logoMec

cabeçalho

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu:

Mídias na Educação : Ciclo Avançado 2ª edição


logo UFRGS

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação



bullet Informações sobre o curso
bullet Organização Curricular
bullet Processo Seletivo
bullet Candidatos Selecionados
bullet Inscrição
bullet Pólos
bullet Equipe
bullet Contatos
bullet Cronograma
bullet Atividades Presenciais
bullet Outras Informações
bullet Monografia
bullet Orientadores
 

Produção de textos didáticos

Súmula da disciplina e Conteúdo Programático


Concepção de materiais educacionais escritos:
(a) planejamento de textos didáticos;
(b) estudo das variáveis e opções teórico-práticas envolvidas no processo de autoria;
(c) discussão de valores norteadores do processo educativo que se pretende desenvolver através de textos didáticos.
Em suma: concepção, elaboração e produção de textos didáticos escritos, da mídia impressa à digital, discutindo suas possibilidades e funções.

Linguagem da mídia impressa e visual
Acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e construção da cidadania. Busca-se a incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, a leitura crítica, a mediação pedagógica, o estímulo à autoria em diferentes mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender. Aborda a programação visual de páginas impressas e de documentos digitais veiculados com características de hipermídia, envolvendo a escrita, a imagem, o som e a interatividade.

Ferramentas de autoria para produção de hipertexto
Estudo e análise da evolução das várias mídias nas sociedades civilizadas ocidentais, estabelecendo relações de convivência entre as Culturas Escrita e Digital no Século XXI. Aplicação das especificidades da hipermídia em atividades pedagógicas. Estudo de algumas ferramentas de autoria que possibilitem que o professor seja autor dos seus próprios materiais didáticos.


Objetivos da Disciplina

A disciplina visa capacitar os participantes a:
  • •    Conceituar textos didáticos.
  • Caracterizar questões de gênero textual didático como gênero mediacional.
  • Identificar dimensões da aprendizagem, da compreensão de textos e da mediação pedagógica neles construída e com eles realizada.
  • Caracterizar a autoria de textos escritos como processo de construção recursivo.
  • Analisar questões de tipos e gêneros textuais como base para a noção de texto didático como gênero discursivo e ou suporte de gêneros textuais.
  • Refletir sobre questões de compreensão leitora e como facilitá-la ao elaborar textos didáticos.
  • Examinar alguns procedimentos e referências pedagógicas e didáticas que contribuem para favorecer a aprendizagem mediada pelos textos didáticos.
  • Discutir noções básicas sobre planejamento visual, enfatizando a importância da criação através da tipografia, como o tamanho, peso, estrutura e cor do tipo.
  • Apresentar as principais ferramentas de criação de impressos com a tecnologia digital.
  • Estudar algumas ferramentas de autoria que possibilitem que o professor seja autor dos seus próprios materiais didáticos.

  
Metodologia de Ensino

A concepção pedagógica que sustenta o desenvolvimento deste curso, de caráter interacionista, pressupõe a autoria como característica essencial a uma aprendizagem autônoma e significativa. Neste sentido as atividades de aprendizagem serão organizadas em uma seqüência de fases que podem repetir-se uma ou mais vezes ao longo da disciplina:

  • Fase a: sensibilização sobre o tema usando técnicas de brainstorming, via fórum de discussão. O assunto é discutido e as idéias iniciais são apresentadas.
  • Fase b: fase de assimilação em que os participantes têm à sua disposição diversas fontes para a aquisição de conhecimentos necessários para trabalhar o tema proposto. Esse material é basicamente um conjunto de páginas HTML com multimídia (demonstrações, vídeos com preleções) além de textos impressos indicados como referência. Nesta fase, os participantes podem estabelecer interações com colegas e professores por fóruns de discussão, e-mail, lista de discussão, grupos de discussão ou grupos de interesses.
  • Fase c: é a fase de equilíbrio. Na fase de consolidação, os participantes apresentam os resultados criados a partir do trabalho de aprendizagem individual e coletivo desenvolvido e discutem-nos com os professores e colegas.

 

Critérios de Avaliação

A avaliação dos alunos participantes será feita, observando-se:
  • Participação ativa nas discussões dos casos propostos durante o curso.
  • Estratégias para resolução dos problemas propostos nas atividades de autoria.
  • Resultados do trabalho construído ao longo da disciplina, apresentado e defendido durante a fase de avaliação presencial na semana final das atividades.

Obs.: Os critérios de avaliação serão os regimentais da UFRGS.

