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Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídias na Educação : Ciclo Avançado 2ª edição


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Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação



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Integração de Mídias na Educação

 Súmula da disciplina e Conteúdo Programático

 A disciplina está dividida em 6 módulos:

 1. Introdução à Mídias na Educação

O Módulo Conceitual Introdutório proporciona uma visão geral do Programa e fundamenta práticas pedagógicas de utilização das mídias. Discute conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação. Provoca reflexões sobre as diferentes linguagens e prepara o cursista para a compreensão do atual contexto e do seu papel no processo de ensino e aprendizagem. A exploração dos fundamentos teóricos a partir dessas práticas deve contemplar vivências de uso integrado de diferentes mídias.
  • Introdução aos conceitos de Tecnologia, TICS e mídias
  • Evolução da conceituação de Mídia
  • Introdução as novas terminologias: multimídia, hipertexto, telemática e hipermídia
  • Midia Antiga e Nova Mídia
  • TICS na Educação
2. Mídia Informática

O módulo Mídia Informática trabalha sobre o ambiente que a Informática propicia aos professores para apoiar atividades de ensino aprendizagem. Assim o estudo neste módulo envolve o computador, software e Internet.
  • Componentes básicos do computador e seu funcionamento
  •  Software: Sistemas Operacionais e Aplicativos inerentes ao cenário educacional.
  • Internet, suas características e serviços.
  • Aspectos de segurança a serem considerados no uso da Internet como recurso educacional.
3. Mídia Impressa

Este módulo trata dos aspectos conceituais básicos para a compreensão do papel dos impressos na educação e a possibilidade da utilização da linguagem do texto impresso e do hipertexto, auxiliando o professor no processo de utilização destes materiais como meio de expressão e de reflexão sobre sua função social. O conteúdo será dividido em dois grandes blocos: Do impresso à Hipermídia e Mídias Impressas na sala de aula.

Do impresso à Hipermídia
  • História da escrita (invenção da escrita nos manuscritos até o impresso, com a invenção da imprensa por Gutenberg).
  • Leitores e práticas de Leitura
  • Leitura Ouvida, Vista ou Falada
  • O livro como produto cultural e sua importância em nossas vidas
  • Impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linearidade à hipertextualidade.
  • Criação do texto e a construção de conhecimento na Internet.
  • Diferentes formas de apresentação de textos no formato digital.

Mídias Impressas na sala de aula
  • Possibilidades de trabalho com impressos utilizando mídias audiovisuais e hipertextuais.
  • Influência dos diversos textos escritos na aprendizagem e prática docente.
  • Histórico da utilização do texto na sala de aula.
  • Os diversos materiais impressos disponíveis/acessíveis aos professores no trabalho pedagógico em sala de aula (Livros Didáticos e Paradidáticos, Enciclopédias, Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas (Impressas e Online), Mapas e Projetos Integrando Mídias.

4. Mídia Rádio

Este módulo trata da utilização da mídia rádio como estimulante recurso no processo de aprendizagem, capaz de potencializar situações que promovam a comunicação e a construção do conhecimento, a partir do uso desta mídia como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias.
  • Rádio e Educação
  • Panorama do rádio no Brasil
  • O uso do Rádio na escola
  • Projetos com a Mídia Rádio
  • Ecologia sonora
  • Categorias de Rádio

5. Mídia TV e Vídeo

Este módulo versa sobre aspectos básicos da televisão e do vídeo, seus aspectos tecnológicos, sua linguagem televisiva e seu uso como recurso pedagógico no contexto escolar.
  • A Televisão
  • A Televisão e a escola
  • A TV e o vídeo na sala de aula
  • Linguagem televisiva
  • Aspectos tecnológicos da TV
  • Fases para construção de um vídeo: pré-produção, produção e pós-produção
  • TV digital

6. Gestão Integrada de Mídias

Este módulo apresenta uma visão geral sobre os conceitos de gestão, propicia aos alunos fazerem um primeiro diagnóstico das tecnologias existentes no ambiente escolar  e fundamenta práticas pedagógicas de utilização das mídias na prática-pedagógica das escolas.
  • Retoma dos conceitos: Tecnologia, Mídias e Gestão
  • Diagnóstico das tecnologias no contexto escolar
  • Possibilidades de uso de tecnologias na Educação
  • Tecnologias para produção, Tecnologias para publicação e Tecnologias na gestão da pesquisa
  • Gestão de Tecnologias e Valores humanos

Objetivos da Disciplina

Propiciar ao aluno um embasamento teórico-prático necessário para introduzi-lo à utilização das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, dando ênfase ao trabalho em grupo, suas técnicas e ferramentas.
  
