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Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídias na Educação : Ciclo Avançado 2ª edição


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Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação



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Prática pedagógica em ambiente apoiado pela TIC

Súmula da disciplina e Conteúdo Programático

Estudo e análise da aplicação do computador à prática pedagógica. Desenvolvimento do potencial de comunicação e de interatividade das tecnologias de informação e comunicação. Análise da interatividade para o cotidiano pessoal e para a prática pedagógica Planejamento de ensino em comunidades virtuais. Aprendizagem em comunidades virtuais. Organização, participação, colaboração e cooperação. •


Conteúdo Programático
  •  Processo ensino-aprendizagem: caracterização, tendências pedagógicas
  •  Elementos e Etapas do Processo de Ensino-aprendizagem: planejamento objetivos, conteúdos, métodos, recursos didáticos e avaliação e relação professor-aluno.
  •  Uso pedagógico das ferramentas de interatividade: correio, fórum, chat, videoconferência;
  •  Comunidades Virtuais e Novas Maneiras de Aprender e Ensinar: conceito de comunidade virtual, processos de aprendizagem de grupos (fatores cognitivos, emocionais e comportamentais
  •  trabalho coletivo e cooperativo em comunidade virtual : redes de relacionamento e de comunicação pela internet para organizar a elaboração colaborativa de materiais educacionais;

Objetivos da Disciplina
  •  Analisar a inserção do computador na pratica pedagógica;
  •  Comprender o potencial das tecnologias de interatividade para o trabalho colaborativo, cooperativo;
  •  Estudar novas formas de aprender e de ensinar através de comunidades de aprendizagem

Metodologia de Ensino

A concepção pedagógica que sustenta o desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista, pressupõe a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as atividades de aprendizagem serão organizadas em uma seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao longo da disciplina:

Fase a:  Exploração: Nesta fase o material disponível nos diversos módulos do Programa Mídias na Educação servem de base para esta fase de exploração que não é todavia limitada a este material, podendo ser complementada com busca de informações em diferentes fontes: livros, TV, internet, rádio, CD-ROMs, DVDs, dicionários, enciclopédias etc.).

Fase b: Experimentação (comparar, argumentar, testar, extrapolar, enfim, descobrir o que
fazer com as informações) e reflexão colaborativa (debate em grupo utilizando a comunicação mediada por computador, com ênfase ao uso do fórum).

Fase c: Autoria: Materialização de expressão direta (autoria, em diversas mídias, a partir das informações coletadas, analisadas, contextualizadas e trabalhadas). O compartilhamento do processo de produção e a avaliação dos produtos geram novas análises, visões interdisciplinares enovas produções, impulsionando um contínuo crescimento


Critérios de Avaliação
A avaliação dos alunos participantes será feita, observando-se:
  •  Participação ativa nas discussões dos casos propostos durante o curso
  •  Estratégias para resolução dos problemas propostos nas atividades de laboratório
  • Resultados do trabalho construído ao longo da disciplina, apresentado e defendido durante a fase de avaliação presencial na semana final das atividades.
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.

 Bibliografia Básica

HEIDE, A.; STILBORNE, L. Guia do Professor para a Internet: Completo e Fácil. ARTMED, 2000.
JONASSEN, D. et alli. Learning with Technology. A constructivist perspective. New Jersey: Prentice Hall, 1999.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 208p.
MAGDALENA, B. C. COSTA TEMPEL, I. E. Internet em Sala de Aula: Com a palavra, os professores. ArtMed, 2003.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Temas Básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
PALLOFF, R.; PRATT, K. Construindo comunidade de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Artmed, 2002