Integração de Mídias na Educação
Súmula da disciplina e Conteúdo Programático
A disciplina está dividida em 6 módulos:
1. Introdução à Mídias na Educação
O Módulo Conceitual Introdutório proporciona uma
visão geral do Programa e fundamenta práticas
pedagógicas de utilização das mídias.
Discute conceitos, potenciais e implicações do uso das
mídias na educação. Provoca reflexões sobre
as diferentes linguagens e prepara o cursista para a compreensão
do atual contexto e do seu papel no processo de ensino e aprendizagem.
A exploração dos fundamentos teóricos a partir
dessas práticas deve contemplar vivências de uso integrado
de diferentes mídias.
- Introdução aos conceitos de Tecnologia, TICS e mídias
- Evolução da conceituação de Mídia
- Introdução as novas terminologias: multimídia, hipertexto, telemática e hipermídia
- Midia Antiga e Nova Mídia
- TICS na Educação
2. Mídia Informática
O módulo Mídia Informática trabalha sobre o
ambiente que a Informática propicia aos professores para apoiar
atividades de ensino aprendizagem. Assim o estudo neste módulo
envolve o computador, software e Internet.
- Componentes básicos do computador e seu funcionamento
- Software: Sistemas Operacionais e Aplicativos inerentes ao cenário educacional.
- Internet, suas características e serviços.
- Aspectos de segurança a serem considerados no uso da Internet como recurso educacional.
3. Mídia Impressa
Este módulo trata dos aspectos conceituais básicos para a
compreensão do papel dos impressos na educação e a
possibilidade da utilização da linguagem do texto
impresso e do hipertexto, auxiliando o professor no processo de
utilização destes materiais como meio de expressão
e de reflexão sobre sua função social. O
conteúdo será dividido em dois grandes blocos: Do
impresso à Hipermídia e Mídias Impressas na sala
de aula.
Do impresso à Hipermídia
- História da escrita (invenção da
escrita nos manuscritos até o impresso, com a
invenção da imprensa por Gutenberg).
- Leitores e práticas de Leitura
- Leitura Ouvida, Vista ou Falada
- O livro como produto cultural e sua importância em nossas vidas
- Impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linearidade à hipertextualidade.
- Criação do texto e a construção de conhecimento na Internet.
- Diferentes formas de apresentação de textos no formato digital.
Mídias Impressas na sala de aula
- Possibilidades de trabalho com impressos utilizando mídias audiovisuais e hipertextuais.
- Influência dos diversos textos escritos na aprendizagem e prática docente.
- Histórico da utilização do texto na sala de aula.
- Os diversos materiais impressos
disponíveis/acessíveis aos professores no trabalho
pedagógico em sala de aula (Livros Didáticos e
Paradidáticos, Enciclopédias, Jornais, Propaganda,
Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas (Impressas e Online),
Mapas e Projetos Integrando Mídias.
4. Mídia Rádio
Este módulo trata da utilização da mídia
rádio como estimulante recurso no processo de aprendizagem,
capaz de potencializar situações que promovam a
comunicação e a construção do conhecimento,
a partir do uso desta mídia como elemento integrado ao cotidiano
escolar e a outras mídias.
- Rádio e Educação
- Panorama do rádio no Brasil
- O uso do Rádio na escola
- Projetos com a Mídia Rádio
- Ecologia sonora
- Categorias de Rádio
5. Mídia TV e Vídeo
Este módulo versa sobre aspectos básicos da
televisão e do vídeo, seus aspectos tecnológicos,
sua linguagem televisiva e seu uso como recurso pedagógico no
contexto escolar.
- A Televisão
- A Televisão e a escola
- A TV e o vídeo na sala de aula
- Linguagem televisiva
- Aspectos tecnológicos da TV
- Fases para construção de um
vídeo: pré-produção, produção
e pós-produção
- TV digital
6. Gestão Integrada de Mídias
Este módulo apresenta uma visão geral sobre os conceitos
de gestão, propicia aos alunos fazerem um primeiro
diagnóstico das tecnologias existentes no ambiente escolar
e fundamenta práticas pedagógicas de
utilização das mídias na
prática-pedagógica das escolas.