Bibliografia Básica

  • BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • BATISTA, 2003, p.19-20, citado por Bunzen, C. e Rojo, R. (2005) Livro didático de Língua Portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In MARCUSCHI, E.& VAL, M. G. Costa (Orgs.) O livro didático de Língua Portuguesa – Letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica.
  • BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O texto escolar: uma história. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2004 .
  • BRUER, John T. Escuelas para pensar. Una ciencia del aprendizaje en el aula. Barcelona: Ediciones Paidós,1995
  • BUNZEN, C. e ROJO, R. (2005) Livro didático de Língua Portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: MARCUSCHI, E.& VAL, M. G. Costa (Orgs.) O livro didático de Língua Portuguesa – Letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica.  [1]
  • CARNEIRO, M. L. F. Videoconferência: ambiente para educação à distância. Disponível na Internet: <http://penta.ufrgs.br/pgie/workshop/mara.htm>. Acesso em 20 mar 2006.
  • CORRÊA, Hércules Toledo e RIBEIRO, Geórgia Roberta de Oliveira. Relações entre o letramento literário e a formação do escritor em A menina do sobrado, de Cyro dos Anjos. In Aparecida Paiva e outros. Democratizando a leitura: pesquisas e práticas. Belo Horizonte: CEALE/ Autêntica, 2004, p.121-134.
  • CRUZ, D. M. O professor midiático: a formação docente para a educação a
  • distância no ambiente virtual da videoconferência. Tese (doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001. 197p. 
  • FLORIDO, I.H & SOARES, S.S.K.P. Mediando a comunicação em tutoria. Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante, Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores; Ministério da Educação. Curitiba: Ed da UFPR, 2005.
  • FREIRE, Paulo. Comunicação ou extensão? Trad. De Rosisca Darcy de Oliveira. 4ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
  • GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
  • GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
  • GARRISON, D. R. & SHALE, D. (Eds.). Education at a Distance: Form Issues to Practice. Malabar,Fla: Malabar,Fla.,R. E. Krieger, 1993.
  • GUTIERREZ, Francisco, PRIETO, Daniel. A mediação pedagógica: educação à distância alternativa. Campinas, SP: Papirus, 1994.
  • LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva : por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1993
  • LÉVY, Pierre. Tecnologias intelectuais e modos de conhecer: nós somos o texto. 16 maio, 1998. Disponível em <http://www.portoweb.com.br/PierreLevy/nossomos.html>
  • LLEDÓ, Emilio. El silencio de la escritura. Madri: Espasa, 1999.
  • MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais e ensino de língua. Recife: Depto. de Letras do Centro de Comunicação e Artes da UFPE, 2002.
  • MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na Educação. Revista Ciência da Informação, v.26, n.2, mai-ago 1997
  • MOURA FILHO, C. O.; OLIVEIRA, M. Videoconferência em Educação a Distância. Mini-curso (em 25 de maio de 1999) no XVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. Salvador: Gráfica da Escola Técnica Federal do Ceará, 1999. 108p.
  • ORLANDI, Eni.P. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2001.
  • PFROMM, S. e outros. O livro na educação. Rio de Janeiro: Primor/ Instituto Nacional do Livro, 1974.[2]
  • PIMENTEL, M.G., FUKS, H., LUCENA, C.J.P. Avaliação, da Participação dos Aprendizes em Debates Síncronos. XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, 2003, 12 a 14 de Novembro de 2003, NCE-UFRJ, Rio de Janeiro.
  • SARTORI, Ademilde Silveira e ROESLER, Jucimara. Narrativa e dialogicidade nas comunidades virtuais de aprendizagem. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, abril, 2005. Acesse o texto pelo link:  <www.compos.com.br/e-compos>
  • SCARDAMALIA, M. e BEREITER, C. Dos modelos explicativos de los procesos de composición escrita. En Tolchinsky, Liliana y Ana Teberosky (Comps.) Más allá de la alfabetización Infancia y Aprendizaje-Número extraordinário, 1992.
  • SCARDAMALIA, M. e BEREITER, C. The psychology of written composition. Hillsdale, NJ: Erlbaum. 1987.
  • SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: A. Evangelista et al. (Org.) A escolarização da leitura literária – o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1999, pp.17-48.
  • SOUSA, Rosineide Magalhães de. Gênero textual “mediacional”: um texto narrativo e envolvente na perspectiva de um contexto específico. (Dissertação de mestrado). Brasília: Universidade de Brasília/ Instituto de Letras, 2001.
  • VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.