat onde o assunto é discutido e as idéias iniciais
são apresentadas pelo professor e pelos participantes;
Fase b: fase de assimilação em que os participantes
têm à sua disposição diversas fontes para a
aquisição de conhecimentos necessários para
trabalhar o tema proposto. Esse material é basicamente um
conjunto de páginas HTML com multimídia
(demonstrações, vídeos com
preleções) além de textos impressos indicados como
referência. Nesta fase, os participantes podem estabelecem
interações com colegas e professores por
vídeo-conferência, e-mail, lista de discussão,
grupos de discussão ou grupos de interesses.
Fase c: é a fase de equilíbrio. Na fase de
consolidação, os participantes apresentam os resultados
criados a partir do trabalho de aprendizagem individual e coletivo
desenvolvido e discutem-nos com os professores e colegas.
Critérios de Avaliação
A avaliação dos alunos participantes será feita, observando-se:
- Participação ativa nas discussões dos casos propostos durante o curso
- Atividades desenvolvidas ao longo da disciplina
- Projeto final a ser apresentado e defendido durante a fase de avaliação presencial na semana final das atividades.
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.
Bibliografia Básica
- Bittencourt, G. Inteligência Artificial -
Ferramentas e Teorias. Florianópolis: Editora da Universidade
Federal de Santa Catarina, 1998.
- Clua, Esteban Walter Gonzalez, Bittencourt,
João Ricardo. Uma Nova Concepção para a
Criação de Jogos Educativos. Simpósio Brasileiro
de Informática na Educação – Minicurso,
Manaus, 2004. Disponível em:
http://sbie2004.ufam.edu.br/anais_cd/anaisvol2/Minicursos/Minicurso_03/minicurso_03.pdf
- Flores, M. L. P., Tarouco, L. M. R. Diferentes tipos
de Objetos para dar Suporte à Aprendizagem. Revista Renote
– Novas Tecnologias na Educação. Disponível
em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/2h_maria_lucia.pdf
- Gurgel, Teresa Cristina Motta. Processo para
Avaliação de Interfaces de Softwares Educacionais. Em
Oficina sobre Design e Avaliação de Interfaces para
Ambientes Educacionais, Anais do Simpósio Brasileiro de Fatores
Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2004). Curitiba, 17-20 Outubro
2004. Disponível em:
http://www.ime.uerj.br/~raquel/wied/ihc2004/TGurgel.pdf
- Koohang, A., Harman, K. Learning Objects and Instructional Design. Informing Sciences, 2006.
- Moran, José. Como utilizar as tecnologias na
escola. (2007). Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm. Texto faz parte do livro
do autor: A educação que desejamos: Novos desafios e como
chegar lá (Papirus, 2007, p. 101-111)
- Nielsen, J., Tahir, M. Homepage Usability: 50 Websites Deconstructed. New Riders Press, 2001.
- Preece, J., Rogers, Y., Sharp, H. Design de
Interação. Além da Interação
Humano-Computador. Porto Alegre, RS: Bookman. 2005.
- Reategui, Eliseo. Interfaces para Softwares
Educativos. Palestra convidada no IX Ciclo de Palestras Novas
Tecnologias na Educação, Cinted, UFRGS. Disponível
em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/1bEliseo.pdf
- Rocha, H. V. da, Baranauskas, M. C. C. Design e
Avaliação de Interfaces Humano-Computador. São
Paulo: UNICAMP, 2000.
- Tarouco, L. M. R., Roland, L., Fabre, M. C. J. M.,
Konrath, M. L. P. Jogos Educacionais. Revista Renote – Novas
Tecnologias na Educação. Março/2004 - Vol.2
Nº1. Disponível em:
http://www.cinted.ufrgs.br/renote/mar2004/artigos/30-jogoseducacioanis.pdf
- Wooldridge, M. (2002) An introduction to multiagent systems. Chichester: J. Wiley, 2002. 348 p.
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