- Retoma dos conceitos: Tecnologia, Mídias e Gestão
- Diagnóstico das tecnologias no contexto escolar
- Possibilidades de uso de tecnologias na Educação
- Tecnologias para produção, Tecnologias para publicação e Tecnologias na gestão da pesquisa
- Gestão de Tecnologias e Valores humanos
Objetivos da Disciplina
Propiciar ao aluno um embasamento teórico-prático
necessário para introduzi-lo à utilização
das tecnologias de informação e comunicação
aplicadas à educação, dando ênfase ao
trabalho em grupo, suas técnicas e ferramentas.
Metodologia de Ensino
A concepção pedagógica que sustenta o
desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista,
pressupõe a autoria como característica essencial a uma
aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as
atividades de aprendizagem serão organizadas em uma
seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao
longo da disciplina:
Fase a:
Exploração: Nesta fase o material disponível nos
diversos módulos do Programa Mídias na
Educação servem de base para exploração que
não é todavia limitada a este material, podendo ser
complementada com busca de informações em diferentes
fontes: livros, TV, internet, rádio, CD-ROMs, DVDs,
dicionários, enciclopédias etc.).
Fase b: Experimentação
(comparar, argumentar, testar, extrapolar, enfim, descobrir o que fazer
com as informações) e reflexão colaborativa
(debate em grupo utilizando a comunicação mediada por
computador, com ênfase ao uso do fórum).
Fase c: Autoria: Materialização de expressão
direta (autoria, em diversas mídias, a partir das
informações coletadas, analisadas, contextualizadas e
trabalhadas). O compartilhamento do processo de produção
e a avaliação dos produtos geram novas análises,
visões interdisciplinares enovas produções,
impulsionando um contínuo crescimento.
OBS: Nesta disciplina como os alunos já trabalharam com esse
mesmo conteúdo em um curso de extensão na modalidade EAD,
será feita uma uma retomada desses conceitos trabalhados nas
mídias informática, TV e Vídeo, Rádio,
Impressa e Gestão Integrada de Mídias na
Educação. Essa retomada buscará que os alunos
possam fazer uma re-leitura do material estudado e dos trabalhos
planejados e postos em prática no curso de extensão,
através de debates, reflexões colaborativas e
também por uma avaliação presencial individual
escrita mostrando o domínio dos conceitos estudados e às
mudanças provocadas em termos de qualidade na
utilização das tecnologias de informação e
comunicação aplicadas à educação.
Critérios de Avaliação
A avaliação dos alunos participantes será feita de modo continuado e participativo, observando-se:
- Leituras, participação ativa e
colaborativa nas atividades de reflexão, a partir de
interpretação própria com base nos materiais e
autores estudados na disciplina.
- Presença e interação ativa no ambiente.
- Capacidade de confrontar constantemente o seu fazer e
pensar, a partir da inclusão das tecnologias de
informação e comunicação aplicadas à
educação, através do resgate dos trabalhos
produzidos pelos alunos e sua trajetória de aprendizagem no
curso.
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.
Bibliografia Básica
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teóricas sobre gestão: elementos para mapear o
entendimento das práticas gestionárias e sua visão
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ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias
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Disponível em
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/itlr/tetxt2.htm Acesso
em 10/02/2006.
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ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de & MORAN, José Manuel (orgs).
Integração das tecnologias na educação.
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Distância: Brasília, Seed, 2005. p. 124-127.
Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto Acesso em
10/02/2006.
ALVES, Patrícia Horta. Educomunicação: a
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Educação/ECA-USP. Dissertação de Mestrado,
São Paulo, ECA/USP, 2002.
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação.
São Paulo: Campinas, 2001. (Coleção
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informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.
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Segurança no Brasil. Cartilha de Segurança para Internet.
Disponível em: < http://cartilha.cert.br/> Acesso em
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COMPARATO, DOC. Da Criação ao Roteiro. Rio de Janeiro: ROCCO, 1995.
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Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de
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MASETTO, Marcos; MORAN, José; BEHRENS, Marilda. Novas
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MEC. Programa de Formação Continuada de Mídias na
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