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Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídias na Educação : Ciclo Avançado 2ª edição


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Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação

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Monografia

  • O que é?
  • Quais seus elementos constitutivos?
  • Escolha do orientador
  • Orientação durante elaboração da monografia
  • Importância da monografia para o aluno


O que é uma monografia?

  Não existe conceituação/classificação única para a palavra monografia. No verbete do dicionário Caldas Aulete (2010), monografia siginifica “ Trabalho escrito que trata de um assunto específico”. No dicionário Houaiss (2010), significa “trabalho escrito acerca de determinado ponto da história, da arte, da ciência, ou sobre uma pessoa ou região”. Etimologicamente, o termo tem origem grega, conjugando os termos:

mono = “um só”; e
graphein = “escrever”.

Além da definição dos dicionários, o tema da monografia, sua abrangência e natureza enquanto trabalho de conclusão de curso, vem sendo pensada por alguns autores. Para Lakatos e Marconi (2005), uma monografia trata-se de trabalho acadêmico que busca organizar e sistematizar uma temática específica, exaustivamente estudada. Caracteriza-se por sua adequada delimitação e abordagem do tema escolhido, buscando tratá-lo em profundidade e em todos os ângulos.

Diferentemente de outros trabalhos acadêmicos, como nas Teses de Doutorado ou Dissertações de Mestrado, uma monografia de curso de especialização não necessita apresentar resultados inéditos.

Os resultados mais esperados de um trabalho acadêmico desta natureza estão associados mais à organização e análise (comparativa e crítica) das idéias em torno de um determinado assunto. Nesse sentido, uma revisão bibliografia das obras mais importantes em uma determinada área é parte essencial da construção de uma monografia.

O texto da monografia deve ser pensado de forma a proporcionar ao leitor uma fonte de estudo em um assunto, fornecendo desde os conceitos fundamentais da área até uma visão mais aprofundada dos conteúdos que a compõem.

Em face ao exposto, entende-se por
Monografia no curso Mídias Avançado:

Trabalho de conclusão de curso que comunica o resultado final de um estudo e de uma reflexão sobre um tema especifico da área de conhecimento do curso (Informática na Educação).


Elementos constitutivos

Em um trabalho monográfico, constam os seguintes itens:

  • Elementos pré-textuais (identificam o trabalho)
    • Capa
    • Folha de rosto Errata (opcional)
    • Folha de aprovação
    • Dedicatória (opcional)
    • Agradecimentos (opcional)
    • Epígrafe (opcional)
    • Resumo na língua vernácula
    • Resumo em língua estrangeira
    • Lista de ilustrações (opcional)
    • Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
    • Lista de símbolos (opcional)
    • Sumário
  • Elementos textuais (expõe a matéria do estudo)
    • Introdução
    • Desenvolvimento
    • Conclusão
  • Elementos pós-textuais (complementam o trabalho)
    • Referências (obrigatório)
    • Glossário (opcional)
    • Anexos (opcional)
    • Apêndices (opcional)

Fonte: adapatado de ABNT (2005).


TIPOS DE MONOGRAFIA:

  • Monografia teórica
    • Revisão bibliográfica abrangente de um determinado assunto.
  • Monografia teoricoempírica
    • Revisão bibliográfica, associada à
    • Investigação de formas de solução de um determinado problema.
  • Monografia de estudo de caso
    • Revisão bibliográfica, complementada por
    • Estudo de caso (de aplicabilidade de uma técnica ou abordagem estudada).

 

Escolha do orientador

Durante o terceiro semestre os participantes terão acesso a informações sobre a lista de orientadores e suas áreas de atuação devendo iniciar um contato para definir possíveis temas e verificar a qual orientador poderia ser alocado. Na atividade presencial no final do terceiro semestre todos os participantes deverão completar o processo de definição de temática da monografia e orientador.

Orientação durante elaboração da monografia

Durante o desenvolvimento da monografia serão realizados no mínimo dois encontros presenciais, sendo o primeiro no período de atividade presencial ao final do terceiro semestre e o segundo na defesa da monografia. Outros encontros presenciais poderão ser agendados de comum acordo pelo orientador e orientandos em função de necessidades percebidas ao longo do processo de desenvolvimento da monografia.

Importância da monografia para o aluno

•  O aluno aprende a organizar uma bibliografia sobre determinado assunto assim como também suas próprias idéias, de modo a apresentá-las de forma escrita, coerente, inteligível e encadeada.

•  É uma oportunidade para aplicação dos conceitos estudados ao longo do curso acadêmico, sendo um passo inicial para uma pesquisa mais ampla na sua profissão.

 

Referências

AULETE, Caldas. Monografia. In: Idicionário Caldas Aulete. Documento

Disponível em: < http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital > Acesso em: 29/11/2010. Verbete de dicionário

ABNT. ABNT NBR 14274 : 2005 - Normas Técnicas para Apresentação de trabalhos acadêmicos.

HOUAISS, Antonio. Monografia . In: Dicionário Houaiss da língua Portuguesa . Documento Disponível em: < http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm> Acesso em: 29/11/2010. Verbete de dicionário

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.