Workshop Ambientes Imersivos para Educação

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2012

Ambientes Imersivos para Educação

Com o advento da educação imersiva, a Informática Educativa ganha novas perspectivas sobre ferramentas e estratégias a serem aplicadas no contexto de ensino e aprendizagem. Ambientes imersivos vêm sendo explorados em diversos contextos, perpassando o campo do entretenimento para se consolidar em áreas como a Educação. Recursos como os metaversos OpenSim, Second Life dentre outros, proporcionam uma imersão cada vez mais realística, em função da qualidade de seus elementos gráficos, capacidade de renderização e também, no caso dos games, por periféricos que permitem réplicas fidedignas dos movimentos do usuário no mundo virtual. Tendo em vista a popularização deste tipo de recurso, com os quais o aluno interage em seus momentos extracurriculares, emerge a necessidade de sua investigação no âmbito da Informática Educativa, com vistas a conhecê-los melhor bem como suas funcionalidades para projetar e desenvolver estratégias pedagógicas para seu uso.

A temática desta edição do CBIE é "Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável". Ambientes imersivos oferecem novas e interessantes oportunidades para promover educação voltada para o desenvolvimento sustentável uma vez que permitem criar representações virtuais do meio ambiente e seus ecossistemas nos quais o estudante pode ingressar e interagir observando resultados e consequências de alterações.

Um exemplo significativo deste tipo de ambiente imersivo é o EcoMUVE, um sistema multiusiário para a aprendizagem colaborativa desenvolvido pela Harvard Graduate School of Education.

Harvard é uma das instituições integrantes do movimento Immersive Education Initiative, um esforço internacional de colaboração de universidades, institutos de pesquisa, consórcios e empresas que estão trabalhando juntas para definir e desenvolver padrões abertos, melhores práticas, plataformas e comunidades de apoio para sistemas educacionais usando realidade virtual e jogos.

O Workshop Ambientes Imersivos na Educação (WAIEd) será realizado no Rio de Janeiro, em 26 de novembro de 2012, como evento satélite do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) . O CBIE é organizado anualmente pela Comissão Especial Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) .

O Workshop Ambientes Imersivos na Educação (WAIEd) tem como meta catalizar o desenvolvimento de recursos humanos para a construção e uso educacional de ambientes imersivos educacionais através do compartilhamento de experiências desenvolvidas pela comunidade, com a implantação de tais ambientes em diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, o workshop oferece oportunidade para a apresentação de experiências de projeto e implantação de ambientes imersivos para fins educacionais, realização de uma oficina para prática com algumas ferramentas e posteriormente será criada uma comunidade virtual de prática para continuar, após o CBIE, o processo de colaboração entre desenvolvedores e interessados em ambientes imersivos para fins educacionais