Metodologia de Ensino

A concepção pedagógica que sustenta o desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista, pressupõe a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as atividades de aprendizagem serão organizadas em uma seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao longo da disciplina:

Fase a:  Exploração: Nesta fase o material disponível nos diversos módulos do Programa Mídias na Educação servem de base para exploração que não é todavia limitada a este material, podendo ser complementada com busca de informações em diferentes fontes: livros, TV, internet, rádio, CD-ROMs, DVDs, dicionários, enciclopédias etc.).

Fase b: Experimentação (comparar, argumentar, testar, extrapolar, enfim, descobrir o que fazer com as informações) e reflexão colaborativa (debate em grupo utilizando a comunicação mediada por computador, com ênfase ao uso do fórum).

Fase c: Autoria: Materialização de expressão direta (autoria, em diversas mídias, a partir das informações coletadas, analisadas, contextualizadas e trabalhadas). O compartilhamento do processo de produção e a avaliação dos produtos geram novas análises, visões interdisciplinares enovas produções, impulsionando um contínuo crescimento.

OBS: Nesta disciplina como os alunos já trabalharam com esse mesmo conteúdo em um curso de extensão na modalidade EAD, será feita uma uma retomada desses conceitos trabalhados nas mídias informática, TV e Vídeo, Rádio, Impressa e Gestão Integrada de Mídias na Educação. Essa retomada buscará que os alunos possam fazer uma re-leitura do material estudado e dos trabalhos planejados e postos em prática no curso de extensão, através de debates, reflexões colaborativas e também por uma avaliação presencial individual escrita mostrando o domínio dos conceitos estudados e às mudanças provocadas em termos de qualidade na utilização das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação.
 

Critérios de Avaliação

A avaliação dos alunos participantes será feita de modo continuado e participativo, observando-se:

  • Leituras, participação ativa e colaborativa nas atividades de reflexão, a partir de interpretação própria com base nos materiais e autores estudados na disciplina.
  • Presença e interação ativa no ambiente.
  • Capacidade de confrontar constantemente o seu fazer e pensar, a partir da inclusão das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação, através do resgate dos trabalhos produzidos pelos alunos e sua trajetória de aprendizagem no curso.
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.

Bibliografia Básica

ALMEIDA, Fernando José. Contribuições teóricas sobre gestão: elementos para mapear o entendimento das práticas gestionárias e sua visão de mundo, de sociedade e de ser humano. In: Manual do curso - escola de gestores da educação básica. Brasília, 2005.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/itlr/tetxt2.htm Acesso em 10/02/2006.

--------------. Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre tecnologias e mídias. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de & MORAN, José Manuel (orgs). Integração das tecnologias na educação. Salto para o futuro. Secretaria de Educação a Distância: Brasília, Seed, 2005. p. 124-127. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto Acesso em 10/02/2006.

ALVES, Patrícia Horta. Educomunicação: a experiência do Núcleo de Comunicação e Educação/ECA-USP. Dissertação de Mestrado, São Paulo, ECA/USP, 2002.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo: Campinas, 2001. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 78)

CAMPELLO, Bernadete. Enciclopédias. In: CAMPELLO, Bernardete; CALDEIRA, Paulo T. (orgs). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 9-22.

CERT - Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Cartilha de Segurança para Internet. Disponível em: < http://cartilha.cert.br/> Acesso em 25/02/2008.

COMPARATO, DOC. Da Criação ao Roteiro. Rio de Janeiro: ROCCO, 1995.

KENSKI, Vani M. Múltiplas linguagens na escola. In: ENDIPE. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. pp. 123-140.

MASETTO, Marcos; MORAN, José; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MEC. Programa de Formação Continuada de Mídias na Educação. Disponível em: < http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index6.html> Acesso em 05/2005.Brasília: MEC/SEED, 1996.