Produção de textos didáticos
Súmula da disciplina e Conteúdo Programático
Concepção de materiais educacionais escritos:
(a) planejamento de textos didáticos;
(b) estudo das variáveis e opções teórico-práticas envolvidas no processo de autoria;
(c) discussão de valores norteadores do processo educativo que
se pretende desenvolver através de textos didáticos.
Em suma: concepção, elaboração e
produção de textos didáticos escritos, da
mídia impressa à digital, discutindo suas possibilidades
e funções.
Linguagem da mídia impressa e visual
Acesso e domínio das linguagens de informação e
comunicação a educadores e educandos de escolas
públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos
processos de ensino e aprendizagem e construção da
cidadania. Busca-se a incorporação,
diversificação e integração de linguagens,
suportes e meios de comunicação, a leitura
crítica, a mediação pedagógica, o
estímulo à autoria em diferentes mídias, novas
competências, novos olhares e novos saberes sobre as
mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e
criatividade no ensinar e no aprender. Aborda a
programação visual de páginas impressas e de
documentos digitais veiculados com características de
hipermídia, envolvendo a escrita, a imagem, o som e a
interatividade.
Ferramentas de autoria para produção de hipertexto
Estudo e análise da evolução das várias
mídias nas sociedades civilizadas ocidentais, estabelecendo
relações de convivência entre as Culturas Escrita e
Digital no Século XXI. Aplicação das
especificidades da hipermídia em atividades pedagógicas.
Estudo de algumas ferramentas de autoria que possibilitem que o
professor seja autor dos seus próprios materiais
didáticos.
Objetivos da Disciplina
A disciplina visa capacitar os participantes a:
- • Conceituar textos didáticos.
- Caracterizar questões de gênero textual didático como gênero mediacional.
- Identificar dimensões da aprendizagem, da
compreensão de textos e da mediação
pedagógica neles construída e com eles realizada.
- Caracterizar a autoria de textos escritos como processo de construção recursivo.
- Analisar questões de tipos e gêneros
textuais como base para a noção de texto didático
como gênero discursivo e ou suporte de gêneros textuais.
- Refletir sobre questões de compreensão leitora e como facilitá-la ao elaborar textos didáticos.
- Examinar alguns procedimentos e referências
pedagógicas e didáticas que contribuem para favorecer a
aprendizagem mediada pelos textos didáticos.
- Discutir noções básicas sobre
planejamento visual, enfatizando a importância da
criação através da tipografia, como o tamanho,
peso, estrutura e cor do tipo.
- Apresentar as principais ferramentas de criação de impressos com a tecnologia digital.
- Estudar algumas ferramentas de autoria que
possibilitem que o professor seja autor dos seus próprios
materiais didáticos.
Metodologia de Ensino
A concepção pedagógica que sustenta o
desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista,
pressupõe a autoria como característica essencial a uma
aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as
atividades de aprendizagem serão organizadas em uma
seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao
longo da disciplina:
- Fase a: sensibilização sobre o tema
usando técnicas de brainstorming, via fórum de
discussão. O assunto é discutido e as idéias
iniciais são apresentadas.
- Fase b: fase de assimilação em que os
participantes têm à sua disposição diversas
fontes para a aquisição de conhecimentos
necessários para trabalhar o tema proposto. Esse material
é basicamente um conjunto de páginas HTML com
multimídia (demonstrações, vídeos com
preleções) além de textos impressos indicados como
referência. Nesta fase, os participantes podem estabelecer
interações com colegas e professores por fóruns de
discussão, e-mail, lista de discussão, grupos de
discussão ou grupos de interesses.
- Fase c: é a fase de equilíbrio. Na fase
de consolidação, os participantes apresentam os
resultados criados a partir do trabalho de aprendizagem individual e
coletivo desenvolvido e discutem-nos com os professores e colegas.
Critérios de Avaliação
A avaliação dos alunos participantes será feita, observando-se:
- Participação ativa nas discussões dos casos propostos durante o curso.
- Estratégias para resolução dos problemas propostos nas atividades de autoria.
- Resultados do trabalho construído ao longo da
disciplina, apresentado e defendido durante a fase de
avaliação presencial na semana final das atividades.
Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.
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