|| Início ||   << Voltar <<
>> Avançar >>

Aula 4 - Interatividade no Desenvolvimento de Material Educacional

Formatação e Funcionalidade de Campos de Texto
No Flash MX, qualquer texto deverá ser colocado em caixas de texto independentes, que podem ser movidas para qualquer lugar da área de trabalho. Para isso, você deve selecionar a Ferramenta Texto e clicar em qualquer lugar da área de trabalho. Uma caixa de texto é criada automaticamente.

A figura representando a Caixa de Texto é delimitada por uma borda com um círculo no canto superior direito. O círculo na parte superior da caixa representa que ela é estática , ou seja, não poderá ser acessada dinamicamente. Além disso, ela não tem delimitador de tamanho automático, ou seja, à medida que você digitar o texto, o tamanho horizontal da caixa de texto será alterado.

Agora, selecione novamente a Ferramenta Texto e crie um quadro delimitador na área de trabalho. No lugar do pequeno círculo, a caixa de texto agora possui um quadrado, o que indica que ela possui tamanho horizontal delimitado, ou seja, à medida que você for digitando, a caixa de texto ganhará novas linhas.

No painel Propriedades da Ferramenta Texto, temos uma série de elementos. Um texto pode ser:

•  Funcionalidade
- Estático : texto parado, apenas com caráter informativo, é mais um elemento do palco, como outros elementos gráficos;
- Dinâmico : texto que é chamado dinamicamente, pela linguagem ActionScript;
- Entrada : caixa para preenchimento de texto, como no caso dos formulários.

•  Fonte
- Tipo : características da fonte, ex. Verdana, Times New Roman, Arial.
- Tamanho : utiliza-se normalmente tamanho 2 (como nesse texto) e tamanho 3 para títulos;
- Estilo : negrito, itálico. O sublinhado deve ser feito manualmente (Ferramenta Linha);
- Espaçamento : espaço entre um caracter e outro e/ou entre uma palavra e outra;

•  Bloco de texto
- Alinhamento : à esquerda, centralizado, à direita e justificado.
- Direção : horizontal e duas opções de vertical, com ou sem rotacionamento;
- Kern automático : espaçamento automático entre caracteres;
- Endentamento : deslocamento horizontal do texto (ex. parágrafo).

•  Links
Você pode transformar um texto em link, preenchendo a caixa de hyperlink. Além disso, a ação getURL(); também é usada como link e necessita que sejam inseridos até 3 parâmetros: URL , Janelas e Variáveis . Para utilizar o getURL, devemos selecionar a guia Ações de um botão que tenha sido escolhido na biblioteca de botões e arrastado para o palco. Clique em Adicionar novo item ao Script , selecione Ações, Navegador/Internet e escolha getURL. Defina os parâmetros, lembrando que em janelas, _self abre na própria janela; _blank em uma janela em branco; _parent na janela superior; e _top em outro frame do navegador.

Para perceber os efeitos de cada opção, teste-as e observe o que aconteceu. Observe que existem algumas opções que só estarão ativas caso você tenha selecionado o tipo de texto como sendo dinâmico ou de entrada. Visualize a demonstração ' Trabalhando com Textos ', disponível em http://penta3.ufrgs.br/cursoflash/Demo/Tutorial_Textos.swf.

ATENÇÃO: Nome de usuário e senha para acesso às demonstrações serão disponibilizados no TelEduc!
 :: 2005 :: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) ::